A crise dos 30 anos é profissional e existencial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A crise dos 30 anos

A crise dos 30 anos. Imagem: Annie, por Lucian FreudCom a chegada dos emblemáticos 30 anos, muitos profissionais vivem um paradoxo: sentem que já fizeram muito, mas ainda há muito para conquistar.

A pintura Annie, de Lucian Freud, transmite este momento.

Estas dicas ajudam a lidar com a crise dos 30.

Trajetória

  • Escolha três momentos marcantes que determinaram você estar onde está hoje, seja uma conversa com um amigo, uma viagem, uma disciplina, uma entrevista de emprego, um processo de trainee. A intenção é entender que essas escolhas fazem parte da sua trajetória e tomar consciência dos impactos das futuras escolhas.

Valores

  • Entenda seus valores. Isso significa refletir se o que você busca é ter retorno financeiro, ter reconhecimento, equilibrar vida pessoal e profissional, contribuir socialmente, ter autonomia, entre tantos outros. Só com isso em mente é possível fazer escolhas com mais chance de acerto.

Daqui cinco anos

  • Reflita sobre o que quer fazer e conquistar nos próximos 3, 5 e 10 anos. Essa é uma maneira de avaliar se você está fazendo realmente o que gosta, se precisa fazer um ajuste de rota e em que direção seguir.

Adicionar elemento

  • Avalie prós e contras de fazer um MBA, uma mudança de emprego ou de carreira, sempre focando em seus planos para o futuro e seus valores. Assim, suas decisões são mais embasadas e propiciam maior autoconfiança.

Tudo passa

  • Lembre-se que nada é definitivo. Ajustes de rotas devem ser feitos quando sentir insatisfação, angústia ou ansiedade, muitas vezes por estar atuando profissionalmente em algo que não corresponde aos seus valores e aos seus planos para o futuro.

[Webinsider]

Leia também:

Vivian Rio Stella é doutora em Linguística pela Unicamp, pesquisadora de Pós-Doutorado no grupo Atelier da PUC-SP, consultora e diretora da empresa de treinamento executivo VRS Cursos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *