Como enfrentar a Black Friday sem sustos e sair sorrindo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Black Friday sem sustos para o e-commerceOs números para a Black Friday 2017 são animadores, apesar do ritmo lento da recuperação econômica nacional – o evento, bem-sucedida tropicalização de um ícone da cultura de consumo dos Estados Unidos, costuma concentrar, em apenas 24 horas, mais de 4% do faturamento de todo o ano.

O movimento é 16 vezes maior do que o de um dia comum. Ou seja, é algo a ser aproveitado em todo o seu potencial, especialmente em um mercado ainda hesitante.

O resultado das vendas do e-commerce nesta Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro, deve crescer cerca de 17% em relação ao montante registrado no ano passado, segundo estimativa do Google. Em 2016, com faturamento de R$ 1,91 bilhão, já se observara incremento também de 17% na comparação com 2015, de acordo com informações da consultoria E-Bit.

Bom para captar e fidelizar clientes

Conforme demonstram todos os indicativos de crescimento, a ocasião é ideal não apenas para a captação como para a fidelização de clientes, gerando assim melhores resultados para as lojas virtuais nos meses sucessivos à Black Friday.

No entanto, para que todas essas projeções positivas convertam-se em retornos concretos, é necessário adotar alguns cuidados e providências, garantindo investimentos em infraestrutura, logística e marketing, por exemplo.

Prepare-se

Assim, é crucial que os e-commerces comecem os preparativos meses antes da Black Friday para suportar o alto número de acessos, que tendem a dobrar no grande dia.

É importante, ainda, criar formas que permitam ao cliente tirar dúvidas imediatas, desenvolvendo um processo de comunicação ágil e transparente desde o primeiro momento em que o consumidor estabelece contato com as ofertas dos produtos desejados.

Otimizar o site para mobile é outra medida que pode contribuir para o aumento das vendas. A participação dos smartphones no momento da pesquisa de ofertas online já supera o volume de pesquisas em desktops. E mais que isso: há uma projeção de 32% de participação dos acessos via smartphones e tablets no faturamento da Black Friday.

Um erro que desanima o consumidor, gera desconfiança e pode representar um rompimento definitivo é a divergência dos valores cobrados.

Também podem ser letais os sites que apresentam muita complexidade para a operação de compra e, pior, que estejam fora do ar ou com muita dificuldade de acesso na esperada sexta-feira. Esses problemas devem ser evitados a todo custo, pois acabam impedindo o retorno do cliente.

Finalização e entrega

Deve-se ter bastante cuidado, ainda, com o processo de finalização das vendas. Nesse quesito, o checkout lento é um dos vilões mais recorrentes nas reclamações dos consumidores. Por isso, os responsáveis pelos e-commerces devem avaliar o uso de meios de pagamento com retentativa multiadquirente nativa.

Existem ferramentas mais amigáveis para o comprador e que garantem ao comerciante uma otimização do fluxo de dados, de modo que, no caso de o servidor do site apresentar algum problema, vendedor e cliente sejam informados pelo status da transação.

Finalmente, é decisivo cuidar da logística – a entrega pontual dos produtos em perfeita condição, assim como o acompanhamento atencioso de todo o processo de pós-vendas, são imprescindíveis para garantir a melhor experiência possível ao cliente; que se sentirá conectado com a marca e retornará, satisfeito e mais vezes, à loja virtual. [Webinsider.com.br]

. . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/10/06/alexa-e-google-suas-novas-atendentes-de-telemarketing/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/07/03/epoca-de-faturar-mais-e-perder-clientes-depois/

Alessandra Giner é CEO do Pagar.me, empresa de tecnologia provedora de serviços de pagamentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *