Cada vez mais a clareza e a organização das documentações são importantes para um bom arquiteto da informação.
Mais do que a construção de um protótipo bem feito, é necessário documentar como se organiza a estrutura por trás das telas.
E, com a cultura do hiperlink, é impensável criar um site sem considerar tags ou assuntos relacionados, mesmo que não façam parte do front-end.
Portanto, a forma como é feita a indexação de conteúdo é decisiva na hora de apresentar uma busca eficiente e exibir sugestões de conteúdos que realmente façam sentido.
A premissa básica é definir hierarquias aos agrupamentos de palavras-chave.
Ou seja, quais seriam os grupos de palavras-chave que não podem faltar ao indexar um conteúdo?
E quais seriam os grupos de keywords que poderiam ser complementares?
Campos de preenchimento
Para facilitar a sua gestão de acompanhamento do projeto, insira campos de preenchimento no seu site administrativo.
Vai facilitar a vida de quem vai inserir o conteúdo e garantir que o processo que você imaginou seja realmente implementado.
E, se caso o seu administrador de conteúdo não seja um redator com experiência em textos, semântica e construção de conteúdo, as keywords já devem vir definidas.
Cabe a você montar um modelo padrão de inserção de conteúdo para ele. Daí a importância de um arquiteto da informação ter uma boa experiência em editoração.
Mas como escolher esse grupo de palavras-chave prioritárias? Olhando para a própria categorização que você criou.
Para facilitar, aqui estão alguns exemplos de keywords que devem ser prioritárias:
- Nome da categoria a que o texto pertence.
- Tipo de conteúdo.
- Palavra-chave (ou palavras) que melhor define o contexto do conteúdo.
- Palavra-chave (ou palavras) que melhor define o contexto de uso do conteúdo.
Então, dê sequência com as keywords complementares.
Agora, quando o assunto é assunto relacionado, você deve dizer qual vai ser a regra: dentre as keywords prioritárias, quais grupos convergem o conteúdo em assunto relacionado.
Essa dica serve para quem trabalha com arquitetura da informação e também para quem tem um blog e quer saber como melhorar a busca dos seus próprios conteúdos.
Organizando ainda melhor a sua base de arquivos no sistema melhora a busca e até o SEO do site. [Webinsider]
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Melina Alves
Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.
3 respostas
O primeiro objetivo do SEO é gerar conteúdo com grande usabilidade (para o usuário humano), o que consequentemente melhora o ranking de buscas.
Abordo bastante esta questão no meu livro Blogs Lucrativos, que está disponível aqui: http://bit.ly/livroblogs
O livro mostra muitas dicas práticas para melhorar a indexação e o posicionamento nas buscas.
Obrigada, Erik. Dei uma passada por lá e deixei um comentário. Belo conteúdo no link indicado.
Abraços!
Olá Melina,
Ótimo assunto, com certeza a construção de uma Estratégia para a WEB se inicia na estruturação do site, é nele que está o fundamento de todo o resto a ser feito posteirormente.
Veja nesse artigo tem um guia completo de SEO para Otimização On-Page de um Site:
http://www.publicitariovirtual.com.br/curso-de-seo-otimizacao-on-page/
Grande Abraço