Seja qual for a sua estratégia de conteúdo, ter um blog é o ponto inicial para o seu investimento em comunicação. Se você não tem o seu, contrate quem sabe fazer.
Ter um blog ou um site é importante porque a grande maioria das buscas na internet começa no Google.
Você pode ter um canal no YouTube, uma página no Facebook e um perfil no Instagram, mas o blog é um ativo seu, que não depende de algoritmos ou anúncios pagos. É a sede do seu negócio.
Quem tem um blog gasta menos para gerar leads e novos clientes do que quem não tem um blog.
– Ah, mas eu não consigo escrever, não tenho tempo ou aptidão para mexer com isso.
Então procure no mercado quem editar seu conteúdo por você. É possível encontrar qualidade e competência a bom preço. Você só precisa dar as diretrizes e orientações para que seja planejado um material de qualidade e alinhado com a sua estratégia.
Ao produzir textos para o seu blog, considere estas recomendações, que são boas práticas testadas no mercado:
-
- Cada artigo deve estar focado em uma palavra-chave apenas.
- A palavra-chave deverá aparecer em 1% a 1,5% do texto, ou seja, se o texto tiver 1500 palavras, a palavra-chave deverá aparecer no texto no máximo 15 vezes.
- A semântica é importante. Isto significa que deverão utilizar palavras-chave relacionadas à palavra-chave principal e outros termos adjacentes.
- A palavra-chave deverá aparecer no primeiro parágrafo do texto.
- Utilizar subtítulos para separar as ideias ao longo do texto.
- A palavra-chave deverá aparecer no mínimo no primeiro subtítulo. Idealmente em 2 ou mais.
- Apesar destas regras, não escreva como um robô. Seja natural seguindo as boas práticas indicadas.
- Escrever mais de 1500 palavras por artigo e produzir conteúdos profundos e muito bons vai gerar um impacto muito maior a longo prazo.
- Utilize sempre 2-3 imagens otimizadas por artigo, para quebrar um pouco a leitura e tornar o conteúdo mais atrativo.
- Utilize sempre que possível listas com pontos ou números. Facilita bastante a leitura e o Google gosta.
Se você não tem um blog, pense em criar o seu imediatamente.
Se quiser falar conosco sobre blogs e Instagram, fique à vontade. É uma coisa que sabemos fazer.
(61) 99197-8333 ou pelo formulário.
Outra dica: veja o Paulo Faustino no Instagram. Se você usa o Instagram profissionalmente vai apreciar as doses generosas de conteúdo sobre marketing digital que ele entrega. Este texto é inspirado em um post dele. Outrolado_
. . .
O marketing digital pode fazer maravilhas pelos pequenos negócios
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.