NewLaw é o futuro dos serviços jurídicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A Justiça no smartphone

A transformação nos processos de trabalho segue em ritmo nunca visto antes e o setor de serviços jurídicos acompanha essas mudanças, embora em passo mais lento e com certa resistência por parte dos grandes e tradicionais escritórios de advocacia do mundo.

Hoje, a partir do conceito formado por Jordan Furlong (1), os serviços legais caminham junto com a inovação que desponta em determinados países, como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e, mais profundamente, Austrália.

O infográfico reproduzido acima indica essa tendência. A Austrália é reconhecida como o país onde práticas de NewLaw mais se multiplicam. O gráfico “What’s the Future of Law” (“Qual o Futuro do Direito) foi feito por uma empresa multinacional que apresenta soluções para setores da indústria, incluindo o legal.

Temos aqui uma previsão para o panorama legal da Austrália em 2044. Três pontos chamam a atenção nessa pesquisa:

1. Os provedores de serviço serão mais de nicho do que generalistas.

Essa tendência tem se mostrado relevante nos últimos anos. Nichos específicos, maior experiência e agilidade no atendimento de demandas.

2. Os escritórios/provedores serão mais globalizados e conectados.

Impossível sobreviver num mundo onde a mobilidade traz qualquer serviço para a palma da mão sem disponibilizar esses recursos aos clientes.

3. O dado mais significativo desse infográfico está na previsão de 44% de clientes gerenciarem seus negócios jurídicos.

Aqui está realmente a inovação. Profissionais deverão dispor de ferramentas que permitam maior controle do cliente sobre seus trabalhos, pois é isso o que o cliente deseja.

Estamos caminhando para transformações profundas no modo de fazer negócios e o setor jurídico não pode deixar de abraçar a inovação para acompanhar esse panorama.

(1) Conceito formado por Jordan Furlong:

“Qualquer modelo, processo, ou ferramenta que represente uma abordagem significativamente diferente para a criação de serviços legais comparado ao que a profissão legal tradicionalmente emprega.” 

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Rodney de Castro Peixoto (rodneycp@gmail.com) é autor do livro “O Comercio Eletrônico e os Contratos”, advogado especialista em tecnologia da informação, professor, consultor jurídico de startups e empresas de tecnologia. Mais no blog Lawmate.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *