Estratégias essenciais do marketing digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Estratégias essencias do marketing digital

Como atrair visitas para uma loja virtualImagine que a internet nunca existiu e, assim, não temos a menor ideia do que seja Google, Youtube, Facebook, Instagram e e-mail. Ou seja, o marketing digital nunca emergiu.

Comércio eletrônico, internet banking, Netflix, Spotify, Uber, chamada de vídeo no WhatsApp… nada disso também nunca surgiu.

Que mundo é esse? Certamente, não é o mundo em que vivemos e os números apontam precisamente isso.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015, somos mais de 102 milhões de brasileiros surfando na internet.

Ela se tornou o segundo meio de comunicação mais utilizado, conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope, e, mesmo assim, alguns empresários e profissionais de marketing acreditam – erroneamente – que o marketing digital se resume ao Facebook e outros desconsideram o potencial da internet para alavancar os negócios.

Quem acompanha a transformação online e deseja superar a concorrência, se conectar fortemente ao público-alvo e vencer as metas, precisa planejar e executar as seguintes estratégias essenciais do marketing digital, de forma integrada.

Pesquisa online

Entender as preferências, as expectativas e os desafios dos consumidores é imprescindível para o sucesso. Além disso, compreender os hábitos de mídia digital deles permitirá investir nos canais mais significativos. Faça isso com pesquisas qualitativas e quantitativas.

Publicidade online

Ela divulga produtos e serviços, constrói confiança para a empresa e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas com frequência, pois a concorrência também participará do jogo pela atenção do público.

Uma das grandes vantagens da publicidade online são as incontáveis maneiras de segmentação. Isso entregará a mensagem certa para a pessoa certa e conquistará melhores resultados.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima alternativa para estabelecer relacionamento com os consumidores, possui atrativa relação custo x benefício para empresas de todos os portes e, ainda, é capaz de gerar lembrança de marca, insights para aperfeiçoar produtos e serviços e inúmeras oportunidades de negócios.

E-mail marketing

88% das pessoas da classe A utilizam e-mail, 73% da classe B e 52% da classe C, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2015. Perceba que o e-mail não morreu. A custos mínimos, ele propicia relacionamento contínuo com o público-alvo, aumenta a confiança na marca e a percepção de valor.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia levará conhecimento útil e valioso até os futuros clientes. Dessa forma, eles conhecerão melhor a empresa, terão um modo diferenciado de se relacionar com o empreendimento e a marca ficará mais forte.

Estão entre as principais ações: produzir e-books, infográficos, guias, checklists e estudos de caso; manter um blog relevante; transmitir webinars (seminário online) e podcasts (áudio informativo).

Monitoramento

O monitoramento é, sem dúvida, a “menina dos olhos” do marketing digital. Ele possibilita entender os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações nas ações online, saber o que e onde gerou os resultados mais extraordinários e fornece informações para eventuais ajustes nas estratégias.

Você ficaria quantos dias sem fazer uma busca no Google, sem acessar e-mail, internet banking, Netflix, Spotify ou sem navegar nas redes sociais?

A mídia digital faz parte do nosso cotidiano e precisa ser incorporada ao dia a dia das empresas.

Portanto, planeje e execute ações online de curto, médio e longo prazo, levando em considerando as estratégias essenciais de marketing digital apresentadas.

Baixe o e-book

Uma dica extra: se você deseja ter resultados incrivelmente efetivos e duradouros, saiba que o branding é um fortíssimo aliado do digital. Pensando nisso, disponibilizei um e-book gratuito que lhe ensinará a integrar o branding ao marketing digital.

Baixe o e-book O que fazer antes de investir em marketing digital.

[Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/07/14/iniciar-no-marketing-digital/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/06/09/diferenca-entre-comunicacao-e-marketing/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/

Mário Almeida (@almeida_mario) é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *