Neal Hefti, autor de Batman, grande compositor e arranjador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O compositor Neal Hefti, na foto com Frank Sinatra.

Ouça o famoso tema do seriado Batman, uma das obras da carreira de Neal Hefti, compositor, arranjador e músico de Jazz. Ele está com Frank Sinatra, na foto acima.

 

Eu aposto que todo mundo que assistiu o seriado de TV Batman, na década de 1960, se lembra da sua música tema, mas talvez não saiba quem foi o seu compositor: era simplesmente Neal Hefti.

Se alguém não se lembra ou nunca ouviu, ei-la aqui, de um canal do YouTube:

Para ouvir uma versão mais sofisticada, apresentada pela excelente banda de Jazz WDR, basta ver o vídeo a seguir:

Histórico

Neal Hefti, segundo seus historiadores, nasceu de um lar pobre, do qual foi arrimo da família. Mas, já na escola aprendeu a tocar trompete, e com o correr do tempo começou a compor e fazer arranjos cada vez mais sofisticados.

Logo cedo inspirou-se no que ouviu dos grandes trompetistas de Jazz e, por um momento, decidiu-se ser músico para juntar-se a alguma banda. Teve dificuldades como tal, mas no final impressionou os líderes das bandas pela maneira como escrevia arranjos.

Ao longo de sua carreira como compositor e arranjador o seu nome esteve associado a bandas de renome, entre elas a banda de Count Basie. Para mim até hoje, um dos melhores discos do Basie foi “On My Way And Shoutin’ Again”, gravado para a Verve e lançado em 1962, com suas composições em destaque. Durante anos eu tive dificuldade de achar uma cópia remasterizada desta gravação, a que eu finalmente consegui foi prensada no Japão:

Hoje em dia, este disco pode ser facilmente encontrado no streaming. A sua discografia como compositor de músicas de Jazz, porém, é bem mais extensa, inclusive a de discos editados por vários selos.

Trilhas de TV e de filmes

Neal Hefti compôs para cinema, e um desses filmes que até hoje me atrai muito é a comédia “How To Murder Your Wife”, uma farsa protagonizada por Jack Lemmon e a estonteante Virna Lisi.

Mas, sem dúvida, ele somente teve grande notoriedade perante o chamado grande público ao compor a trilha de Batman para a TV, na década de 1960. A propósito, este seriado foi ímpar em alguns aspectos, inovando em roteiros, mas mostrando uma extravagância no tratamento dos personagens, que tornaram o seriado muito mais chegado a uma comédia do que propriamente a da saga do super herói. Talvez tenha isso que o tornou popular entre os que o assistiram.

Embora Neal Hefti tenha sido produtivo para a TV e para o cinema, ambos os trabalhos mesmo assim estão um pouco longe de refletir a sua capacidade como compositor, talvez porque a sua associação com músicos e líderes de bandas de Jazz tenha tido muito mais impacto perante amantes de música.

Neal Hefti nos deixou em 2008, aos 85 anos, por causas não esclarecidas. O seu reconhecimento como compositor e arranjador ficou, entretanto, perenizado e reverenciado por inúmeras figuras, pares que conheceram a sua pessoa, a sua obra, e a sua contribuição ao mundo da música. [Webinsider]

 

. . .

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *