Rebranding do Twitter: achou X boa ideia ou maluquice?

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Você concorda com a ideia de mudar a marca do Twitter?

“Rebranding do Twitter é estratégico, simples e brilhante”, diz especialista em marca, pois indica uma mudança estratégica. Você concorda? Achou a nova marca X uma boa ideia?

 

A marcado passarinho azul agora deu lugar ao XA nova marca do Twitter, agora chamado X, tem causado polêmica e debates digitais desde o seu anúncio, com opiniões diversas. Muita gente ficou surpresa e interpretou a mudança como um equívoco, um tiro no pé – abandonar um nome consagrado e trocá-lo por X, simplesmente.

O próprio Elon Musk, por meio de um tweet, confirmou a mudança de marca do Twitter para X.

Com este anúncio, o logotipo do pássaro do Twitter, que foi sinônimo da plataforma por anos, já foi substituído pela letra “X”, significando uma partida dramática da identidade tradicional da plataforma.

O domínio X.com, que antes estava associado ao empreendimento anterior de Musk, o PayPal, agora redireciona os visitantes para o Twitter.

Recebemos aqui uma opinião, do especialista em marca Luciano Deos, CEO da consultoria de marca e experiência Gad. Para ele, o rebranding está alinhado a uma mudança disruptiva na estratégia de negócio do empresário Elon Musk e deve confirmar o brilhantismo da trajetória de sucesso do empresário.

“Marca é negócio. Quando uma empresa deve mudar uma marca? Quando há uma mudança significativa na estratégia de negócio. Portanto, Elon Musk está deixando muito claro, com esta mudança de marca, que ele está transformando o Twitter em um outro negócio: um super aplicativo no modelo do chinês WeChat, que é uma plataforma de infinitas interações, sejam financeiras, sociais, de ideias, de conteúdo, imagens e vídeos”, diz Luciano Deos.

Outro ponto é que, em termos de escolha de Naming, a mudança faz muito sentido na história e no conjunto de negócios do empresário, que já havia mudado o nome corporativo do Twitter para X Corp no começo do ano.

“Todo empreendedor que se move por seus motivos próprios, mas que, fundamentalmente, é muito arrojado, traz em si a capacidade de fazer movimentos mais disruptivos. E esse é mais um movimento disruptivo de Musk e um alinhamento dessa marca e desse negócio com os outros empreendimentos dele, como o Space X, o carro Tesla Model X e o pioneiro banco digital X.com, rebatizado como PayPal”, comenta Luciano Deos, reforçando que o novo nome também gera um distanciamento da rede criada pela Meta, o Threads.

O terceiro ponto de destaque é que a mudança de uma marca digital é muito diferente da que ocorre em um negócio físico.

“O rollout de mudança de uma marca digital é basicamente apertar um botão. Não é preciso mudar centenas de milhares de lojas, de produtos ou de fábricas. O rebranding é estratégico, simples e brilhante. E muito mais fácil e ‘barato’, já que gera muita mídia espontânea e engajamento, com um custo muito baixo. Podemos ter certeza de que, daqui alguns meses, o X vai estar totalmente incorporado, confirmando que o rebranding foi mais uma iniciativa corajosa e disruptiva de Musk”, completa.

Sim, foi uma medida corajosa e não deixou de ser uma surpresa. Vamos acompanhar os desdobramentos. [Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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