Os fatores que levam a mais citações geradas por IA

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Citações geradas por IA segue SEO

Ao contrário do que tem sido dito amplamente no mercado, os fundamentos essenciais de SEO são também os mais relevantes para o universo de consideração da IA.

 

A dúvida do ano: como aparecer na IA? Uma análise de dados do Rankscale AI de quase 8.000 citações de IA em 57 consultas trouxe respostas.

A dúvida do ano: como aparecer na IA?

Uma análise de dados do Rankscale AI de quase 8.000 citações de IA em 57 consultas trouxe respostas.

Cada consulta foi efetuada diversas vezes nos quatro principais mecanismos de IA: ChatGPT, Gemini, Perplexity e Google AI Overview.

Quais os principais fatores encontrados nesses dados que levaram a mais citações na IA?

  • Presença ostensiva na web.
  • Visibilidade nos resultados de pesquisa (bons rankings no Google).
  • Conteúdo amplamente distribuído em vários tipos de fontes: sites, blogs, notícias, Wikipedia e reviews.

Para deixar clara a correlação causa e o efeito: uma forte presença em pesquisas orgânicas e ampla visibilidade na web levam a citações de IA.

Em resumo: você precisa criar e distribuir conteúdo em mais lugares.

Os mecanismos de IA como o AI Overview e Gemini geralmente usam os melhores resultados de busca como fonte principal para gerar respostas. Ou seja: rankear bem equivale a ser mais citado pelas IAs do Google.

Se sua marca tiver bons rankings nas buscas devido a fundamentos de SEO (conteúdo de qualidade, autoridade de marca, links e sinais de EEAT), é mais provável que ela seja considerada no conjunto de critérios da IA.

O Google enfatiza a qualidade da fonte (EEAT) para citações de IA. Marcas que aparecem em fontes como jornais, sites famosos, comparativos e na Wikipedia obtém mais citações.

Recomendações de SEO para maior visibilidade na IA

Apareça em sites famosos: listas, análises e artigos de alta qualidade em blogs e veículos de imprensa, eles são as principais fontes de citação para todos os modelos de IA. Portanto, invista em Digital PR.

Construa sua autoridade de marca: garanta um verbete na Wikipédia e o Knowledge Graph do Google. Isso reforça a credibilidade, inclusive para o ChatGPT.

Crie conteúdo de alta qualidade no seu canal proprietário: seu site é seu Hub de Conteúdo oficial. Um blog cria autoridade, permite abordar diversos tópicos e provê muito material para a IA se basear. Esta é uma tática fundamental para a visibilidade no Google AIO e no ChatGPT.

Amplie os sinais de EEAT: seja percebido como autoridade reconhecida no seu segmento de mercado ou no seu nicho.

Busque hubs confiáveis ​​específicos do setor: identifique os sites de especialistas mais procurados no seu mercado. O Perplexity dá muito peso a esse tipo de site.

Diversifique sua presença na web: busque um ecossistema equilibrado de menções – conteúdo confiável em seu próprio site e recomendações em plataformas de terceiros.

Participe de comunidades relevantes: o Google tem dado peso desproporcional a fóruns como Reddit e Quora. Estar presente ali via UGC é importante. É difícil, mas pode ajudar.

Ao contrário do que tem sido dito amplamente no mercado, os fundamentos essenciais de SEO são também os mais relevantes para o universo de consideração da IA, conforme os dados provam.

E o aprendizado mais importante: quanto mais conteúdo relevante você produzir, mais resultados você obterá na IA. [Webinsider]

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Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

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