É possível montar uma loja gastando muito pouco?

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washingtonHoje vou responder a pergunta que não quer calar – como montar uma loja virtual barata. Ou gastando muito pouco.

Primeiro é preciso estabelecer esse “barato”, pois na maioria das vezes o que é barato para uns acaba sendo caro para outros.

Então, aqui no texto vamos considerar que “barato” vai ser o custo mínimo por um serviço bem feito.

A maioria dos serviços baratos que você encontra por aí lembram o mecânico quebra-galho, onde você leva o carro porque é mais barato, mas sabe que vai precisar voltar lá em breve – o que não aconteceria se você levasse no serviço mecânico que considera “caro”.

O que é melhor: um serviço de baixo custo, mas que você precisa pagar toda semana, ou um serviço de custo um pouco mais elevado pelo qual você paga uma vez e resolve o problema?

A resposta parece óbvia, mas muitas pessoas ainda se deixam levar pelo barato, como acontece em promoções de supermercado, onde muitas pessoas preferem comprar o produto pior que custa R$ 5,90 porque está mais barato do que o que custa R$ 6.

As pessoas costumam ignorar os R$ 0,90 centavos e considerar que um produto custa R$ 5 e o outro custa R$ 6, quando na verdade a diferença entre um e outro é de apenas R$ 0,10 centavos. Ou seja, essa diferença só vai afetar o seu bolso se você comprar uma quantidade muito grande do produto.

Gastando muito pouco é diferente de grátis

Agora que já definimos o que realmente é barato, vamos falar de outro truque que costuma atrair marinheiros de primeira viagem: não se deixe levar pelo grátis.

Ninguém trabalha de graça, isso você pode ter certeza. Então se alguém está te oferecendo algo gratuito, observe todas as condições: se o serviço gratuito tem limitações ou se a versão gratuita tem um tempo limitado de uso. Leia o que está escrito nas letras miúdas; às vezes o grátis acaba saindo mais caro do que você imagina, então fique de olhos bem abertos para não ser enganado.

Plataformas gratuitas são as que mais atraem os novos e-lojistas, mas lembre-se que uma plataforma sem suporte não é de grande ajuda, a menos que você mesmo possa ser o programador e resolver todos os possíveis bugs da loja.

Se você tiver que contratar alguém para trabalhar como suporte, essa plataforma já não é tão gratuita assim. Talvez seja mais vantajoso alugar uma plataforma que já tenha o atendimento incluído no preço do aluguel mensal.

Uma ferramenta gratuita que funciona bem para plataformas de e-commerce são os chats para atendimento da loja virtual. Claro que a ideia é que a loja cresça e com uma procura maior acabe migrando para os planos pagos, mas de início você pode se virar muito bem com versões gratuitas.

No vídeo abaixo eu falo sobre três ferramentas que você pode integrar na sua loja virtual, confira:

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Onde é possível economizar

Para ter uma loja virtual barata, você pode economizar em alguns custos, sempre cuidando para o barato não sair caro. Os produtos precisam sempre ser embalados com segurança, mas você pode ir atrás do custo mais baixo da embalagem, claro, sem perder na qualidade.

Você também pode baratear bastante os custos de aluguel, usando sua sala ou sua garagem como escritório da loja virtual. Se for necessário alugar um espaço, não precisa ser um ponto comercial na parte mais movimentada da cidade, afinal você não vai receber clientes neste endereço.

Se você precisar da ajuda de funcionários, já no início da empresa, para atender clientes, embalar e enviar produtos, veja a disponibilidade da sua empresa em contratar um estagiário ou um menor aprendiz. É uma mão de obra mais barata, que não vai perder em qualidade. A menos que você precise de mão de obra muito específica como designer ou programador.

As fotos dos produtos podem ser feitas por você mesmo desde que fiquem com qualidade e mostrem todos os atributos do produto, assim você já economiza com fotógrafo também. Se o seu smartphone tiver uma câmera boa, você nem precisa investir em uma câmera profissional. Seja sincero com você mesmo, um foto toda pixelada e desfocada não deve ir para a sua loja virtual. Você pode economizar na hora das fotos, mas isso não significa ter fotografias ruins.

No início você pode estudar as técnicas de SEO e aplicar você mesmo na sua loja, profissionais desse ramo costumam custar caro. E se você não souber nada sobre o assunto, não vai conseguir nem avaliar se o profissional que contratou está fazendo um trabalho bem feito. Deixo aqui embaixo uma playlist de vídeos sobre SEO, são técnicas para busca orgânica.

Mas isso não quer dizer que você possa ficar sem anunciar sua loja, pois lojas virtuais precisam ser encontradas e para isso você precisa se valer de todos os métodos, busca orgânica, busca paga, publipost, faceads etc.

Depois que você descobrir qual desses traz mais resultados, concentre uma verba maior neste canal. Vá testando, mas lembre-se: não faça um anúncio só para testar se essa mídia funciona. Faça um anúncio com objetivo e o quanto você alcançar desse objetivo é que vai te dizer se essa mídia funciona ou não. Porque quem faz um anúncio para testar a mídia, sem objetivo, só coloca dinheiro fora.

Se você ficou interessado sobre tudo o que precisa para montar uma loja virtual barata, e é coisa para caramba, recomendo que você entenda sobre o assunto onde falo sobre todos os itens necessários para iniciar.

A resposta que encontramos para a pergunta inicial é que não existe loja virtual barata. Você pode apertar o orçamento um pouquinho aqui e ali, mas há itens que você não pode abrir mão, como o marketing e plataforma.

Lembrando que o mais importante de tudo é a estratégia que você usa para vender – é ela que vai levar seu e-commerce ao sucesso. [Webinsider]

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Leia também:

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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Uma resposta

  1. Quando o assunto é montar um negócio duradouro, quanto mais informações a gente conseguir é melhor.
    Um ótimo artigo como esse deve ser compartilhado para todos que desejam montar uma loja virtual.
    Uma coisa que costumo dizer é que o “de graça nem sempre é tão de graça assim…”

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