O que é ESG?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

ESG é a sigla para Environmental, Social e Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre para o português), que se refere a três áreas principais de responsabilidade e sustentabilidade empresarial: meio ambiente, questões sociais e de direitos humanos, e boa governança corporativa.

Os investidores e analistas financeiros usam essas métricas para avaliar o impacto ambiental e social de uma empresa, além de seu desempenho em questões éticas e de transparência. A boa performance em questões ESG pode ser vista como um fator positivo para a saúde financeira de uma empresa a longo prazo.

Além disso, a preocupação com questões ESG tem crescido em todo o mundo, com muitas empresas se esforçando para melhorar sua performance em questões ambientais, sociais e éticas para atender às expectativas dos investidores, consumidores e da sociedade em geral.

3 Pilares do ESG

O ESG é composto por 3 pilares principais: Meio Ambiente, Social e Governança.

  1. Meio Ambiente: Refere-se às questões ambientais, como emissões de carbono, uso de recursos naturais, poluição e proteção da biodiversidade.
  2. Social: Refere-se às questões sociais, como direitos humanos, diversidade e inclusão, condições de trabalho e relações com as comunidades locais.
  3. Governança: Refere-se às questões de governança corporativa, como transparência, ética, responsabilidade e integridade.

Veja mais detalhes sobre os 3 Pilares do ESG.

Histórico do ESG

A abordagem ESG remonta aos anos 60, quando surgiu o conceito de “negócios responsáveis”, que enfatizava a necessidade de considerar aspectos sociais e ambientais ao lado dos lucros financeiros.

Na década de 1970, o ESG aumentou sua relevância quando grupos ambientalistas começaram a pressionar empresas para agirem de forma mais responsável e sustentável. Nos anos 90, a discussão sobre questões sociais e de direitos humanos se juntou a essa conversa, e a abordagem ESG foi ampliada para incluir uma visão mais abrangente sobre a responsabilidade corporativa.

Em 2002, o Conselho de Investimentos Sustentáveis da União Europeia (European Sustainable Investment Forum, ESIF) foi fundado para promover a integração de questões ESG nas práticas de investimento. Desde então, a ESG se tornou uma área cada vez mais relevante para investidores e empresas, com crescente evidência de que boas práticas ESG estão relacionadas a resultados financeiros positivos a longo prazo.

Eventos relevantes relacionados ao ESG

  • 2005: A United Nations Principles for Responsible Investment (PRI) é lançada, com a finalidade de incentivar investidores a considerarem questões ESG em suas decisões de investimento.
  • 2006: A Sustainalytics, uma empresa de pesquisa de ESG, é fundada.
  • 2007: A Unidade de Investimento Sustentável do Conselho de Institutional Investors publica seus primeiros princípios de investimento responsável.
  • 2007-2008: A crise financeira global mostra a importância da boa governança e transparência empresarial.
  • 2010: O United Nations-supported Principles for Responsible Investment (PRI) lança seu relatório anual pela primeira vez, destacando o crescente interesse em investimentos responsáveis.
  • 2011: A Carbon Disclosure Project (CDP) lança o Índice de Desempenho de Carbono, avaliando as empresas em questões ambientais.
  • 2012: O primeiro fundo de índice de ações ESG é lançado.
  • 2015: O Acordo de Paris sobre mudanças climáticas é assinado por mais de 190 países, colocando a questão das mudanças climáticas no centro da discussão global sobre ESG.
  • 2015: A Convenção das Nações Unidas sobre o Clima (COP21) em Paris é realizada, marcando uma virada na conscientização global sobre as mudanças climáticas e a necessidade de ação urgente.
  • 2016: A Task Force on Climate-related Financial Disclosures é criada, com a finalidade de desenvolver diretrizes para que as empresas forneçam informações financeiras relevantes sobre questões climáticas.
  • 2018: A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, anuncia sua estratégia de “investimento sustentável” e destaca o ESG como uma preocupação central para seus investimentos.
  • 2019: O Conselho de Investimento Institucional publica seu relatório “The Future of ESG Integration in Institutional Investing”.
  • 2020: A pandemia global do Covid-19 acelera o interesse em questões ESG, com muitos investidores procurando empresas resilientes e bem administradas.

ESG e investidores

Um dos principais pontos de destaque na discussão sobre ESG é a relação entre boas práticas ESG e desempenho financeiro. Estudos têm mostrado que empresas com boas práticas ESG tendem a ter uma melhor gestão de riscos e a ser mais resistentes a choques externos. Além disso, uma boa reputação ESG pode ser benéfica para a atração de talentos e para a retenção de clientes e parceiros comerciais.

O ESG também se tornou uma área importante de responsabilidade social para investidores. Muitos investidores estão incorporando questões ESG em suas estratégias de investimento, a fim de maximizar seus retornos financeiros a longo prazo, enquanto apoiam empresas que são responsáveis e sustentáveis. Isso está cada vez mais se tornando uma prática padrão, com crescente evidência de que questões ESG estão relacionadas a resultados financeiros positivos. Com crescente conscientização global sobre questões como mudanças climáticas e direitos humanos, é importante que as empresas e investidores continuem a incorporar questões ESG em suas estratégias e práticas.

Iniciativas e ações ESG

As iniciativas de ESG incluem desde a elaboração de relatórios de sustentabilidade e divulgação de informações financeiras relevantes sobre questões climáticas até a implementação de práticas de gerenciamento de resíduos e uso de energias renováveis. Empresas também estão tomando medidas para garantir condições de trabalho seguras e justas, além de se envolver em práticas de diversidade e inclusão.

Veja mais sobre Iniciativas e Ações Práticas de ESG

Empresas ESG de referência

Algumas das principais empresas que são reconhecidas por suas práticas ESG incluem a Unilever, a Microsoft, a Apple, a Nestlé, a HSBC e a Siemens. Essas empresas são líderes na implementação de práticas ESG e na divulgação de informações relevantes a seus investidores e stakeholders.

Preparamos uma lista mais detalhada de Empresas ESG, com suas Metas e Iniciativas.

Pessoas de referência em ESG

Além de empresas, também há líderes individuais na área de ESG, incluindo o CEO da BlackRock, Larry Fink, que tem sido uma voz proeminente na defesa da importância do ESG para investimentos, e o CEO da Unilever, Alan Jope, que tem liderado a empresa na implementação de práticas sustentáveis e na construção de uma marca responsável.

Veja aqui em mais detalhes as pessoas que são referência em ESG.

Países de referência em ESG

Diversos países, principalmente na Europa, tem se destacado por sua liderança em ações e metas vinculadas com ESG. Algumas delas, diga-se de passagem, bastante agressivas. Se conseguirão cumprir, o tempo dirá, mas a união de uma cultura voltada a ESG, com líderes políticos engajados, e pessoas da sociedade civil e em posições relevantes nas empresas comprometidas, irá mostrar a efetiva força de longo prazo do ESG. [Webinsider]

Empreendedor e co-Founder da Fast Channel e da Vertis. 20 anos de experiência no mercado digital, atuando na tranformação digital do canal de vendas, através de iniciativas e-Commerce B2B e B2C. Participou de alguns dos principais projetos de e-Commerce no Brasil em empresas como Fast Shop, Camicado, Goodyear, Della Via Pneus, Arcelor Mittal, Giuliana Flores, Zelo, Preçolandia, MMartan, Corona dentre outros. Tem muita experiência em inovação, startups, venda online, marketing digital, tecnologia e gestão de equipes multidisciplinares. Mestrado e graduação pela USP, é palestrante, escritor e professor. Contribui com conteúdo em diversos sites, dentre eles E-Commerce Brasil, Universo B2B e Sou ESG

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *