7 estratégias de como atrair mais clientes no e-commerce

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como atrair mais clientes. Pessoa com cartão de crédito mexendo no computador

Para melhorar a performance e a visibilidade do seu e-commerce coloque em prática estas 7 estratégias e atraia mais clientes.

 

O faturamento das vendas online no Brasil teve um aumento de US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o levantamento Latin America 2022. É um dado bastante animador, mas, para vender bem, é importante que a loja virtual tenha visibilidade. Aí surge a questão: como atrair mais clientes no e-commerce?

Isso porque, apesar da mudança de hábito do consumidor que, cada vez mais, faz suas compras pela internet, é necessário que o empreendedor saiba como fazer sua loja se destacar e aparecer para o seu público-alvo.

Se você busca informações de como atrair clientes novos, não deixe de conferir 7 estratégias de e-commerce que vão impulsionar seu site e vendas!

Por que é importante atrair mais clientes para o seu negócio?

Lembra do levantamento que citamos sobre o faturamento do e-commerce no Brasil? O Latin America 2022 também apontou que o país teve a maior fatia (84%) de tráfego da web para varejistas da América Latina.

A partir disso, dá para notar que é essencial ter presença digital, ou seja, vender seus produtos pela internet. No entanto, apesar do ambiente digital ter um grande mercado consumidor, é preciso saber como atrair mais clientes, utilizando estratégias para que o seu e-commerce seja conhecido do público. Afinal, como ele vai saber que sua loja virtual existe e o que ela oferece?

Então, é preciso investir em ações de marketing digital, como fazer seu site estar entre as primeiras posições na página do Google, produzir conteúdos de qualidade, aproveitar o potencial das redes sociais, usar o e-mail marketing, entre outras.

O mais interessante é que, com essas estratégias, você consegue resultados perenes, alcançando mais clientes para o seu site e se tornando autoridade do segmento. Seu e-commerce ganha, portanto, mais visibilidade e você gera valor para sua marca, aumentando os clientes e o faturamento.

Como atrair mais clientes através de 7 estratégias para E-commerce

Como aproveitar o marketing digital para atrair novos clientes? Utilizando as 7 estratégias para e-commerce que listamos abaixo. Elas são dicas que podem ser adaptadas ao contexto da sua empresa, mas carregam o essencial de uma boa abordagem de vendas.

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere a criação de posts para blog, e-books, infográficos e material audiovisual, como vídeos no YouTube, que tenham como foco o nicho da sua loja virtual.

A ideia é trazer respostas para seus clientes em potencial, produzindo artigos com as palavras-chaves mais buscadas pelo público, ou seja, que tenham relação com seus interesses e necessidades.

Os conteúdos podem ser elaborados para diferentes etapas da jornada do cliente, como conteúdos de atração, voltados para o público que ainda está entendendo que tem uma necessidade e, assim, busca informações mais gerais. Tem ainda os conteúdos de consideração, na qual o cliente sabe que tem uma necessidade e busca formas de solucioná-la. Por último, há os conteúdos para a etapa de decisão, na qual a pessoa considera adquirir seu produto.

Por exemplo: imagine um e-commerce que venda óculos de sol infantil. A estratégia de marketing de conteúdo, nesse caso, poderia ser a produção de artigos para o blog do site, com temas, como:

  • Malefícios do sol para a visão do meu filho.
  • Criança pode usar óculos de sol?
  • Benefícios dos óculos escuros para as crianças.
  • melhor modelo de óculos de sol para o público infantil.

Mas, atenção: a escolha dos temas dos artigos não é aleatória. É preciso fazer uma pesquisa das palavras-chaves mais buscadas pelos seus potenciais clientes. Outro ponto é produzir um texto de qualidade, aprofundando o assunto de forma a responder os questionamentos do visitante do seu site.

2. SEO

Falamos sobre o marketing de conteúdo para atrair novos clientes para a sua loja virtual. Saiba que ele faz parte das técnicas de SEO, ou seja, está entre as estratégias para que sua loja virtual tenha um bom ranqueamento na página de busca do Google.

Então, além da produção de conteúdo de qualidade, como os artigos para o blog, é importante pensar em outros detalhes para impulsionar seu e-commerce, como fazer bons títulos, utilizar o link building e aplicar heading tags em títulos e subtítulos para organizar cada conteúdo.

Para ter um bom ranqueamento na página de busca do Google, é importante ainda que seu site tenha um carregamento rápido, não conte com links quebrados e tenha URLs amigáveis.

Com as técnicas de SEO, você consegue um tráfego orgânico, o que indica que os visitantes chegaram no seu site de forma espontânea. Então, não precisa gastar constantemente com anúncios e links patrocinados e ainda consegue resultados duradouros, desde que faça otimizações frequentes em sua loja virtual e conteúdos.

3. SEO para E-commerce

É possível pensar ainda em estratégias específicas de SEO para e-commerce, como otimizar as imagens do seu site e realizar a descrição dos produtos, utilizando as palavras-chave mais buscadas pelo público do seu segmento e com um texto atraente. Nesse ponto, procure criar uma descrição criativa, fugindo do texto pronto do produto enviado pelo fornecedor.

Lembra do exemplo da loja de óculos de sol infantil? A descrição dos óculos não precisa ser meramente técnica, mostrando o material das hastes e das lentes e grau de proteção UV. Você pode fazer um texto mais completo, falando da necessidade de proteger os olhos das crianças, especialmente na praia, e como seu acessório é durável e estiloso.

4. Redes sociais

Além da página do Google, se você quer atrair novos clientes é indispensável que seu e-commerce tenha uma página nas redes sociais. É uma maneira de estar próximo do público, seja para apresentar produtos, tirar dúvidas, receber elogios e críticas. Sem contar que as redes sociais são ótimos canais para promover os conteúdos, como artigos do seu blog ou e-books.

Tem ainda a possibilidade de interação, pois você pode, por exemplo, fazer lives no Instagram e Facebook mostrando o lançamento de um item ou para anunciar uma promoção.

5. Digital PR

Seu e-commerce pode contar ainda com o Digital PR ou relações públicas digital, estratégia voltada para aumentar o tráfego no seu site e fortalecer a reputação da sua loja, consolidando a sua marca na web. Assim, trata-se de um conjunto de ações no ambiente digital, como:

  • Parcerias com blogueiros e influenciadores, mostrando sua marca e produtos.
  • Criação de conteúdo com as tendências ou dicas do seu nicho para oferecer a parceiros e outras mídias.
  • Pesquisas com dados relevantes do seu setor para oferecer para mídias especializadas e destacar sua marca.
  • Gerenciamento das suas redes sociais para se aproximar do público, divulgar conteúdo e ganhar notoriedade na sua área.

6. Guest posts

Aproveite para produzir guest posts, ou seja, artigos para sites relevantes sobre um assunto que esteja relacionado ao seu nicho. É uma maneira de levar informação de qualidade para o público, além de fazer linkagens com conteúdos do seu blog, ampliando a visibilidade.

Apesar de o objetivo da estratégia ser impulsionar o seu e-commerce, não coloque links no guest posts para a página de um produto. O ideal é colocar os links com naturalidade ao longo do texto, direcionando para outros artigos. Assim, o leitor se depara com um conteúdo relevante quando é direcionado para o seu site, o que vai causar uma boa impressão.

7. E-mail marketing

Por último, não abra mão do e-mail marketing. Além do cadastro de consumidores que já compraram na sua loja, você pode conseguir o e-mail das pessoas por meio de formulários para conceder desconto na primeira compra ou para entregar um material informativo, como um e-book.

No e-mail marketing, é possível promover seus conteúdos, anunciar lançamentos, oferecer descontos exclusivos e até aproveitar o canal para parabenizar na data de aniversário, criando uma conexão mais próxima com o cliente.

Como mensurar a eficiência das suas estratégias para E-commerce

Ao adotar estratégias para atrair mais clientes, é importante mensurar os resultados alcançados. Entre os indicadores de desempenho do e-commerce, você pode medir:

  • Taxa de conversão de venda — mostra quantos visitantes acessaram sua loja e fizeram uma compra em um período.
  • Custo de aquisição por cliente (CAC) — aponta quanto sua empresa precisa investir em marketing e vendas para conseguir um novo cliente por um período;
  • ROI — é o retorno sobre investimento, indicando quais os ganhos que você obteve ao investir nas estratégias de marketing em um determinado período.
  • Taxa de rejeição — indica o número de usuários que acessaram o seu site, mas interromperam a navegação, ou seja, que não demonstraram interesse na sua página.

Como a avaliação de clientes pode aumentar suas vendas na loja virtual?

Vale acrescentar uma estratégia importante para conquistar novos clientes para a sua loja virtual: a exposição de avaliação de outros clientes. Com esses relatos, o público tem uma prova real de satisfação de alguém que já comprou o produto, o que pode ser decisivo no momento de concretizar a compra.

Assim, entre as dicas de como atrair mais clientes, está aproveitar o pós-venda para entender a satisfação do cliente e solicitar que ele faça uma avaliação do produto (pedindo, é claro, sua autorização para divulgação). Nesse ponto, é possível deixar o relato anônimo para ter mais chances de contar com a participação da pessoa.

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Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

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