A inteligência artificial me assusta e me sinto obsoleto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Não adianta sentir-se obsoleto. É melhor enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma mais resiliente e adaptativa

Se você se sente desanimado e triste com a possibilidade de ser um profissional obsoleto e prestes a ser considerado inútil, saiba que não está sozinho.  O jeito é aprender e se adaptar.

 

A inteligência artificial é a mais recente revolução humana, ao lado da revolução agrícola, industrial, da eletricidade, da tecnologia da informação e da internet e, assim como as demais, causará um impacto sem precedentes na humanidade.

Profissionais do conhecimento começam a sentir esse impacto do seu uso, não apenas como ferramenta para a realização do trabalho, mas muitas vezes sendo substituídos em suas funções, como é o caso de softwares específicos baseados em IA já amplamente utilizados na área jurídica, médica e de comunicação.

De fato, um estudo da McKinsey de 2017 afirma que cerca de 30% do trabalho realizado por humanos já pode ser substituído por máquinas. Diante esse cenário, pessoas que sentem que seus empregos estão ameaçados pela IA, já começam a desenvolver o que chamo de “Síndrome de Obsolescência Humana” que incluem os seguintes principais sintomas:

  1. Ansiedade e estresse: causados pela percepção de não estar preparado para enfrentar as mudanças tecnológicas no mercado de trabalho.
  2. Desmotivação e desengajamento: gerados pela sensação de que o trabalho pode se tornar obsoleto ou menos valorizado.
  3. Medo do futuro: causado pela incerteza em relação ao futuro profissional e preocupação sobre a capacidade de manter o emprego e seu sustento financeiro.
  4. Falta de perspectiva profissional: gerada pela percepção de que não há oportunidades de crescimento profissional ou alternativas viáveis de emprego afetando a autoestima e a confiança do indivíduo.
  5. Resistência à mudança: dificuldade em adotar novas tecnologias ou a aprender novas habilidades que possam ser relevantes no futuro.

Para prevenir ou lidar com esses sintomas, é essencial que os trabalhadores sejam proativos e tomem medidas para enfrentar as mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela IA.

Nesse sentido, para evitar o desenvolvimento da síndrome, é importante o profissional buscar antecipar tendências, se atualizar, investir em educação, e desenvolver mais flexibilidade e adaptabilidade, por meio do fortalecimento de sua inteligência emocional.

A compreensão das emoções é uma habilidade essencial que ajuda o indivíduo a se relacionar melhor consigo e com os outros, tomar decisões mais acertadas e enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma mais resiliente e adaptativa. [Webinsider]

 

. . .

Não acredite piamente no chatGPT

Não existe inteligência artificial plug and play

Como criar bons posts para redes sociais usando inteligência artificial

Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportamento e autora do livro Inteligência Emocional da teoria à prática.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Acho que o termo ‘se adaptar’ virou um cenário comum. Pelo que tenho estudado de IA do início ao ponto que chegamos hoje, acho que infelizmente não vai ser mais possível a gente se adaptar. E isso vale para as gerações mais novas também. As discussões hoje sobre regulamentação são, essencialmente, pelo risco muito próximo e já bastante real em alguns setores de acabar o emprego como conhecemos. Só que esse tipo de emprego já acabou antes da IA. Com a IA aberta, é meio que uma pá de cal em inúmeros setores e profissionais que não vão ter para onde correr mais, porque vai faltar tempo de vida para se adaptar, que na prática significa reconfigurar o mindset de uma vida inteira.

  2. Olá Juliana
    Você que é especialista em neurociências, vai entender minha linha de raciocínio. Está chegando o momento de nos defrontarmos com o seguinte dilema… – A tecnologia está nos transformando mais “em seres, e menos humanos” No momento em que esses cientistas implementar a programação de I.A. em um humanoide autômato, poderemos vislumbrar o que só assistimos nos filmes. Isso agora está por acontecer !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *