Interesse por ChatGPT só sobe, por metaverso e NFT desce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A Inteligência Artificial generativa tem a capacidade de criar e um potencial evidente

A Inteligência Artificial tem ferramentas e plataformas de código aberto e está acessível a todos, independente de localização ou formação.

 

O ChatGPT, modelo de linguagem da OpenAI, segue firme ampliando uma base sólida de leitores e atrai interesse em todo o mundo. Segundo a plataforma de análise de audiência em tempo real da Taboola, desde o lançamento em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT experimenta crescimento significativo em pageviews e superou outras tendências tecnológicas, como NFTs e o metaverso.

No Brasil, o ChatGPT registrou aumento constante em suas visualizações de página, quase 14 milhões de visualizações nos últimos 90 dias. Somos o segundo país em maior número de pageviews, atrás dos Estados Unidos, com 25 milhões. O Brasil é seguido pela Espanha, que acumula 12 milhões.

Em contraste com o ChatGPT, o metaverso e os NFTs enfrenta um declínio em seu interesse por parte dos consumidores. Durante o mesmo período, o metaverso registrou apenas 51 mil visualizações de página no Brasil nos últimos 90 dias. Os NFTs também viram uma queda de popularidade, com apenas 17 mil visualizações de página no mesmo período.

Com certeza não é um hype

Essas tendências refletem o cenário global. Com um aumento de 325% em leitores em janeiro de 2023, impulsionado por histórias sobre o funcionamento da IA generativa, do Google ao ChatGPT, o modelo de linguagem tem provado ser uma fonte confiável de informações e interação. Além disso, em fevereiro de 2023, o ChatGPT registrou um aumento adicional de 107% em apenas três dias, após o anúncio da Microsoft sobre seu próprio concorrente no Bing.

Desde então, o ChatGPT tem mantido sua popularidade, alcançando mais de 58 milhões de visualizações de página somente no mês de abril. Esse número expressivo reflete a confiança e o interesse crescentes dos leitores nas capacidades avançadas do ChatGPT.

Embora NFTs e o Metaverso continuem a gerar interesse por meio desses eventos pontuais, o ChatGPT estabeleceu-se como uma força contínua no campo da tecnologia e interação por meio de sua capacidade de fornecer informações relevantes e interagir com os usuários de forma significativa.

É importante entender que a Inteligência Artificial generativa, que tem a capacidade de criar, tem um potencial evidente, além de simplesmente reconhecer padrões e fazer previsões com base nesses padrões. O aumento de interesse não vai parar por aí.

Ao gerar novos dados como nunca antes possível, ela deverá revolucionar a criação de conteúdo, design e entretenimento e ser  valiosa em cenários diferentes da criação, como na saúde e no clima, em que os dados reais são difíceis de obter.

A IA generativa tem tudo para, com o tempo, aumentar as capacidades humanas em vários campos. Em comparação, metaverso e NFTs talvez sejam um hype passageiro. [Webinsider]

. . .

Os setores que estão dominando a Web 3

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *