Se fosse preciso escolher uma única ferramenta indispensável para planejar propaganda, você já se perguntou qual seria? Qual é a última ferramenta da qual você abriria mão para continuar fazendo seu trabalho?
É um exercício interessante pensar sobre o assunto, pois frequentemente inúmeras novas ferramentas para prever tendências e o comportamento das pessoas, pesquisas, dados e “métodos infalíveis” de envolvidos no processo de planejamento de propaganda acabam interferindo na essência do trabalho do planejador e comprometendo a eficácia de muitas campanhas.
Essencialmente o trabalho do planejador é inspirar. Inspirar a si mesmo, em primeiro lugar e ao time envolvido no processo para achar perguntas, respostas e caminhos que vão nortear a propaganda até o seu destino final de conquistar o consumidor.
A inspiração pode vir de infinitas fontes e insights, desde o relatório completo da pesquisa em profundidade até o comentário da vovó
Embora não sejam sinônimos, inspiração e transpiração guardam uma relação de proporcionalidade, em que quanto maior for a sua capacidade de observar os problemas de diferentes ângulos e abordagens e depurar toda informação desnecessária, maior a probabilidade de obter melhores resultados finais após todo processo de transpiração.
Afinal, inspiração e bom senso precisam andar juntos na propaganda. E embora a inspiração possa ter várias fontes, o bom senso exige ser cultivado briefing a briefing, job a job.
Pense nisso. [Webinsider]
Carlos Espírito Santo
Carlos Espírito Santo (@espiritosanto) é gerente de marketing digital na Agência Traço.
Uma resposta
Excelente post, concordo plenamente.