Confira alguns elementos que imaginamos ser convenientes para que um possível consumidor sinta-se confortável para continuar explorando a loja virtual a partir da página inicial.
Elementos essenciais
- Caixa de busca: é extremamente vital para auxiliar o cliente a localizar rapidamente o produto procurado.
- Minha conta/logar: para os clientes poderem facilmente checar a situação dos pedidos.
- Número de telefone: sendo bem visível, transmite tranquilidade para o consumidor.
- Formas de contato: os clientes devem ser capazes de encontrar facilmente essas informações. E não deveria constar somente no rodapé e também um atalho no cabeçalho.
- Logotipo: é através dele que será possível identificar a loja e ainda um atalho rápido em qualquer página para voltar para a página inicial.
- Newsletters: permitir uma forma rápida de inscrição e remoção da inscrição para seus clientes receberem promoções e ofertas especiais.
- Barra de navegação superior: porque todos estão acostumados com essa localização.
- Resumo carrinho: a maioria dos clientes já espera que esse elemento esteja na parte superior direita da página, um símbolo de carrinho ou cesta de compra poderá auxiliar na localização.
- Slogan: não é algo que todo lojista utiliza, porém ajuda em muito os visitantes em entenderem a marca e o propósito do negócio.
- Política de entrega: pode ser um link de rodapé, mas que seja destacada porque essa informação é umas das mais cruciais para decisão de compra.
- Últimas ofertas: muitos procuram pelas ofertas oferecidas através da página inicial.
- Imagens: podem criar um ambiente visual mais atraente, além de transmitir sobre o que se vende na loja virtual.
- Mapa do site: importante ter esse link para auxiliar os visitantes que são mais objetivos.
Elementos desejáveis
- Formas de pagamento: muitos clientes procuram por forma de pagamento especificas (Paypal, etc.), ou ainda uma bandeira específica.
- Ofertas entregas: se existe algum tipo de condição especial, como, entrega gratuita, destaque essa informação na pagina inicial, essa aviso pode ser decisivo para incentivar a compra.
- Links para redes sociais: como a newsletter, faz sentido oferecer aos clientes uma forma de acompanhar em locais que estejam presentes.
- Selos de segurança: auxiliam a passar credibilidade em lojistas de menor porte e marcas menos conhecidas, porém a confiança será maior ainda em virtude de uma loja profissional, fácil de usar e sem erros.
- Atalho para blog e ou comunidade: se existe esse canal é importante efetuar a divulgação através da página inicial.
[Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
3 respostas
Grande contribuição André, com certeza vou incorporar alguns desses itens ao nosso checklist. Abraços
Olá Marcelo,
Muito bom seu artigo, pode até virar um check list, ou guide line, para sites de ecommerce.
Bom, vou ajudar nesta lista então, ok?
Vai abaixo alguns itens que poderiam ser adicionados neste check list:
1- Informações claras sobre os produtos, características e dados técnicos;
2 – Opiniões dos clientes;
3 – Opções de produtos relacionados;
4 – Compra casada;
5 – Sugestão de compras baseada no comportamento de outros usuários que procuraram o mesmo tipo de produto;
6 – Cálculo de frete.
É isso aí, espero ter contribuído.
André Marçal.