Quase 70% dos lares brasileiros estão endividados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
todas as regiões brasileiras analisadas apresentaram taxa de endividamento maior do que em 2021

Não é boa notícia para o e-commerce. No primeiro semestre de 2023, 73% dos lares brasileiros precisaram adaptar padrões de compra mensalmente para conseguir pagar as despesas

 

O mais novo relatório anual sobre os gastos domiciliares dos brasileiros Domestic View, da Kantar, especializada em dados, insights e consultoria, mostra que 69% dos lares do País fecharam o ano de 2022 endividados. Segundo dados do primeiro trimestre deste ano, 73% dos brasileiros precisam adaptar padrões de compra mensalmente. Para 33% o salário mal cobre as despesas do mês.

A cesta de bens de consumo massivo (FMCG), composta por alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e cuidados pessoais, ocupou o maior share de gastos do brasileiro: 54%. Os artigos de limpeza, por sua vez, foram os que mais impactaram a renda da população em 2022, com 15% mais gastos médios do que em 2021.

Todas as camadas sociais vêm necessitando gerenciar gastos de alguma maneira. Na classe AB houve um salto de 9,8% em endividamento em um ano. O cenário econômico se mostra mais desafiador entre os jovens. Nos lares com pessoas até 29 anos, a taxa dos que se sentem mais pressionados e com dificuldade para pagar as despesas fixas é de 37%, enquanto nos lares 50+ esse índice cai para 29%.

Além disso, todas as regiões brasileiras analisadas apresentaram taxa de endividamento maior do que em 2021. Na média brasileira, a relação renda x gasto foi de – 21% em 2022, com renda de R$ 1.614 e gasto de R$ 2.042. A Grande São Paulo apresentou a relação mais negativa, com -31%, e o Sul do país foi a região com menor endividamento, de -6%.

Para este ano, com 800 mil famílias incluídas no Bolsa Família, reajuste no valor do salário mínimo, desemprego em queda, número de trabalhadores informais caindo 8% e previsão de inflação menor, o cenário pode ser diferente.

Gastos em pets

O desembolso dos lares com animais de estimação segue em alta, mas com movimentações diferentes em cada classe social.

A classe C, por exemplo, aumentou as despesas com alimentação para pets em detrimento de compra de animais domésticos, acessórios e artigos de higiene. Já a Classe DE gastou mais com despesas veterinárias, acessórios e artigos de higiene e diminuiu gastos com alimento e compra de animais domésticos.

Internet, streaming e TV paga

Os gastos dos brasileiros com internet e streaming de vídeo continuam crescendo, enquanto a contratação de TV paga vem registrando queda desde 2019.

O desembolso com TV por assinatura saiu de 23% em 2021 para 17% no ano passado, para que sobrasse orçamento para o gasto com acesso à internet. Os gastos com streaming de vídeo cresceram 23% entre 2021 e 2022.

Os dados acima fazem parte do estudo DomesticView, realizado com 4.915 domicílios brasileiros, que representam mais de 58 milhões de lares, entre outubro e novembro 2022. [Webinsider]

 . . .

 

Michel Lent, em 2016:

Se cancelar a TV por assinatura ninguém vai notar

 

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *