A IA vai criar um mundo de espionagem absoluta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A espionagem absoluta era limitada pela necessidade de mão-de-obra humana. A IA vai mudar tudo isso.

Estamos prestes a entrar na era da espionagem em massa. A vigilância tornou-se o modelo de negócios da Internet e não há nenhuma maneira de fugir disso.

 

Em artigo para a Slate, o renomado especialista em segurança digital Bruce Schneier alerta: a Internet permitiu a vigilância em massa. A inteligência artificial vai criar uma era de espionagem em massa.

Sistemas de vigilância que eram caros e demorados se tornaram baratíssimos e corriqueiros graças à internet. Hoje nossos telefones rastreiam nossas localizações. Cartões de crédito rastreiam nossas compras. Os apps rastreiam uma grande variedade de atividades pessoais e os e-readers sabem o que lemos.

Os computadores recolhem dados sobre o que fazemos neles e, à medida que o armazenamento e o processamento se tornam mais baratos, esses dados são cada vez mais guardados e utilizados. O que era manual e individual tornou-se volumoso e massivo. A vigilância tornou-se o modelo de negócios da Internet e não há nenhuma maneira de fugir disso.

A espionagem é outra categoria. Há muito tempo é possível grampear o telefone de alguém ou colocar uma escuta em sua casa e/ou carro, mas essas coisas ainda exigem que alguém ouça e dê sentido às conversas. Empresas de spyware como o NSO Group ajudam o governo a invadir os telefones das pessoas, mas alguém ainda precisa analisar todas as conversas.

E governos como a China podiam censurar publicações nas redes sociais com base em palavras ou frases específicas, mas isso era grosseiro e fácil de contornar. A espionagem era limitada pela necessidade de mão-de-obra humana. A IA vai mudar tudo isso.

Resume e sintetiza

Uma das maiores habilidades da inteligência artificial é produzir resumos e sínteses. Faça uma reunião de uma hora e a IA produz um resumo de uma página do que foi dito. Peça para pesquisar milhões de conversas e organizá-las por tópico, e ela fará isso. A IA ainda comete erros grosseiros, mas ao contrário dos humanos, as ferramentas de IA podem ser replicadas aos milhões e estão melhorando em taxas surpreendentes.

Eles ficarão melhores no próximo ano e ainda melhores no ano seguinte. Estamos prestes a entrar na era da espionagem em massa.

Como todos os dados são salvos, a vigilância em massa permite que as pessoas conduzam a vigilância retrocedendo no tempo, e mesmo sem saber quem especificamente você deseja atingir.

Big Brother inclusive no passado

A espionagem em massa mudará a natureza da espionagem. Todos os dados serão salvos.Diga-me onde essa pessoa estava no ano passado. Liste todos os sedãs vermelhos que passaram por esta estrada no mês passado. Liste todas as pessoas que compraram todos os ingredientes para uma bomba de panela de pressão no ano passado.

Encontre-me todos os pares de telefones que se aproximaram, desligaram-se e ligaram-se novamente uma hora depois, afastando-se um do outro (sinal de uma reunião secreta).

Da mesma forma, a espionagem em massa mudará a natureza da espionagem. Todos os dados serão salvos.

Tudo será pesquisável e compreensível em massa. Diga-me quem falou sobre um determinado tópico no mês passado e como as discussões sobre esse tópico evoluíram. A pessoa X fez alguma coisa; verifique se alguém lhes disse para fazer isso.

Encontre todos que estão planejando um crime, espalhando um boato ou planejando participar de um protesto político.

Isso servirá para combater o crime? É uma grande possibilidade. Mas servirá também para erradicar qualquer noção de privacidade e individualidade, em um momento onde democracias são cada vez mais uma minoria no mundo. [Webinsider]

. . . .

 

Estamos quase chegando ao Neuromancer

A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não

 

A inteligência artificial me assusta e me sinto obsoleto

Admirável Mundo Novo e 1984 se encontram

Cyberpunk reloaded: por uma ficção científica anticolonialista

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *