Natal e fim de ano, lojas e revendas se preparam para a sempre alta movimentação. A aposta do mercado é que tenhamos o Natal mais conectado até agora. Para vendas, não estamos falando mais de conexão para um único computador, mas de um computador individual para cada integrante da família.
Dentro de uma loja que ofereça tecnologia, o maior ator das negociações é o atendimento especializado.
Assumindo que tecnologia ainda é um produto que desafia o conhecimento do consumidor e o instiga a desvendá-lo, o atendimento especializado é uma consultoria para oferecer as melhores soluções de acordo com o perfil de cada cliente atendido.
Diferentes consumidores esperam distintas experiências de um computador ou de um acessório de informática, e é neste ponto que os estabelecimentos comerciais – revendas, integradores e varejistas – precisam se preparar para atuar como o melhor amigo do cliente, alinhando as necessidades dele às expectativas de compra.
E quem está na comissão de frente deste comércio – vendedores e promotores – precisam ser capacitados com treinamentos sobre as características do produto, como oferecê-lo e como preparar a loja para receber os convidados ilustres da festa.
Para preparar o seu estabelecimento para o aumento das vendas, algumas dicas são preciosas em relação ao gerenciamento dos funcionários, do atendimento, do estoque e das fachadas. O mais importante é dar atenção a estes itens em harmonia, já que não é interessante ter uma fachada bastante atrativa e não contar com os produtos em estoque.
É importante usar a experiência de natais anteriores e as expectativas traçadas para o próximo, de modo a conciliar qualidade de atendimento, atratividade, preço, produtos e serviços, tirando desta época o melhor rendimento do ano:
1. Prepare a equipe tecnicamente para que possam oferecer as melhores soluções de acordo com as expectativas dos clientes. Tão importante quanto o preparo técnico, é a capacitação dos funcionários em noções de marketing e vendas. O atendimento é um grande influenciador de decisão do consumidor, por isso, vendedores e promotores sorrindo é um grande atrativo.
2. Lembre-se: volume não é diretamente proporcional à lucratividade. Dependendo do produto que você oferece, ao vender dez unidades, você pode obter a mesma lucratividade ou até mais, caso venda mil de um produto de valor médio menor.
3. Mantenha um estoque maior no período, compatível com a previsão de vendas. Para isto, atente-se às previsões e tendências do mercado.
4. É o momento de ser mais criativo nas vendas, no relacionamento com os clientes, na exploração das técnicas de marketing e de merchandising, nas propagandas e promoções.
5. Pense em opções de “mix” de produtos conforme os itens mais procurados. Esteja preparado para atender a todos os perfis de consumidores e maximize suas vendas.
6. Atualize o site com todas as novidades e promoções natalinas. O comércio online está em pleno crescimento.
7. Lembre-se de reforçar a equipe e prever a logística. Maior demanda exige mais mãos e maior agilidade na expedição.
8. Crie diferenciais nas formas de pagamento de seu estabelecimento. A opção de parcelamento é um grande atrativo e descontos costumam fidelizar a clientela.
9. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis junto aos fornecedores. Todo cuidado para não comprometer o seu capital de giro.
10. Último item, não menos importante: pergunte ao seu cliente se a venda foi feita de maneira correta e se ele está satisfeito. Cliente satisfeito garante uma possível próxima venda ou no mínimo vai ter a sua loja na mente quando pensar em comprar novamente.
Prepare-se para muito trabalho e sucesso de vendas. O momento é ótimo para aumentar a sua clientela e aproveitar todas as oportunidades de negócios. [Webinsider]
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