Como fazer marketing de conteúdo errado

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Como fazer marketing de conteudo errado

90% das empresas rasgam dinheiro com marketing de conteúdo errado e esses são os 3 motivos.

 

Converso com executivos de grandes empresas e tenho ouvido relatos como esse: “Rez, invisto pesado em conteúdo, mas não tenho nenhum resultado. Conteúdo não funciona mais para o meu mercado”.

No entanto, em uma avaliação breve dos concorrentes, quase sempre vejo um ou mais deles que conseguem desempenhar bem com conteúdo. Ou seja, o conteúdo dá sim resultado, desde que seja orientado para a jornada de compra com o objetivo de ajudar o cliente a comprar.

É impressionante como há empresas que se esforçam para não vender.

Praticamente todo mundo que se queixa de não ter resultado com conteúdo sofre de um desses 3 problemas:

  • Usa “plataformas de conteúdo”, nas quais uma empresa intermediadora subcontrata redatores freelancers para escrever textos isolados.
  • Cria conteúdo sem estratégia, olhando para palavras-chave isoladas em vez de olhar para a jornada de compra completa
  • Insistem na criação de prompts para gerar conteúdo com IA, acreditando que a máquina vai “aprender sobre a persona” e uma hora o conteúdo ficará bom

Mas por que isso é um problema?

Conteúdo precisa de uma estratégia aprofundada vinculada aos objetivos de negócio da empresa. Essa estratégia é que vai direcionar toda a criação. O conteúdo é só o resultado final e visível de algo bem maior. Caso contrário, seu time vai criar conteúdo para tentar viralizar ou vai para vários lados na esperança de acertar em algum lugar.

A camada mais visível e simples da GenIA é gerar texto escrito. Mas produzir conteúdo orientado para uma jornada, dentro de um contexto e com objetivos claros definitivamente não é algo que possa ser feito com eficiência usando IA.

É só olhar a inundação de conteúdo genérico no LinkedIn para comprovar essa visão.

Por último, o problema que comentei primeiro: fuja das “plataformas de conteúdo” do mercado. Você até pode conseguir volume, mas não vai ter consistência nenhuma.

Tom de voz da marca? Pode esquecer…

Também se prepare para rotatividade de redatores, de profissionais que atendem a sua conta, ciclos intermináveis de ajustes, reajustes, revisões e aprovações. Tudo o que resta é conteúdo raso e dor de cabeça.

O resultado de tudo isso é muito investimento e nenhum retorno.

A verdade é que conteúdo continua dando muito retorno. Mas é preciso saber fazer.

Tem muita gente fazendo conteúdo ruim no mercado e isso leva a dois caminhos:

  • A internet está inundada de conteúdo ruim.
  • Quem faz conteúdo bom de verdade se destaca, não pelo volume, mas pela consistência.

 

Se você não está na segunda opção, é bem provável que esteja na primeira.

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Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

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