É hora de analisar as métricas do Facebook Reactions

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

facebook_reactionsRecentemente, o Facebook lançou as tão aguardadas extensões do botão Like, as chamadas “reactions”. Mas em termos práticos o que essa mudança significa para a dinâmica de interação dos usuários com as marcas?

Na realidade, toda a forma de relacionamento construído pelas marcas até agora foi baseada em likes, comments e shares.

Dinâmicas simples e eficazes: se a publicação foi curtida, a publicação foi bem aceita; se foi compartilhada, significa que a mensagem está sendo ampliada; já os comentários são insumos que levam a avaliações mais cuidadosas, permitindo compreender se a interação do usuário é sobre a publicação ou algum pedido ou reclamação.

Contudo, as reactions conferem às marcas o poder de compreender em profundidade os tipos de sentimentos que seu conteúdo desperta nos usuários e, combinados com os sentimentos analisados nos comentários, deixarão ainda mais claro o que querem e esperam de sua página.

Esse ponto é o principal aspecto que as reactions nos trazem: a compreensão aprofundada de como a comunicação está sendo realizada nas páginas e como os usuários respondem a isso.

Entender a reação dos usuários

Entender a reação dos usuários é importante para identificar discrepâncias entre o que os usuários esperam e o que sua marca entrega no Facebook, oferecendo a possibilidade de corrigir rotas no gerenciamento do canal.

É possível, por exemplo, detectar se sua página está utilizando de humor em excesso. Ou perceber que sua está entregando conteúdo quando, na realidade, o que os usuários buscam é algo mais operacional, como resoluções de problemas e reclamações.

Por esse motivo, a análise de desempenho das fan pages sofrerá alterações significativas, uma vez que, num primeiro momento, será necessário reestruturar a estratégia do canal para que os objetivos do conteúdo e da própria página estejam alinhados.

Para as reações “amei” e “gostei” não existe muito trabalho atrelado, já que o sentimento está associado à aprovação do conteúdo. Contudo, o termômetro das outras reações deverá ser observado de maneiras diferentes, com mais cuidado e atenção.

Se o conteúdo é emocional, como uma campanha de conscientização sobre o desmatamento e os impactos climáticos associados, a reação desejada pode ser a tristeza; se for uma denúncia, como em notícias de casos de corrupção, a raiva pode ser bem aceita; e se for uma novidade, como o lançamento de um produto inovador no mercado, o entusiasmo é a meta.

Nesse cenário, o planejamento de conteúdo e, em especial, de suas métricas de sucesso, precisam ser adaptados a esses novos recursos.

Os sentimentos que sua marca quer despertar

Primeiramente, é necessário compreender quais sentimentos sua marca quer despertar no usuário, e então atribuir pesos diferentes para cada reação. Dessa forma, poderemos observar se a mensagem que a marca quer passar está sendo efetiva ou se será necessária uma readequação.

A esta altura, as reactions são ainda novidade, terreno fértil. E, embora ainda não haja informações sobre quando as novas funções estarão disponíveis para mensuração e avaliação no Facebook Analytics (ferramenta de análise da rede social), compreender o que a marca deseja transmitir, traçar um novo planejamento estratégico e definir claras métricas de sucesso ajudarão a responder de forma ágil e adequada à nova dinâmica de interação do Facebook. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Camila Lupetti é especialista de business intelligence da iProspect, marca de marketing de performance da Dentsu Aegis Network.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *