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O que vender na internet? Descubra você mesmo

25 de maio de 2015, 11:52

Faça um teste rápido e descubra qual seria a resposta no seu caso. É a técnica PHD, com os ingredientes paixão, habilidade e dinheiro.

Por Márcio Eugênio

Recebo constantemente perguntas relacionadas a “o que vender na internet”, por e-mail, nos comentários do meu blog e do YouTube.

Consigo dividir as perguntas, basicamente, da seguinte forma:

Quem quer só ganhar dinheiro:

  • O posso vender na internet para ganhar muito dinheiro?
  • Que tipo de produto posso vender na internet para ter lucro?

Quem está completamente perdido:

  • Não sei o que vender na internet, me ajuda?
  • Onde consigo bons fornecedores?

Pode parecer um pouco de prepotência, mas depois de tentar ajudar muita gente com esses questionamentos, tenho certeza que se eles não mudarem a sua forma de pensar, definitivamente, não venderão nada na internet.

Quem não quer vender realmente

Um perfil que é mais raro, mas que também existe, são as pessoas que têm uma loja virtual ou estão cadastrados em algum marketplace (como Mercado Livre, Elo7) e que não gostam de vender.

Sim, é isso mesmo! Normalmente são mulheres (sem preconceito, juro) que querem ter um negócio para vender na internet, mas na realidade gostam mesmo é de comprar ou de criar e fabricar (artesanato).

E é muito simples de identificar, faço isso com esta pergunta: “Quantos produtos você tem?”. Se responder: “Cadastrados ou em estoque?”. BINGO! Vender pela internet dá trabalho quando temos todos os produtos online, agora imagine fazer isso sem os produtos online? 🙂

Se você faz parte de um desses três grupos, recomendo você utilizar a técnica PHD para escolher exatamente o que você pode vender pela internet:

Paixão (P), Habilidade (H), Dinheiro (D)

Aprendi há algum tempo com o Erico Rocha a técnica do PHD para começar ou alinhar o seu negócio para vender na internet.

Já escutei várias vezes de muitas pessoas sobre técnica: “Pow, Márcio. Por que você não me falou isso antes?”.

Independente do ponto em que você esteja, é necessário utilizar o PHD para melhorar os seus resultados, pois menos é mais vender na internet no início, menos é mais. Até fiz um vídeo e um artigo falando sobre isso.

Lembre-se você precisa colocar mais energia onde tem mais potencial de ter mais resultados em um menor espaço de tempo.

Paixão (P)

Aqui você vai pensar em alguma coisa que você goste. Sobre qual assunto você pode falar o dia todo e não se cansar? O que você gostaria de aprender? É um hobby? É sobre cerveja? Um esporte? Um estilo de dança? Um estilo de música?

Faça uma lista. Agora não é a hora de economizar papel ou células do Excel.

Habilidade (H)

Agora ao lado da sua lista, coloque uma nota de 1 a 4, levando em consideração que 1 é baixa habilidade e 4 é alta habilidade.

É importante ter um parâmetro que seja realista. Sem falar que, para vender produtos relacionados a futebol, você não precisa ser o Cristiano Ronaldo, mas precisa saber como o mundo do futebol funciona e, principalmente, ter prazer em aprender mais sobre o assunto.

Dinheiro (D)

Agora ao lado da sua lista de itens, aqueles pelos quais você é apaixonado, coloque uma nota de 1 a 4 levando em consideração que 1 é baixo volume de dinheiro e 4 é alto volume de dinheiro.

Só lembre que em um mercado amplo, quanto mais dinheiro maior será a concorrência. Por isso é importante escolher um nicho no mercado, pois quanto mais nichado for o mercado, menor será a concorrência. E como estamos falando de internet, mesmo um nicho muito especifico pode representar milhares, se não milhões de pessoas.

Agora some os valores e ordene a lista por ordem decrescente e comece do maior para o menor estudando a concorrência e onde você tem mais chances de se diferenciar e de fazer um trabalho que ajude muitas pessoas.

Claro que esse é só primeiro passo para vender pela internet. Se você quiser continuar se aprofundando, é só acessar guia onde falo tudo (antes, durante e depois) que você precisa saber para fazer vendas pela internet. [Webinsider]

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Sobre o Autor:

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [consultoria] [E-commerce] [Vendas]

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