Datas comemorativas são oportunidades para trazer o cliente para perto

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As vantagens das datas comemorativas no e-commerce não se limitam apenas ao crescimento das vendas. São também para promover a marca e atrair novos clientes, criando diferenciais

O objetivo não é apenas fechar um negócio pontual, mas estabelecer um relacionamento em longo prazo com o consumidor. 

 

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal… ao longo do calendário, o varejo ganha fôlego diante das principais datas comemorativas, sobretudo o e-commerce, com sua praticidade para compras de produtos a qualquer hora e em qualquer lugar. A verdade é que o “boom” sazonal se trata de uma oportunidade única para os negócios ampliarem a presença no ambiente digital e alavancarem as vendas.

 O final do ano, por exemplo, é considerado um dos melhores períodos para impulsionar a receita, graças ao 13º salário e o período que vai da Black Friday às festividades natalinas. Inclusive, em se tratando dos eventos mais lucrativos, um estudo feito pelo site de blackjack on-line, Betway, mostra que, nos últimos seis anos, o faturamento do Natal foi três vezes superior ao da Black Friday no e-commerce. Em 2016, o lucro natalino foi de R$ 5,8 bilhões acima do evento de origem americana. No ano passado, a diferença foi menor, de R$ 1,2 bilhão. Já no acumulado de seis anos, o faturamento no Brasil foi de R$ 20,2 bilhões na Black Friday e de R$ 68,6 bilhões no Natal.

Estratégias e planejamento

 As vantagens das datas comemorativas no e-commerce não se limitam apenas ao crescimento das vendas. São também para promover a marca e atrair novos clientes, criando diferenciais. Nesse sentido, além de ações de marketing para a elaboração de campanhas estratégicas e segmentadas e de ferramentas de gestão de clientes, é preciso implementar iniciativas que estejam alinhadas ao planejamento operacional da empresa.

Organização para fidelizar

Para aproveitar adequadamente cada período, a operação deve se organizar com antecedência, cuidando do estoque e, claro, da programação das entregas. Para aqueles que já perceberam o poder do omnichannel, explorar diferentes canais de vendas e oferecer ao cliente a oportunidade de retirar o produto na loja, por exemplo, são estratégias relevantes que podem estreitar a relação.

Análise de dados

Considerando que o objetivo não é apenas fechar um negócio pontual, mas sim estabelecer um relacionamento em longo prazo com o consumidor, ao planejar as ações para as datas comemorativas, é fundamental cuidar de todos os aspectos das estratégias. Por isso, mapear as oportunidades e os desafios que podem ser enfrentados durante todo o ano é mais uma forma de aumentar as vendas e abordar o cliente com uma mensagem mais assertiva. A análise dos históricos de vendas em cada período é essencial para esse planejamento, assim como o monitoramento da concorrência.

Ainda é importante ressaltar que o foco de todas é sempre otimizar a experiência de compra e aproveitar o potencial de cada período, oferecendo boas oportunidades de negócio e, obviamente, investindo na infraestrutura do e-commerce. [Webinsider]

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Avatar de Rodolfo Alves

Rodolfo Alves é VP Business Development and Partner na Corebiz.

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