Administrar loja virtual: dedicação e divulgação são essenciais

Nova Escola de Marketing
18 de abril de 2016

Muita gente erra pela falta destes dois itens básicos na gestão de um e-commerce. Há muito o que fazer e é preciso encontrar uma forma de anunciar sustentável.

administrar e-commerceCresce a cada dia o número de lojas virtuais. Porém, dessas lojas que iniciam, poucas duram mais que seis meses e um número bem menor ainda de lojas consegue realmente lucrar com as vendas online.

Um dos fatores que influenciam essa triste estatística são os déficits de conhecimento dos lojistas. Falta de conhecimento na parte técnica e também na parte de gerir negócios.

As pessoas têm a grande ideia de abrir um e-commerce e ganhar dinheiro na internet, sem antes parar para pensar em como administrar uma loja virtual. Grande parte das pessoas que entram em contato comigo chega cheia de ideias e expectativas, mas nas duas primeiras perguntas que eu faço já vejo que a loja não tem um futuro muito promissor. A primeira pergunta é:

— Quanto tempo você demanda para gerenciar a loja virtual?

Muitas pessoas pretendem simplesmente deixar os produtos na internet, cadastrados em alguma loja virtual ou marketplace, na crença de que eles vão se vender sozinhos. Não!

Para vender um produto você precisa dedicar tempo; para vender 10 produtos, você precisa dedicar 10 vezes esse tempo. Portanto, não ignore este fato: administrar uma loja virtual consome tempo.

A segunda pergunta que eu faço para quem chega cheio de energia querendo vender, é:

— Onde você anuncia?

As respostas que eu recebi para essa pergunta merecem até um vídeo no meu canal do YouTube (fica a dica para quem quiser conhecer meus vídeos). Voltando às respostas, algumas pessoas acham que anunciar é um absurdo e diz coisas do tipo:

— Não tenho dinheiro para isso.

Vamos recapitular aquela velha história que o Marcio conta toda vez: uma loja na internet é como uma ilha no oceano. Se as pessoas não souberem que sua loja existe e não souberem como chegar até lá, elas nunca vão visitar a sua loja, muito menos fazer pedidos na sua loja virtual.

Ou você acha que as ilhas paradisíacas recebem turistas todos os anos se escondendo e esperando as vistas turistas caírem do céu?

Demanda tempo e é preciso anunciar

Pessoas que já estão preparadas e sabem como administrar uma loja virtual conseguem ter esse entendimento: que antes de tudo é necessário investir tempo para organizar a loja e é necessário anunciar, se fazer ser visto.

Hoje um dos meus alunos, o Nelson, compartilhou as experiências dele com os colegas. O Nelson comprou meu curso Seo Atômico, que dá dicas de como deixar a sua loja bem indexada no Google.

Muito empolgado com as dicas, o Nelson colocou todos os ensinamentos em prática, o que resultaram em mais vendas para a loja virtual dele. Acontece que o Nelson tem outro emprego e por isso não se dedica para loja virtual integralmente. Então ele conclui que não estava tendo tempo suficiente para atender essa nova demanda de volume de pedidos. Foi aí que ele se deu conta de uma grande coisa: para a loja virtual crescer, você precisa estar preparado para isso.

Para estar preparado para crescer você precisa saber como administrar uma loja virtual e precisa gerenciar tempo. Afinal não é fácil cadastrar, tirar fotos, responder e-mails, separar, embalar e enviar produtos. Fora todos os outros itens que eu não citei aqui que são necessários para gerenciar uma loja virtual, leia o texto Como vender pela internet onde você encontra todos descritos detalhadamente.

Também não adianta nada apenas estar preparado para que a loja virtual cresça e ficar sentado tirando pó do estoque esperando que um milagre aconteça. Existem várias formas de anúncios; aliás, existem várias plataformas para você anunciar.

Separe uma verba e teste os resultados

Então separe uma verba de anúncio que cabe dentro do seu orçamento. Aí você vai me questionar: Marcio, como vou saber se essa verba será suficiente? Testando.

Eu também não sei todas as respostas. Todas as coisas que eu aprendi e os ensinamentos que eu compartilho, eu descobri errando, testando, errando e finalmente acertando. Por isso uma das minhas missões hoje é poupar os lojistas de passar tanto tempo errando quanto eu passei. Eu quero tornar o caminho do sucesso mais fácil, mas isso não quer dizer que eu tenha todas as respostas.

Ao longo de todos esses anos posso garantir duas coisas sobre como administrar uma loja virtual: você precisa dedicar tempo e precisa anunciar, mesmo que não sejam os anúncios mais caros e nem o tempo todo. [Webinsider]

Ter loja online não é vender melancia na estrada

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