O papel da escola através dos séculos

Nova Escola de Marketing
30 de março de 2016

Apenas no século 20 os países colonizados experimentaram as escolas e as aprovaram. Só então o ensino começou a chegar a todas as camadas da sociedade.

papel-da-escolaA escola é uma instituição que comporta e atende alunos sob a direção de professores. Já na Antiguidade, a educação infantil era uma preocupação presente entre as várias civilizações que se firmaram, porém a educação de valores e o conhecimento eram somente transmitidos pelos pais.

Com a chegada da civilização perde-se este estereótipo e surgem os profissionais especializados em transmitir os conhecimentos às crianças; porém somente as famílias mais abastadas tinham condições de pagar a profissionais para ensinar seus filhos. Surgiram os primeiros professores que muitas vezes improvisavam os lugares para poder atuar e ministrar as aulas.

É interessante perceber que a educação sempre esteve ligada ao acesso ao professor e também às condições financeiras de uma família.

Na antiga Grécia a educação era encarada como momento livre, para poucas pessoas de boa condição de vida que podiam ter acesso ou que não dependiam do seu trabalho para sobreviver. Sendo assim na antiga Grécia também é notável que à educação tinha acesso uma pequena parcela de população.

No período medieval, o processo de ruralizarão da sociedade europeia determinou uma nova forma escolar, onde o ensino passou a ser ligado às igrejas. Também pouca parte da sociedade podia ter acesso ao ensino.

Ainda nos tempos medievais, com a chegada do comércio, começa então a preocupação com a necessidade do saber. Os negócios e a articulação da administração das cidades passaram a exigir pessoas com formações especiais. O ensino começou a ser aberto e mesmo assim continuava acessível somente a uma pequena parcela da população.

No século XVIII o iluminismo pregava a preocupação com a sociedade orientada pela razão e também pela liberdade. Este movimento colocou o ambiente escolar como um espaço de grande política.

Expansão

No século seguinte houve a expansão das instituições escolares na Europa, comprometidas com um ensino para diferentes parcelas da sociedade, independente de condições sociais ou econômicas.

No século 20 os países colonizados experimentaram as escolas e as aprovaram.

Diante de tais transformações, as escolas se preocupavam em não ser somente uma cópia do modelo europeu; foi necessário colocar certos arranjos na educação, pois cada colonização tinha suas demandas, problemas e tradições, portanto a preocupação era sempre a busca de resoluções desses problemas demandas e contradições.

O acesso às informações e saberes já não é um problema a ser resolvido exclusivamente pelo ambiente escolar. Mais que a preocupação em depositar conhecimentos, a escola do século XXI preocupa-se em passar conhecimentos que cooperem com a transformação da sociedade, de forma a levar o ser humano a conhecer seus direitos e o tornar munido de valores, visando um cidadão crítico e reflexivo, capaz de exercer seu papel na sociedade com uma pessoa de bem. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,57 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

41 respostas para “O papel da escola através dos séculos”

  1. maria Edirlene de sousa dantas gomes disse:

    O artigo mostra a grande evolução na educação,durante os séculos, mostrando assim todas as modificaçoës sofrida até os nossos dias, deixando claro que essas renovaçoës na forma de ensinar sempre serão necessárias para educação.

  2. Ednalva Ferreira disse:

    O artigo a cima relata que na antiguidade nem todos tinham acesso a educação,e a dificuldade em relação a situação financeira.Relata que na antiga Grécia a educação era encarada como um momento livre para poucas pessoas que tinham condição financeira.Fala sobre a era medieval que o ensino foi ligado as igrejas,ainda assim era de pouco acesso para população.Diz que ainda na era medieval com o aumento dos comércios houve uma preocupação com a formação das pessoas.No século XVIII o ilusionismo pregava a preocupação a sociedade, e este movimento colocou o ambiente escolar importante na política.Diz que no século seguintes houve um expansão da educação nas escolas da Europa,que no entanto, no século XX foi experimentada e aprovada.Cita uma busca de identidade diante de muitas transformações na educação.Conclui que a escola do século XXI preocupa-se em passar conhecimento, para que haja transformação nas pessoas onde elas possam conhecer e usufruir de seus direitos e deveres.

  3. Jéssica Rolim Mathias disse:

    O artigo mostra-nos a evolução da educação, e de uma maneira geral mostra o inicio da educação e como se formaram os professores.
    Nesse sentido, podemos melhor compreender a história da educação, mas sem deixar de lado o fato de que ainda há melhoras a serem feitas, para que alcancemos um ensino como o europeu.

  4. Gabriela Oliveira disse:

    A educação tem evoluído muito ao passar dos tempos. Hoje temos mais acessibilidade as informações. Porém é importante ressaltar a importância do contato aluno e professor dentro da sala de aula, para que exista sempre uma troca.

  5. Viviane Fernandes disse:

    Ótimo artigo, Professora!
    Percebemos, que a educação teve uma grande evolução conforme os tempos passaram. Mais ainda notamos diversas dificuldades sérias da qual a nossa educação de hoje vem enfrentando. E com isso precisamos que os professores, alunos, pais e a sociedade se unam para continuar essa evolução de uma forma benéfica a todos.

  6. Viviane Fernandes disse:

    Ótimo artigo!
    Percebemos, que a educação teve uma grande evolução conforme os tempos passaram. Mais ainda notamos diversas dificuldades sérias da qual a nossa educação de hoje vem enfrentando. E com isso precisamos que os professores, alunos, pais e a sociedade se unam para continuar essa evolução de uma forma benéfica a todos.

  7. Bianca Lorena Rodrigues Silva disse:

    O artigo é claro e objetivo . Mostra-se a evolução da educação até os dias de hoje , e esta evolução foi significativa . Para nos futuros pedagogos é importante sabemos a origem da educação. Atualmente ainda existe uma diferença entre o ensino da escola pública e particular , porém a evolução é aparente !!
    Ótimo artigo Professora Cintia parabéns !!!

  8. Larissa Mayumi disse:

    O artigo mostra que existe formas diversas e, inúmeras vezes,é encoberta ou parece invisível.O olhar normalizador só a reconhece nos espaços abertamente destinados à educação familiar e formal da escola. É forte a idéia difundida pelo senso comum que atribui a maior
    parte da tarefa de educar à escola. Impera este pensamento principalmente na
    sociedade que espera da instituição de ensino uma formação integral dos indivíduos. Este olhar sobrecarrega a escola e não consegue perceber outros cenários da sociedade que também são educadores.
    Parabéns Professora Cíntia pelo artigo!!

  9. Andresa Maria da Silva disse:

    O artigo mostra o desenvolvimento na educação e no ensino desde os séculos passados aos dias de hoje.A acessibilidade ao conhecimento que com certeza é bem maior que antes.Muito bom.Parabéns professora Cíntia.

  10. Aline Nascimento Silva disse:

    O artigo explica de forma simplificada a evolução da Educação durante os séculos, mostrando todas as modificações sofridas até agora e deixando claro que essas renovações nas formas de ensinar sempre serão necessárias.
    Parabéns professora Cíntia, um artigo resumido mas repleto de informações.

  11. Joelma Matos disse:

    Mostra a grande evolução da educação com passar do tempo.
    A mudanças de pensamentos, o crescimento , a evolução intelectual.
    Com passar do tempo a necessidade e a importância de adquirir conhecimento acaba fazendo uma grande revolução no estudo.
    Aquirir conhecimento faz com que o ser humano mude de pensamentos.

  12. Tamara aparecida de Asunção silva disse:

    Podemos ver que através dos séculos, tivemos bastante evolução na educação, antigamente já tinha muitas pessoas com a vontade de ensinar, mas não era todos que podiam aprender! E nesse artigo podemos ver claramente a evolução da Educação durante os séculos.
    Parabéns prof°

  13. Tatiana Cabral de A. Andrade disse:

    Antigamente já existia à vontade de ensinar, porém, esse privilégio não era para todos, tinha a classe social merecida, quando na verdade, o direito é para todos. Nos dias de hoje, há uma pequena distinção também, porém menor, mas hoje existe pessoas mais qualificadas, humanas, ainda com muitos projetos à serem feitos na educação para melhoria, mas com grande chance, pois vamos nos concientizar cada vez mais no nosso comprometimento e profissionalismo.

  14. O artigo vem nos informar sobre a evolução através dos tempos e conseguiu conquistar seu espaço. Mas compreendemos que nos dia atuais ainda existe uma grande diferença no ensino, entre escola pública e particular. Para que haja um ensino de qualidade é preciso passarmos por uma reforma política. Porém nos dias atuais existe profissionais comprometidos com a transformação e desenvolvimento social.

  15. Denise Silva Peixoto Cavalcante disse:

    A história da educação teve muitas transformações no decorrer dos anos , infelizmente no meu ver foi se perdendo algumas características… Não por conta dos mestres ,mas sim pela falta ou ausência de uma boa administração por parte dos nossos governantes, em relação a EDUCAÇÃO com isso torna-se cada vez mais difícil em educar aumentando o crescimento de uma sociedade sem interesse em aprender.Com relação a evolução no conhecimento da sociedade foi de grande valia pois todos tem acesso ao seus direitos e deveres tornando assim pessoas criticas e que sabe o que quer.

  16. Viviane Lopes de S. Pires disse:

    Fica claro e evidente no artigo o grande desenvolvimento da EDUCAÇÃO em diversos sentidos: estrutural, comportamental e social. Mas ainda sim, farei uma ressalva no que diz respeito as escolas do sec. XXI estarem preocupadas com o conhecimento que agregue valores ao cidadão, tornando-os críticos e reflexivos. Acredito que este pensamento é de suma importância, mas ainda nos dias de hoje é fácil encontrar escolas que fazem de seus alunos depósitos de saberes, alunos que apenas copiam e decoram. Porém temos que manter a esperança num futuro com Professores que ajudem a mudar esse conceito, e que esse futuro seja breve…Parabéns pelo artigo!

  17. Jéssica Aparecida da Silva disse:

    Podemos ver que através dos séculos tivemos e ainda temos muita evolução quanto as escolas e educação. Antes o que era somente passado pelos pais, evolui até a forma de educadores específicos, mesmo que para uma parte pequena da população.
    Com tal evolução muitas culturas agregaram as escolas e como toda cultura é diversificada teve de haver mudança de ensino para cada lugar.
    Hoje no século XXI não há muita diferença, como futuros educadores devemos evoluir e sempre buscar cada dia mais repertório, para que possamos levar o conhecimento e transformar os pequenos indivíduos em seres pensantes, críticos e que possam tomar suas escolhas com consciência e sabedoria.
    Devemos entender que o futuro, depende não só deles, mas de nós como educadores.
    Logo, toda a evolução e discernimento deve ser para o melhor, assim como toda a bagagem que esses irão levar.

    Parabéns Professora Cíntia, excelente artigo.

  18. Kananda Oliveira Dias disse:

    Excelente artigo, completo e conciso apresenta informações muito importantes a respeito da educação. Para quem trabalha ou pretende trabalhar na área, conhecer a história daquilo que exerce é essencial.

  19. Julia Alexsandra Kercher Toledo disse:

    Muito bom o artigo Professora Cintia..
    Vemos que a educação vem evoluindo bastante no mundo atual, mas não o bastante. A educação tem muito a evoluir ainda . E nós como futuros pedagogos temos que ajudar nessa evolução.
    Parabéns Professora Cintia pelo excelente artigo.

  20. Mariane Cristina Rodrigues disse:

    Um Artigo muito bom e se ler, mostra como era a educação antigamente prevaria, uma desigualdade.
    Hoje em dia temos que agradecer pela evolução mais sabemos que pode melhor muito mais se explorar essa área mais atentamente.

    Parabéns Professora Cíntia um bom artigo !!

  21. Wagner Rodrigues Meira disse:

    No artigo acima lido, pode se obter uma historia do tempo antigo e atual da pedagogia. Com evoluções no decorrer dos anos.
    Porem tem muitas coisas que se deve a melhorar, hoje na educação existem profissionais com conhecimento de novos métodos mas esquece em alguns momentos de se aplicar em sala ou mesmo no corpo docente da escola.
    A evolução não se acaba e como futuros pedagogos devemos por obrigação adotar novas metodologias de ensino com base das antigas e atuais para um ensino saudável e melhor.
    E com um sentimento que não se pode perder o amor de ensinar.

    Parabéns Profº Cíntia, adorei o artigo vou passar para a frente espalhando o conhecimento, claro se houver a sua permissão.

  22. Ramisson Alves de Almeida disse:

    No artigo em questão pode se constatar que o ensino vem evoluindo com métodos e novos pensamentos. Porém temos que ter a percepção que ainda falta muito a ser explorado dentro da área da educação.
    O fato é mostra para a sociedade o quanto é importante uma educação de qualidade. Para assim obter conhecimento e ter uma visão criticar de conteúdo, para o desempenho da sociedade.

    Parabéns Professora Cintia, ótimo artigo.

  23. Thalita Fernandes disse:

    Com esse artigo podemos afirmar que a educação vem se modificando no decorrer dos anos para nos estudes é muito importante saber esse processo de evolução , e que essa evolução seja continua e que ela se renove a cada dia,pois ainda em muitos lugares o acesso a informações é precário.

  24. Ana Paula Santos Pereira disse:

    Ótimo artigo para nós estudantes de pedagogia. É fundamental saber como surgiu a educação nas escolas. Foi um grande processo de evolução, porém, mesmo com tantos avanços não podemos deixar de relatar que ainda existem lugares no nosso Brasil que essa evolução ainda não chegou para todos, ainda existem pessoas vivendo como nos tempos antigos onde a educação só era transmitidas para os de alto poder aquisitivo ou seja filhos da elite. Nós futuros professores sabemos o quanto é importante o nosso papel perante a sociedade, vamos lutar juntos para que seja realmente cumprida a igualdade de educação à todas as crianças.

  25. Joelma Freire disse:

    Artigo muito bom nele podemos ver de uma forma clara e dinâmica o processo pelo qual a educação passou até chegar nos dias atuais.

  26. Nurya Vaz de Souza disse:

    Parabéns pelo artigo professora , precisamos saber sobre o desenvolvimento da educação e você deixou isso bem claro no artigo, importante frizar que não dependeu apenas da escola, e dos professores e sim da população se adquar conforme os anos foram passando e a educação evoluindo.

  27. ester pedagogia manha disse:

    Que orgulho conhecer mais uma mulher especial.o conhecimento e a maior arma contra o preconceito.

  28. Ana Luiza Martins Vitorino disse:

    Com esse artigo podemos ver o quanto a educação evoluiu desde a antiguidade ate os dias de hoje.É uma pena que uma educação de boa qualidade não seja acessível a todos.
    Parabéns pelo artigo Cíntia!

  29. ester pedagogia manha disse:

    A educação tem se modificado a cada passo que sao dados a partir da conquista democratica de direito constitucional.educação direito de todos dever do estado.

  30. Joelma Matos disse:

    Com o tempo a educação foi se modificando o passar do tempo se renovando.
    Assim, o mundo formou cidadãos com o poder critico .
    A mudança de idéias e conhecimentos para o crescimento da sociedade e de si próprio.
    A sociedade mudou e uma coisa é certa o único bem que não é roubado é o conhecimento que adquirimos com a educação.
    Parabéns , professora Cintia

  31. Gabrielle Tristão disse:

    Ótimo artigo Cinthia,
    Para um professor é essencial saber as origens da educaçao, saber o quanto ela mudou ao longo dos anos e o quanto vem mudando até os dias de hoje!
    Ótima iniciativa.

  32. excelente artigo. claro e objetivo!!! Parabéns Profª Cíntia

  33. Joseane Freire do Nascimento disse:

    Parabéns professora pelo artigo, através dele é possível que tenhamos uma visão bem clara e objetiva do processo da evolução da educação e ensino até os dias atuais .Acredito que houveram mudanças revolucionárias até a nossa atualidade. Entretanto observo que infelizmente no Brasil e países subdesenvolvidos localizados nas Américas ,para se ter um ensino de qualidade ainda é necessário que haja investimento financeiro por conta do estudante o que não nos difere muito da burguesia no período medieval, pois o governo assim como a elite e o clero em outra hora sempre vão evitar o acesso ao conhecimento como forma de bloquear oposições aos seus regimentos.

  34. Josefa Mayra Matias Bernardino disse:

    Ótimo artgo. Nota-se as mudanças e a importância da escola desde séculos atrás, o desenvolvimento e como tudo se desencadeou até hoje. É importante frisar, o importante papel da população, quando os conhecimentos passam a ser adquiridos não apenas na escola,mais também na sociedade, para a melhoria e transformação da mesma.

  35. Andresa Martins de Oliveira disse:

    Percebe-se a importância da escola na vida das pessoas desde a antiguidade, e também a carência de muitos que não tem até hoje qualquer conhecimento escolar,pessoas que não conhecem seis direitos de cidadãos.E também a evolução da escola, suas exigências mas também suas dificuldades na época em que tinham que improvisar lugares para poderem ministrar suas aulas.A importância da educação na vida das pessoas, mas que infelizmente nem todos tinham acesso a ela.

  36. Cacilda Souza Pereira disse:

    Importante análise da trajetória da educação no Brasil e no mundo!! Vale ressaltar sobretudo o papel da nova escola diante de uma sociedade avida por conhecimento e carente de profissionais pensantes!!

  37. Regiane Marchetti disse:

    Com a graça da chegada da escola no século XX,desde então vem evoluindo muito sobre a questão do aprendizado, das formas aplicadas á educação, o que antes era tratado apenas de forma que apenas quem era “nobre” tinha ensino, e da antiga escola ministrada pelos padres, onde eles aplicavam mais sobre a religião, do que sobre o desenvolvimento em si, da capacidade de aprender e ensinar.
    Vemos que a escola teve um grande avanço, no decorrer dos séculos, foi implantado formas e meios de ensinar, para que a criança, cresça como dito no artigo, um ser capaz de dominar qualquer assunto perante a sociedade.
    E mais do que isso, nos dias de hoje, os professores, mestres, e doutores em educação, são dignos de respeito e reconhecimento, pois aplicar educação a crianças em pleno século XXI, na era tecnológica, e em uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com as diferenças dentro da escola.
    Isso é visto como um troféu em prova de resistência, física, e psicológica. Escola, é lugar de crescer, não retroceder!!!

    Artigo muito bem claro, e elaborado. Parabéns Cintia!

  38. Luciana aquarelli disse:

    Parabéns pelo artigo professora Cíntia excelente artigo como tudo que estamos aprendendo com vc.

  39. Andréia Arruda disse:

    Parabéns!Excelente artigo, um breve relato da história da educação à modernidade, que nos incentiva a crescer como cidadãos e profissionais !

  40. Simone Miccio disse:

    Muito bom seu artigo, hoje vejo com mais clareza a importância de um professor na sociedade. Parabéns pelo artigo.

  41. Kênia Maiele Batista Mendes de Oliveira disse:

    Ótima análise! Fundamental conhecer as origens e acima de tudo valorizá-las e aperfeiçoar dia a dia o trabalho em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *