Quando um consumidor consegue encontrar o produto que deseja, com preço que considera justo, a venda está praticamente realizada. Porém para aquelas lojas online onde se faz necessário selecionar a forma de entrega e o valor correspondente, está criada uma barreira que normalmente veta metade da possibilidade da concretização da venda.
Muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas para não ter que arcar com o custo do frete ou procurar outros estabelecimentos que ofereçam a entrega gratuita.
Com a entrada da classe D e E no grupo de possíveis compradores de produtos em loja virtuais, o valor da entrega por muitas vezes chega a ser 20% do valor de pedido baixos, quando todo centavo conta na hora de finalizar o pedido.
Ao criar formas para que os consumidores não se preocupem com o valor da entrega no momento de finalizar o processo de compra, automaticamente estamos extinguindo uma barreira e criando um diferencial positivo e estimulante para alavancar mais vendas.
A forma de entrega gratuita é um fator decisivo para conclusão de vendas, logo se faz necessário amplificar esse fator.
Um estudo realizado pela Compete Online Shopper traz algumas informações sobre o que pensam os consumidores de uma forma geral sobre a entrega:
- 93% dos consultados sinalizaram que frete gratuito incentiva a compra online;
- 67% dos consumidores afirmam comprar os produtos em loja física para economizar o frete;
- Custo elevado de frete foi apontando como uma das principais razões pela insatisfação da experiência de compra.
Uma forma interessante é criar parcerias com fornecedores para que estes subsidiem parte do frete, ou ainda de alguma forma o próprio lojista subsidiar por completo o frete, visto que exponencialmente suas vendas devem crescer, criando assim um lucro maior ao final do processo, que irá cobrir os gastos com as entregas.
Em última instância, tente praticar o menor frete possível e ou ainda um valor fixo, porque dessa forma poderemos sinalizar o valor da entrega antes mesmo da intenção de compra ser iniciada, criando assim um facilitador mental para o consumidor. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
4 respostas
Negociar sem cobrar o frete é prejuízo para o comerciante, arcar com este custo, não vira, fica como trocar figurinhas ou até mesmo não ter lucro.
Se os custos do frete são altos, devem reclamar para os transportadores, o comerciante não é obrigado a arcar com o frete.
Eu tenho uma empresa e vendo mercadorias e o frete é sim cobrado, exceto se o cliente vai retirar na empresa ou estiver bem perto, com isso, realizará a entrega em mãos, sem o intermédio dos Correios, Transportadora.
A exemplo do primeiro comentário, tbém deixei de fazer algumas compras nacionais por conta do frete encarecer ao ponto absurdo. Entretanto tenho comprado itens estrangeiros, sempre com free shipping!! Como e pq isso acontece? Infelizmente sou ignorante qto a essas informações.Taí algo a ser falado.
Até acho interessante o valor do frete ser gratuito, mas o problema é que os bons serviços são caros. Existem muitas empresas transportadoras que cobram barato, mas o serviço e cuidado com as mercadorias não são nada confiaveis. Empresas como DHL, Fedex, UPS encarece muito o valor final da mercadoria e os Correios que é o mais utilizado ainda não tem um serviço intermediário de entrega entre uma expressa e uma mais lenta para poder baratear o custo. Ou vc paga o Sedex que e o servico mais caro ou paga a encomenda simples que o mais barato e bem mais demorado. Diferente que nem estados unidos onde vc tem varias opcoes de frete, gratuito geralmente em 5-10 dias, 3 dias, 2 dia e dia seguinte.
Já deixei de fazer uma compra de R$ 40,00 por o valor do frete ser maior que o do produto. E foi na Americanas.com…