O mundo não é Vuca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O mundo não é Vuca

Mundo VucaSe tem algo que não gosto é de conceitos mal empregados.

Vejamos o tal do Vuca (volátil, incerto, complexo e ambíguo).

O mundo atual é volátil?

Volátil seria inconstante, instável. Isso não é, a meu ver, característica do novo mundo, mas da passagem entre uma era para outra, que nos tira do chão.

Toda a mudança é volátil (de “a” para “b”), mas não o milênio em si.

Há lógica e ritmo que se tornarão naturais mais adiante. Não se pode definir um milênio por um momento de passagem.

O Uber tem lógica, forma de administrar, bem certinha.

O Blockchain, idem, que quando forem dominados tais modelos se tornarão estáveis, no padrão, repetitivos.

Vamos ter livrinhos “Uberização & Blockchain para Dummies”.

Não é o mundo que está volátil, mas a passagem do analógico para o digital. Isso sim.

O mundo vai acabar?

Incerto? Como incerto?

O mundo vai acabar?

É certo que vamos viver, comer, dormir, ir ao banheiro, tudo isso continua certo, bem como vamos produzir produtos e serviços. Nascer e morrer.

Se mudarem isso por causa da engenharia genética vamos nos acostumar com isso também.

Assim, não é um milênio incerto; é apenas desconhecido, pois é novo.

Seria incerto se tivesse por cair um meteoro, aí sim, pois ninguém saberia se iríamos todos, enquanto espécie, morrer.

Repito, de novo, não é incerto; é certo que teremos novo paradigma – isso sim.

Sim, haverá taxa de inovação maior, com a qual vamos nos acostumar rapidinho. Os jovens já nem estranham ter que trocar de celular como de cueca.

Mundo complexo?

Sim MAIS complexo, mas não complexo.

Complexo sempre foi proporcionalmente a cada época, a cada tamanho da população.

Ambíguo?

Que desperta dúvida, incerteza; vago, obscuro, indefinido.

O mundo novo não desperta isso, mas a passagem.

Vejamos como o Vuca é Vuca.

O milênio aumentou a taxa de volatilidade, pois temos mais inovação pela descentralização de mídia e de complexidade pelo aumento demográfico de um para sete bilhões nos últimos 200 anos.

Isso é algo tão certo como a matemática: 1 bilhão demandam 3 bilhões de pratos de comida por dia e 7 bilhões, 21 bilhões.

Isso sim é complexidade certa, que demanda mais volatilidade inovadora, gerando um momento de incerteza e ambiguidade.

E isso é certo: MAIS COMPLEXO E MAIS VOLÁTIL.

Sempre tivemos inovação e complexidade progressiva. Se o Sapiens não inovasse, não estaríamos aqui vucando agora.

Mudanças, de fato, geram incerteza e ambiguidade pois é algo novo, ainda não dominado.

Não é, assim, o milênio que é incerto ou ambíguo, mas a nossa relação com ele.

É apenas novo mundo, com mais gente, que, com a nova mídia, saiu do armário e aumentou taxa de inovação, criando novo modelo administrativo – isso sim a grande novidade.

Entramos no mundo Digital dos 7 bilhões de Sapiens, através da Curadoria, que permite, finalmente, acabar com gerentes e gestores, vide Uber e Blockchain.

Milênio uberizado e com bitcoins para todos os lados me parece muito mais vuca.

O novo mundo, portanto, NÃO é Vuca.

O conceito vuca que é meio vuquinha. [Webinsider]

. . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/09/agora-sou-midia-tambem-e-tenho-que-aprender-a-lidar-com-isso/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/09/05/crise-das-redes-sociais-plataformas-participativas/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/06/novo-modelo-administrativo-tira-a-gestao-do-gerente/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/12/os-taxis-perderam-capacidade-de-serem-regulados-pelo-consumidor/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/05/crise-uber-o-dificil-equilibrio-entre-conceito-e-lucro/

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/04/sobre-o-episodio-1-da-terceira-temporada-de-black-mirror/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/20/a-formacao-individual-no-ensino-do-seculo-21/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/16/ha-um-continente-3-0-e-nao-o-enxergamos/

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *