UI e UX: design e experiência do usuário trabalham juntos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Este gráfico, desenvolvido por Dan Saffer, mostra diferenças e semelhanças ao “quebrar” elementos que na verdade são integrados.

UX1

.

Até alguns bons anos atrás, não se falava muito em UI e UX, pelo menos não aqui no Brasil. A discussão sobre User Interface e User Experience, respectivamente, vem ganhando espaço pela importância dos dois termos, que estão relacionados e devem andar juntos.

Afinal, qual a diferença entre UI e UX design e por que são tão essenciais na criação de softwares?

User Interface

Como você já deve ter imaginado, o UI Design nada mais é do que a interação entre usuário e software ou aplicativo em questão. Indo um pouco além, User Interface é a maneira como o usuário irá controlar e navegar pelo dispositivo, o que abrange desde o layout até a usabilidade e disposição de botões, menus e outras ferramentas.

O profissional responsável pelo projeto de UI Design deve antecipar quais serão as necessidades do usuário, tornando a plataforma mais acessível e de fácil interação o possível, para, assim, criar uma experiência de navegabilidade amigável para o usuário.

User Experience

De forma bem prática e simplista, a User Experience é a maneira como o usuário se sente ao navegar pela plataforma, estando realmente ligado a sentimentos e emoções. É exatamente aí que UI e UX se cruzam.

Enquanto a UI visa tornar a acessabilidade fácil e agradável, a UX visa fazer com que o usuário se sinta bem e feliz ao navegar pela plataforma, criando, de fato, uma experiência de uso boa e diferente.

UI vs UX ou UI + UX?

Ainda existem muitas pessoas que separam ambos os termos como duas coisas independentes, porém, UI e UX estão amplamente conectadas e devem, sim, andar juntas. Isso porque a User Interface dispõe das ferramentas para ajudar a criar uma ótima User Experience.

É como se a UI fosse os ingredientes para preparar um bolo, e a UX a sensação que você tem ao provar o bolo fofinho e macio, recém saído do forno. Mas, é claro, apenas um site acessível e agradável não garante uma boa experiência ao usuário, porém, já é parte do caminho.

Por isso, podemos dizer que a UI funciona como uma ponte que torna possível que o usuário tenha uma boa experiência ao interagir com o dispositivo, seja software, app ou qualquer outro dispositivo. De forma sucinta, UX depende de UI, e UI deve ser trabalhada pensando em UX, portanto, para todo bom projeto, ambas devem andar juntas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Rodrigo Rodrigues é CEO da Acesso Shop.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *