– Meu bem, estão escutando a nossa conversa? – Ah, não liga não, é só a empresa de marketing digital fazendo o serviço dela.
Quantas vezes você já comentou com amigos que do nada recebeu propaganda relacionada ao um assunto que você nunca pesquisou na internet, mas apenas falou sobre?
É coincidência ou o smartphone está ouvindo a conversa? Talvez o smartspeaker. Alexa, você está me ouvindo mais do que deveria? Ou seria a Smart TV?
Smart mesmo.
Para as empresas de marketing seria muito bom direcionar potenciais clientes que estão no momento em suas conversas diárias considerando contratar serviços ou comprar produtos, concorda?
– Estou pensando em comprar um carro financiado.
– Já está na hora de planejar nossa viagem de férias.
Claro que isto não está certo; mais parece um episódio de Black Mirror. O problema é que uma empresa de marketing afirmou que realmente está grampeando telefones e alto-falantes inteligentes para direcionar anúncios.
A equipe de marketing do gigante da mídia Cox Media Group (CMG) nos Estados Unidos diz ter a capacidade de ouvir as conversas ambientais dos consumidores por meio de microfones embutidos em smartphones, smart TVs e outros dispositivos para coletar dados e usá-los para direcionar anúncios. Foi o que publicação 404 Media entendeu, a partir de uma análise de materiais de marketing da CMG e de detalhes de uma proposta apresentada a um profissional de marketing externo.
Veja esta imagem, tirada do site da CMG:
Active listening
A CMG afirma que a capacidade chamada de “Active Listening” pode identificar clientes em potencial “com base em conversas casuais em tempo real”. Neste caso seria aquilo que uma grande parte do público acreditou durante anos – que os smartphones ouvem as pessoas para direcionar anúncios – pode finalmente ser uma realidade em determinadas situações.
Até agora não havia evidências de que tal capacidade realmente existisse ou funcionasse, mas é um mito plausível devido à sofisticação de outros métodos de rastreamento de anúncios.
Não está imediatamente claro se o recurso que o CMG anuncia e afirma que funciona está sendo usado em dispositivos no mercado hoje, mas a empresa observa que é “uma técnica de marketing adequada para o futuro, disponível hoje.”
Vai chegar o dia, se é que já não chegou, em que teremos de ter muito cuidado com o que falamos dentro de casa e até fora dela. [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.