As dez bases do bom planejamento

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planejamento-procDe maneira meio que tardia, o planejamento tem ganho mais espaço dentro do processo de comunicação nos últimos anos. O cliente, ainda quer ver a ação, o final, o “entregável” e mal entende que o processo de comunicação requer entendimentos, análises e estudos profundos.

O cliente quer ver o blog, mas o planejamento precisa mostrar o por quê do blog. Criar um blog no WordPress, um estagiário faz. Mas o que vai colocar dentro desse blog? Essa é a pergunta que você planejamento precisa responder.

Por isso, elegi aqui 10 passos fundamentais para criar um bom planejamento. Mas repare que muito do “fazer um bom planejamento” passa por uma nova postura, sua, como planejador.

1. Metodologia

Bons profissionais de planejamento têm metodologias para estimular o pensamento criativo. Deixe claro para o cliente qual a metodologia a ser usada e o que será entregue ao cliente.

2. Pesquisa

Bons planejamentos têm embasamentos, mas pesquisa não é planejamento. É uma forma de ter insights e ver para qual caminho seguir.

3. Estudo

A pesquisa vai trazer muito conteúdo, mas sem um estudo aprofundado desse monte de números e dados, de nada adiantará ter feito pesquisa. Não se pega pesquisa e joga no Power Point ou Keynote. Analise e coloque a sua inteligência de estrategista nos dados.

4. Objetivo

Claro, direto e único. Você não acorda de manhã sem saber se irá para o trabalho, ou shopping, ou parque, ou para a casa de um amigo.

Você vai para um lugar; da mesma forma a marca tem que ir para um lugar único. Objetivos secundários até podem ser interessantes, mas conquiste um, para depois pensar em outros. E lembre-se, planejamento nunca acaba, ele sempre se renova

5. Renove-se

qual-e-planoO planejamento que você fez em 2013 não serve para 2016 e não servirá para 2020. O mundo muda, as pessoas mudam, a comunicação muda, não é você que vai ficar na mesma. O profissional de planejamento precisa estar sempre atento a tudo.

6. Inovação

Essa palavra tem que estar no seu café da manhã. Coma todos os dias. Viva disso, não deixe apenas para a criação inovar. Sente com ela e faça a diferença. Inove sempre. O cliente pode até não comprar a sua ideia, mas ele quer pelo menos ver.

7. Estratégia

Pense muito antes de mostrar o que deve ser feito. Não faça nada sem mostrar ao cliente a estratégia a ser seguida. E não se incomode em fazer a estratégia que outros fizeram. Esse é um campo onde não há muito mais o que “inventar”.

8. Execução

Preocupe-se sobre como as coisas vão sair. Não delegue para outras áreas e deixe que as coisas aconteçam sozinhas. Sem um alinhamento prévio, cada um fará o que vem na cabeça e depois quem vai ser cobrado é você.

A execução é mais importante que o pensamento, pois o papel aceita tudo, mas na hora do “vamos ver” a história é outra

9. Humildade

Ser vaidoso nesse campo é perder tempo. Mude de área. Não ache que você é melhor do que ninguém e nem que a sua sempre é a melhor ideia. Defenda e embase seu planejamento e ideias, mas abra a mente para ouvir as pessoas.

O estagiário pode ter uma ideia melhor que a sua. Comemore isso!

10. Resultados

Seja um apaixonado por resultados. Eles garantem seu emprego, sua continuidade no processo e seu crescimento profissional. Envolva o máximo de pessoas da agência no processo e comemore as vitórias com todos, mas ajude nas melhorias. E se perder, faz parte do jogo, mas sempre, sempre, faça o seu melhor.

No mais, leia muito! Não deixe que tirem “sarro” de você por usar livros como referência. Seja acadêmico sim, afinal os livros ensinam muito mais do que os posts do Facebook. [Webinsider]

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Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

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Uma resposta

  1. Também acho que estes são pilares para uma jornada de sucesso, por isso é que é parte da humildade infelizmente é um que menos se encontra, até por parte da chefia mesmo ai se torna muito dificil tolerar, um produçao cai muito.

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