Google Analytics Universal parou, GA4 começou. E agora?

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Google Analytics Universal dálugar ao Google Analytics 4. O que fazer?

Dado que não ajuda a tomar decisão não serve pra nada!

 

Neste 1º de julho ocorreu o fim do Universal Analytics do Google Analytics. O GA é a ferramenta de coleta e análise de dados de visitação de sites mais popular do mundo.

Este primeiro semestre foi dominado pela correria para “migrar” para o GA4, que tem uma forma completamente diferente de funcionar.

O que muda? Em vez de ter relatórios pré-definidos com dados coletados de forma padronizada, agora é preciso configurar quais dados serão coletados e como deverão ser mostrados (é bem mais complexo que isso, mas enfim).

Só que temos problemas bem mais básicos ainda não resolvidos.

A maioria das empresas mal sabe o que precisa medir. Quando sabe, não tem certeza de como usar esses dados. Quando sabe, as informações em geral são subutilizadas.

A discussão, mesmo em grandes organizações, ainda empaca em coisas básicas, como saber qual o Objetivo e ser alcançado e quais serão os Indicadores Chave a ser utilizados.

Qual a pergunta que deve ser respondida? Esse é o Objetivo.

Qual dado me dá essa resposta? Esse é o Indicador Chave.

Em pleno 2023, o mercado ainda não entende bem a importância de disciplinas como CRO, SEO, Dados, UX. Há mais profissionais na área de Mídia dentro das empresas que nessas áreas.

Só que um erro de mídia custa mais que todas essas áreas juntas.

Paradoxal, não?

Eventos de ruptura são oportunidades para repensar os negócios.

A sua empresa já parou para entender quais os Objetivos e Indicadores Chave de sucesso no meio digital?

Se cada pessoa envolvida nisso não souber essas informações, a empresa certamente está rasgando dinheiro e deixando muitas oportunidades na mesa. [Webinsider]

. . .

 

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Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

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