Novas facilidades nas redes sociais impulsionam Black Friday

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Novidades das redes sociais para a Black Friday

Black Friday nas redes sociaisFaltam poucos dias para a data mais importante do e-commerce mundial e a mais lucrativa no Brasil, segundo a E-bit.

Para que você aproveite bem esta Black Friday e lucre duas vezes mais, é preciso preparar as suas redes sociais.

Porém, é muito fácil se deixar levar e dividir seu tempo entre muitas delas. Concentre-se em duas redes no máximo, aquelas no qual você gerou maior receita e tem comunidades mais engajadas. Provavelmente, elas serão o Facebook e o Instagram.

5 novidades essenciais para suas redes sociais na Black Friday

A maioria das lojas online prepara ofertas para essa data e usa diversos canais para divulgá-las, como e-mail, site e as redes sociais. Porém há certos pontos fundamentais nesta Black Friday que não eram possíveis há um ano e que vale a pena seguir para aumentar as vendas. Veja:

Crie enquetes sobre o que as pessoas gostariam de comprar nesta Black Friday

Recentemente, o Instagram ganhou a função de criar enquete no Stories. Agora, o Facebook também está recebendo a funcionalidade. A rede social liberou para todas as páginas no dia 3/11 um recurso que permite criar pesquisas em formas de GIF.

Basicamente, os usuários criam uma enquete com duas opções e podem escolher gifs ou fotos para ilustrar estas opções. Através deste recurso, é possível ser assertivo nas suas escolhas de ofertas. Trabalhe antecipadamente criando embates entre produtos. Os consumidores adorarão respondê-los!

Para criar uma enquete, basta observar a caixa abaixo do “Escreva algo…”, clicar em “Ver tudo” e depois em “Criar uma enquete”.

Antecipe a divulgação das ofertas escolhidas através de teasers

Uma das técnicas mais eficientes é gerar antecipação pelas redes sociais e educar o consumidor sobre quais ofertas ele verá na sexta e segunda (Cyber Monday).

Aplique também escassez, limitando a oferta até o fim do estoque. Assim, quando a data chegar, a probabilidade de ele ir direto para o seu site será grande, já que a maioria dos sites estará um caos e ficar perambulando pela web poderá fazê-lo perder a sua oferta.

Use o Facebook para esse tipo de divulgação, pois lá você terá mais chances da sua oferta viralizar por compartilhamentos e marcações, além da possibilidade do usuário salvar o post.

Recomendo fortemente colocar uma pequena verba de mídia para impulsionar essas ofertas de forma segmentada por interesses que tenham a ver com o produto e perfil do comprador. Isso ajudará no alcance qualitativo de potenciais compradores.

Crie uma lista de leads através do Instagram Stories

O Instagram Stories é um dos recursos mais fantásticos para criar escassez, pois o seu formato já traz em si a efemeridade necessária. Já é possível fazer anúncios com o objetivo de gerar leads no Instagram Stories, o que o torna ainda mais atrativo para ofertas.

Aproveite esse recurso para fazer um anúncio que traga ofertas exclusivas para quem se registrar pelo Lead Ads. Sugiro usar isso para criar uma lista premium, com ofertas maiores.

Tenha no formulário campos para segmentar as ofertas. Assim, você montará uma lista qualitativa para usar em ofertas realmente imperdíveis. É importante cumprir a promessa e não divulguar em nenhum outro canal as ofertas oferecidas para essa lista.

A parte mais legal é que você poderá usar essa lista para divulgar essas ofertas por e-mail, WhatsApp, remarketing no Instagram e Facebook.

Crie uma campanha de remarketing para as ofertas teaser

Após publicar os posts de antecipação de oferta, programe uma campanha para impactar as pessoas que se interessaram e compartilharam os conteúdos.

O Facebook já permite anúncios para pessoas que tiveram interesse (brand lift) e também que compartilharam algum conteúdo da sua página. Isso é uma excelente notícia certo? Portanto, quando o dia D chegar, relembre as pessoas que se interessaram pelas ofertas, impactando-as novamente com as mesmas ofertas. Isso aumentará muito as chances de conversão.

Não deixe de programar campanhas de remarketing também para quem viu aos posts de vídeo com ofertas (viu mais de 50% do tempo total do vídeo), foi até o site e não comprou, para quem comprou algo, mas não o complemento (Ex.: Comprou o tênis de corrida, mas não um monitor cardíaco).

No dia D faça ao vivo

Você já é familiarizado com o Facebook Live ou Live no Instagram? Segundo o Facebook, os usuários assistem aos vídeos ao-vivo três vezes mais do que os vídeos gravados. Os usuários também comentam dez vezes mais nas Lives. Não há como negar o nível de engajamento e interesse. No entanto, ainda é pouco usado pelas marcas.

Se você fizer uma Live direito, você não terá muita concorrência. Use a mesma técnica de antecipação e divulgue que haverá uma Live exclusiva na sexta a partir de um horário específico para apresentar ofertas-relâmpago.

Comece as Lives pelo menos 10 minutos antes do horário e deixe rodando um contador regressivo na tela. Isso aumentará a audiência para quando a hora exata chegar. Promova a sua Live nesses 10 minutos usando o sistema de anúncios.

Confirme antes de tudo se a sua página já está liberada para impulsionar as Lives. Quer mais uma ideia? Anuncie algum produto que conterá desconto progressivo conforme a audiência da Live cresce. Isso será um belo incentivo para que as pessoas convidem seus amigos para a Live.

Fazendo o básico bem antes de qualquer coisa

Antes de mergulhar nas campanhas e nas dicas, lembre-se de ter em mente algumas ações básicas:

  • Prepare o perfil das suas redes sociais. É sempre bom começar com seus perfis. Coordene suas contas de redes sociais para garantir que todas as fotos de perfil, banners, bios, descrições e links sejam atualizados para anunciar suas landing pages (mobile friendly / responsivas) com promoções da Black Friday e Cyber Monday.
  • Monitore as hashtags. Faça uma pesquisa em tempo real monitorando quem posta com as hashtags #blackfriday e #cybermonday e suas variáveis. Restrinja a pesquisa para o seu target, mercado e região. Assim, você conseguirá ver o que as pessoas estão comprando ou estão interessadas, para poder usar naquela Live ou mesmo anunciar nas suas redes.
  • Monitore os comentários nos posts de ofertas. Ao monitorar os comentários você entenderá o potencial da oferta e quais informações deverá incluir na página do produto ou no próprio anúncio para diminuir ruído, ou seja, aumentar conversões. Responda todas as questões que surgirem, pois isso elevará também a conversão. Muitas vezes os consumidores também mandam Direct via Instagram e Inbox via Facebook com as dúvidas. Esteja preparado para responder rápido.
  • Certifique-se de ter um frete confiável e barato. A pontualidade importa mais do que nunca nesta época do ano. Em diversas pesquisas históricas sobre a Black Friday, quase a totalidade dos participantes disseram que o frete grátis foi o incentivo número um. A maioria também diz que a entrega rápida (entrega na mesma semana) tornaria mais provável a compra.
  • Prepare-se para compradores móveis. Mais e mais pessoas estão usando o celular quando fazem compras online, mas a maioria dos sites continuam com uma péssima experiência para navegação mobile. O uso de smartphones representa mais da metade de todos os acessos às redes sociais, e se você fizer as dicas aqui terá uma grande oportunidade. Portanto, certifique-se de que seu site funcione como esperado em dispositivos móveis.
  • Planeje e execute antecipadamente. Não espere entrar no último minuto com uma campanha na mídia social. Planeje com antecedência, defina objetivos e os KPIs de acompanhamento. Pense que a Black Friday vai além do final de semana, ele começa semanas antes e se estende por pelo menos uma semana depois. Crie e agende seus posts com bastante antecedência, a mLabs pode te ajudar muito nessa tarefa, e você ainda poderá contar com um calendário visual para enxergar como ficará a sua grade de postagens.

Quer dominar essa Black Friday e Cyber Monday? Então use uma plataforma de gestão de redes sociais como a mLabs e seja criativo acima de tudo! Nas mídias sociais, não há nada pior do que um anúncio tradicional que grita “oferta, oferta, oferta”. Mesmo se você tiver uma ótima oferta, lembre-se de que seus concorrentes também terão e gritarão alto nesse período.

Você precisará ser criativo para se destacar nos feeds das pessoas. Se você puder transmitir sua mensagem em vídeo, melhor ainda. Pense em usar humor, enquetes em gif, Live Photos no Facebook, posts em 360 graus, álbuns no Instagram, Stories, catálogos no Facebook, vídeos ao vivo com descontos progressivos conforme as pessoas cumprem algum desafio para você, agrupe produtos para ideias de presentes, associados por quem gosta de algum seriado, por exemplo, e por aí vai.

Esteja inspirado e bons negócios! [Webinsider]

. . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/11/02/como-enfrentar-a-black-friday-sem-sustos/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/10/15/hashtags-nas-redes-sociais-use-mas-nao-abuse/

Rafael Kiso (rafael.kiso@focusnetworks.com.br) é CMO da Focusnetworks

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *