Lendo aqui um texto muito útil produzido pela Ingage. É o Guia Buyer Personas: Como entrevistar e criar personas no marketing.
Ensina a criar personas, como proceder para tratar os dados obtidos. Vale guardar o link.
Personas são fictícias #sóquenão; ou seja, são representações generalizadas de nosso cliente ideal. Aquele que realmente compra de você e aprecia seus produtos e serviços. É para ele que você deve falar.
As personas ajudam quem trabalha em marketing e em conteúdo. Com elas, internalizamos o cliente ideal que estamos tentando atrair, o que facilita a comunicação com ele.
Entender melhor o cliente alvo facilita a adequação de conteúdo, das mensagens, o desenvolvimento de produtos para diferentes grupos.
O guia ensina a criar buyer personas através de pesquisa e entrevistas com o público-alvo (clientes, prospects) e mostra métodos práticos para reunir e entender as informações obtidas. É boa leitura para quem começa a estudar o assunto. [Webinsider]
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.