O que deve ser avaliado na decisão sobre a mudança de carreira?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A mudança de carreira é sempre uma etapa arriscada. Por mais que possa parecer algo simples, envolve tempo e dinheiro. E quem deseja fazer essa mudança, deve fazer uma auto avaliação.

Essa avaliação irá ajudar a aprender mais sobre seus interesses, valores relacionados ao trabalho, personalidade e aptidões. Todas essas questões irão ajudar na mudança de carreira. Mas como avaliar isto de forma correta?

Porque mudar de carreira?

Antes de tudo, é necessário pensar a razão da mudança de carreira. Mesmo para quem começou a pouco tempo no mercado de trabalho, não há garantias que a carreira escolhida será a mesma para o resto da sua vida.

Em 2016, uma pesquisa realizada pela Dale Carnegie Training mostrou que 45% dos profissionais entrevistados queriam mudar de carreira em 2017. E segundo a pesquisa, essa vontade de mudança está diretamente relacionada a satisfação.

Ao longo da sua trajetória profissional, podem surgir vários motivos para a mudança de carreira. Insatisfação com a indústria, salário baixo, falta de reconhecimento profissional e muitos outros motivos.

O que deve ser avaliado na mudança de carreira?

É comum querer mudar de ares e a ideia sempre parece emocionante. Mas também é assustadora.  Este passo deve ser feito com cuidado, então veja o que deve ser avaliado na mudança de carreira.

  1. Comece com um motivo

Muitas pessoas sabem que odeiam seus empregos, mas não há nada além disso. Você precisa deixar claro o motivo e o porquê de começar a trabalhar em algo novo.

Caso contrário, você irá parar no mesmo ponto: Em um emprego que odeia. Então, qual o motivo do seu esforço em mudar de carreira?

Pense nas seguintes questões: por que eu quero isso? Por que eu acho que essa nova carreira irá melhorar a minha vida? Quais são as vantagens de mudar? E as desvantagens e riscos?

Ao pensar nos seus motivos, você terá dois caminhos. Pode perceber que as coisas, na verdade, podem não ser tão atraentes quanto você pensou. Ou o caminho se tornará mais fácil e terá mais coragem para segui-lo.

  1. Faça uma pesquisa sobre a área pretendida

Também é importante avaliar e identificar uma indústria que seja forte ou em crescimento. Além disso, é importante que sua próxima área tenha a ver com seus conhecimentos.

Se ainda não tem certeza sobre quais são as áreas mais fáceis para se mudar, procure pessoas que tenham um cargo semelhante ao pretendido. Procure e pesquise bastante antes de tomar a decisão final.

Uma boa dica é se inscrever em blogs e newsletters de sites que tenham a ver com o setor, fazer conexões em grupos e redes sociais, e ir a eventos ou feiras sobre a área, assim você irá aprender mais e conhecer novas pessoas.

  1. Escolha um alvo, não cinco

Ao realizar a mudança de carreira, é comum estar em dúvida sobre qual área migrar. Por isso, é essencial escolher um alvo só. Mudar de carreira já é difícil por si só, e ficar em dividido em diversas áreas não irá ajudar.

A pesquisa acima leva tempo. Agora imagine fazer a mesma pesquisa para várias áreas. Acredite, você irá envelhecer antes do tempo. Mencionando que você precisa mudar seu currículo e perfil profissional, para que estejam alinhados com o setor pretendido.

Faça um favor a si mesmo e baseie sua pesquisa em um mercado só. Se estiver mudando somente de indústria, tente ficar na mesma função – ou seja, se você trabalha com vendas para uma indústria, almeje trabalhos de vendas no setor que está indo.

A mudança de carreira é desafiadora, e não pode ser feita de uma hora para outra. Faça de forma gradativa, avaliando suas possibilidades. Atropelar etapas é prejudicial.

  1. É a hora certa de uma mudança de carreira?

Se você sente que não está trabalhando na área certa, pode ser a hora exata de considerar uma mudança de carreira. No entanto, tire um tempo para ter certeza de que esta escolha é a certa para você e sua família, preparando-se para uma transição mais tranquila o possível.

Algumas questões que podem definir se é a hora da mudança de carreira são:

  • A minha empresa atual oferece condições de crescimento profissional? Sou estimulado o suficiente para conseguir este crescimento?
  • Vou perder mais se sair ou se ficar? Caso tenha família, eles têm recursos de capacidade de acompanhar a mudança?
  • Que tipo de novo emprego eu quero?
  • Quais são as vagas abertas atualmente? O mercado escolhido está acessível.

Todas essas questões irão dar uma resposta definitiva. O maior conselho para quem quer mudar de carreira é ter certeza para onde está indo.

  1. Você tem as habilidades certas para a mudança de carreira?

Mudar de área é bastante difícil, como já citamos acima, mas a principal questão é: Você está pronto para mudar e realizar o trabalho escolhido? As habilidades necessárias do seu atual trabalho podem ser bem diferentes no novo trabalho.

Por exemplo: recepcionistas e gerentes podem compartilhar habilidades e características semelhantes. Eles coordenam assuntos do escritório, se comunicam com clientes e ajudam na organização geral da empresa.

Mas a transição de um trabalho operacional para um cargo mais alto requer habilidades diferentes. Ao fazer a transição de mudança, procure sempre indicadores que ajudam a determinar a melhor habilidade desejada na futura carreira.

Veja também: Carreira profissional multidisciplinar: Os novos desafios do mercado de trabalho

Adquira mais experiência antes de mudar completamente

Independentemente do campo que escolher, você precisa descobrir como fazer essa ponte para a nova carreira. Você fará um estágio? Trabalho voluntário? Trabalho freelance em tempo parcial?

São ótimas formas de começar a fazer a transição, principalmente para quem já está na casa dos 40 anos, onde o mercado se mostra mais resistente. Mostrar confiança e experiência na área é essencial para realizar a mudança de carreira.

A decisão final

Todas as ferramentas do mundo não podem ajudá-lo a tomar a decisão final de ficar ou sair. Esta é uma decisão muito pessoal. Olhe seus prós e contras para ficar e compare-os com os prós e contras para sair.

Mas lembre-se sempre: Quem constrói o caminho para o seu futuro é você mesmo. Se acha que é hora de uma mudança de carreira, siga em frente. O futuro da sua carreira sempre está nas suas mãos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *