Três filmes de James Cameron foram agora restaurados e remasterizados para Blu-Ray 4, com tratamento Dolby Vision e Dolby Atmos. The Abyss havia sido saído em DVD THX, mas em formato 4:3 de baixa qualidade.
Depois de décadas, lançado pela Fox em DVD “Special Edition”, e sem nunca ter tido uma versão restaurada em Blu-Ray, o filme de James Cameron The Abyss (no Brasil, O Segredo do Abismo) foi finalmente lançado, só que em Blu-Ray 4K, de alta qualidade de som e imagem, ao contrário da sua edição em DVD, que de “Special” não tinha nada. Aliás, foi por causa de lançamentos como este, é que o logo THX passou a ser sinônimo de discos DVD de qualidade duvidosa!
Abaixo, se vê na figura, a estampa surrada do DVD da minha coleção, onde se lê as especificações “THX, For superior sound and picture quality”!
Mas, na época daquele lançamento, o formato de filmes em DVD já tinha adotado o padrão de transcrição anamórfico, que aumentava a resolução do filme ao ser reproduzido em telas de TV 16:9 (ou 1.78:1, se quiserem). A transcrição do filme para vídeo 4:3 de “qualidade” era usada nos Laserdiscs classificados como “Widescreen”, com as tradicionais barras para filmes Panavision em cima e em baixo. Quando esta imagem 4:3 era exibida em uma tela 16:9 uma miríade de artefatos aparecia na tela, um desastre incorrigível, o que aborreceu e muito a comunidade de colecionadores, presente nos fóruns.
A transcrição em DVD deste filme foi um desserviço não só aos colecionadores quanto principalmente aos fãs, que queriam ver o filme dentro de casa. E estranhamente, o filme nunca saiu em Blu-Ray, sem que se soubesse por quê.
Acontece que, em 2012, a Lucasfilm foi comprada pelos estúdios Disney, e foi este o responsável pela restauração de 3 filmes de James Cameron, a saber, The Abyss, True Lies e Aliens. Somente este último foi lançado em Blu-Ray. True Lies saiu em DVD no Brasil e não na América, gerando muitas reclamações dos consumidores de lá. Existe um edição Blu-Ray sim, mas não americana, sinceramente não vale a pena.
Agora, todos os três filmes foram lançados em Blu-Ray 4K, com direito ao tratamento da imagem com Dolby Vision e uma trilha aprimorada e remixada para Dolby Atmos.
A saga de James Cameron
O cineasta ficou conhecido entre os cinéfilos como aquele que tinha hábito de filmar no formato Super 35. Mas, no caso de The Abyss, como o número de efeitos especiais era enorme, ele usou também fotograma em Super Panavision (negativo de 65 mm) e VistaVision.
Os detalhes da produção do filme lançado nos cinemas em 1989 já foram extensivamente comentados por ele, em edições de home vídeo. A filmagem dentro d’água parece ter sido uma obsessão do cineasta, a tal ponto que ele entrou na água para dirigir o filme. Algo semelhante aconteceu quando ele rodou Titanic, anos depois.
O risco na filmagem, com os atores dentro d’água, eram evidentes, e vários deles disseram que ficaram realmente assustados em várias cenas.
Digno de nota, é a presença constante do ator Michael Biehn nos filmes de Cameron. Que eu me lembre, aqui foi a primeira vez que o ator personificou um vilão, desta vez, um psicopata paranoide, obcecado em lançar um míssil nuclear contra os russos.
O filme teve diferentes versões, com cortes propositais para lançamentos fora dos Estados Unidos. A versão de cinema dura 2 horas e 20 minutos, mas depois de terem retiradas muitas cenas. A versão do diretor, sem os cortes, pode agora ser vista no novo Blu-Ray, com 2 horas e 50 minutos aproximadamente.
Ao receber esta edição em 4K, eu fui direto para a versão do diretor, e a minha impressão foi a melhor possível. Há tempos que eu não via o filme, mas nem por isso tive dificuldade em perceber o que eu nunca havia visto antes.
A versão especial foi restaurada antes da remasterização. Eu li críticas na Internet sobre a “limpeza” dos fotogramas, a meu ver erradas. A imagem é de muito boa qualidade, um primor perto da antiga imagem 4:3 do DVD. O som Dolby Atmos é exemplar: a ambiência nas cenas debaixo da água transforma a audição em uma atmosfera realmente imersiva (sem trocadilho) para quem assiste. Os canais surround do fundo da sala são bastante usados. É, então, como se a gente estivesse assistindo um filme novo!
The Abyss é um filme com intenso fundo moralista e antiguerra, ao reclamar da obsessão de suposta defesa, tipo segurança nacional, por parte dos militares, iniciando uma beligerância nuclear. No enredo, são os alienígenas quem dão a merecida lição de moral. As cenas estendidas colaboram muito para este entendimento, e por isso eu acho que a versão especial, apesar de mais longa, merece a preferência de qualquer cinéfilo.
Como cinema de alta tecnologia, o filme ficou para trás, devido aos avanços das interfaces gráficas e das estações de trabalho usadas para filme com efeitos especiais. James Cameron teve com este filme um confesso aprendizado, que iria usá-lo em Titanic, Avatar, etc. Creio que valeu a pena! [Webinsider]
. . .
Paulo Roberto Elias
Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.