Bateria do celular perdendo carga? Veja como poupar seu smartphone

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Alguns hábitos podem prejudicar o desempenho da bateria do celular.

Muita gente tem o celular com bateria que perde a carga muito rapidamente. O jeito é usar a energia com mais controle e evitar certos hábitos. E às vezes o problema pode estar no sistema operacional do aparelho.

 

Quem nunca ficou preocupado ao perceber que o celular estava prestes a descarregar? A saúde da bateria realmente preocupa a maioria das pessoas que depende do celular para comunicação e realizar tarefas que envolvem a organização do trabalho e da rotina de casa.

Tatiany Martins, diretora comercial da Pitzi, especializada em seguros para o celular, nos enviou dicas úteis para minimizar o passar do tempo, que leva a bateria a perder parte da sua capacidade. É natural que isso aconteça e o aparelho dure menos tempo. Quase todos enfrentam esse mesmo problema com o decorrer do uso.

Alguns hábitos podem prejudicar o desempenho do dispositivo. Para manter a saúde da bateria em alta, evite estes comportamentos:

Descarregar o celular totalmente ou carregar por muito tempo

As baterias dos smartphones mais modernos são feitas de íons de lítio e, para mantê-las em bom estado, especialistas da área técnica recomendam que o componente não descarregue totalmente e tampouco fique carregando por muito tempo na tomada. Quando está totalmente sem carga, o risco de explosão do aparelho aumenta. Já quando está cheia, o smartphone pode esquentar e reduzir o seu desempenho. Há quem diga que o ideal é usar a bateria entre 40% e 80%.

Entretanto, muita gente defende que deixar o celular carregando durante o uso de um veículo não estraga a bateria. Se fosse assim, os motoristas de Uber e similares estariam em grande dificuldade na condução dos seus veículos!

O desgaste da bateria é um tema controverso, e somente o uso diário poderá dizer ao usuário quais são as reais causas do consumo de carga, podendo ir desde o funcionamento do sistema operacional, ao uso de aplicativos. Ainda na opinião de terceiros, as funções do celular propriamente ditas, tipo GPS, Bluetooth, etc., não provocam desgaste prematuro da carga da bateria e não devem ser desativadas!

Tela no brilho máximo

O consumo da bateria também está muito relacionado ao brilho da tela. Quanto mais intenso, maior o uso da carga. Por isso, reduzi-lo sempre que possível ou utilizar a função de brilho adaptável à luminosidade do ambiente garante mais fôlego ao componente.

GPS sempre ativado

É interessante desativar o GPS quando os aplicativos que necessitam dessa função não estiverem em uso, principlmente se o seu aparelho descarrega rápido, pois ferramentas que utilizam o serviço de localização em tempo real demandam muito consumo da bateria.

Programas em segundo plano

Vários apps têm funções de monitorar ou controlar atividades em segundo plano, ou seja, continuam funcionando mesmo que o celular esteja parado, permitindo, por exemplo, o recebimento de notificações. Portanto, necessitam de mais energia para funcionar. Para amenizar essa questão, os usuários podem recorrer ao modo de economia de bateria, que realiza uma série de mudanças no celular para que a carga dure mais tempo.

Sons e vibrações em excesso

Os sons que o aparelho reproduz, o volume usado para ouvir música e as vibrações a cada notificação também exigem muito da bateria. Nesses casos, as soluções são silenciar o aparelho, e se for o caso, usar fones de ouvido e desativar o modo vibração de determinados aplicativos. [Webinsider]

. . .

Deixe seu celular (e sua conta no banco) mais protegido

 

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *