Para o empreendedor ainda sem estratégia digital

07 de dezembro de 2015

Muitas empresas ainda não veem o marketing digital como aliado, por não compreendê-lo exatamente.

napoleao_e_esfingeA ideia de ter um empreendimento prosperando em plena época de crise pode inicialmente parecer fantasiosa, mas uma rápida pesquisa irá encontrar cases de empresas e setores que crescem mesmo diante do atual cenário de incertezas e desafios.

Napoleão e a Esfinge, desenho do século XVIII.

O que as diferencia é que enquanto muitos estão cortando “gastos”, elas mantém e, em alguns casos, até aumentam os investimentos, em áreas como marketing, novos canais de vendas e formas de se relacionar com os clientes. É claro que enxugar o orçamento também é um caminho, mas é preciso saber reduzir os custos sem prejudicar a empresa.

Pensando na forma como esses empreendimentos estão conduzindo seus esforços para conquistar novos clientes e alcançar suas metas, confira algumas estratégias digitais que ajudarão seu empreendimento também:

Pesquisa de mercado online

Há toneladas de informações gratuitas na internet para conhecer melhor o seu segmento, concorrentes, público-alvo, novidades e muito mais. Por exemplo, a ferramenta Google Trends ajuda a acompanhar as tendências e até mesmo a compreender os desejos dos consumidores.

Publicidade online

Os custos deste tipo de mídia são inferiores ao da tradicional, sem dizer que é possível veicular campanhas segmentadas e, com isso, o resultado será mais eficiente.

E-mail marketing

De acordo com os indicadores da pesquisa TIC Domicílios 2014 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), 92% dos internautas pertencentes à classe A acessam e-mail, 78% da classe B e 55% da classe C também o utilizam. Planeje ações para criar sua lista de e-mails (as mídias sociais são um caminho para isso) e estreite relacionamento com o seu público.

Marketing de conteúdo

Você já teve a sensação de que seu empreendimento possui uma excelente oferta para o mercado, mas o público tem dificuldade de entendê-la? Com essa estratégia será possível você esclarecer aos consumidores, fortalecer a marca, gerar entusiastas e, assim, se tornar autoridade na sua área de atuação. Produza postagens explicativas nas mídias sociais, mantenha em dia um blog com conteúdo útil para seu consumidor, produza e-books e infográficos e mantenha seus clientes informados pelo e-mail marketing. Isso ajudará a construir uma nova forma de se relacionar com eles.

Outra grande vantagem da mídia digital é a capacidade de medir tudo, otimizando os investimentos. É possível verificar qual anúncio gerou mais conversões ou vendas, qual conteúdo engajou mais e quais canais online estão oportunizando os resultados mais eficientes.

Se você ainda não enxerga o marketing digital como um forte aliado para o seu negócio, faça uma pesquisa sobre o seu concorrente nas mídias online. Provavelmente, ele já está marcando presença e fechando bons negócios. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *