É comum encontrarmos textos na Internet explicando como funcionam as mídias sociais e as regras que devemos seguir para fazer parte delas. Mas você já parou para pensar no conteúdo que vai gerar e divulgar nestes espaços? Certamente é resposta será sim, porém surge a dúvida: como fazê-lo?
Em muitos perfis corporativos vemos apenas promoções relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, ou a atuação de um SAC online.
As mídias sociais, assim como os meios de comunicação tradicionais, devem transmitir informações relevantes para os seus leitores. Nunca esqueça que além de ser a voz da empresa sobre o que ela faz e vende e de se relacionar com os consumidores, os perfis digitais corporativos atuam com a fidelização da marca e podem virar referência de conteúdo.
Seguem algumas dicas de como atingir esses resultados:
- A primeira coisa a fazer quando se cria um perfil corporativo em qualquer site de rede social – Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, etc.- é entender o seu público. Se a empresa tiver alguma pesquisa de públicos, a resgate e se debruce sobre ela. Caso não tenha esse aliado, procure fazer você mesmo a pesquisa. Converse com os diretores e com os funcionários que possuem mais tempo de casa; pesquise nos principais buscadores e nas mídias sociais o que está sendo falado sobre a sua empresa e sobre o mercado de atuação dela.
- Após entender o seu público, estude como a concorrência está se posicionando no espaço online. Faça um comparativo entre as marcas levando em conta a frequência de atualizações, geração de conteúdo próprio, conteúdo sugerido de outros sites, interação, linguagem utilizada e parcerias.
- Gere conteúdo próprio, mostre que você tem expertise. Crie um blog corporativo e explore este canal com informações sobre a empresa, seus lançamentos e esclarecimentos; faça promoções e concursos culturais com os seus leitores; integre o blog com as mídias sociais; inclua o blog na sua estratégia de links patrocinados; faça um levantamento de blogueiros e formadores de opinião que podem vir a serem seus parceiros na divulgação de conteúdos.
- Divulgue informações exclusivas sobre a empresa nas redes e indique conteúdos interessantes de outras fontes de informação.
- Dialogue sempre. Talvez você não vá receber bom dia dos seus seguidores na primeira semana que estiver nas mídias sociais, mas com o tempo eles verão que a marca se faz presente e começarão a interagir. Por isso, dê Follow Friday (#FF) no Twitter todas às sextas-feiras, curta fotos e assuntos que achar relevante no Facebook e interaja nos fóruns da marca no Orkut. Mostre que a empresa é madura o suficiente para receber críticas e que tem opinião própria.
- Responda publicamente as dúvidas e reclamações. Não adianta mandar respostas por mensagens privadas, tampouco apagar as reclamações publicadas no mural da empresa no Facebook, nas comunidades do Orkut ou em forma de comentário no blog. Se o consumidor estiver extremamente insatisfeito com a marca ele vai fazer com que, de alguma forma, os amigos dele saibam do seu problema e este buzz negativo é ainda pior. A transparência deve vir sempre em primeiro lugar.
- Peça sugestões de assuntos para os amigos da marca nas mídias sociais e responda aos comentários deles sobre suas publicações.
- Esteja sempre atualizado sobre as novas tecnologias e a linguagem voltada para a Web. Leia livros, blogs, sites de notícias, participe de palestras e converse com outros profissionais da área de social media sobre os mais variados assuntos que estejam relacionados com conteúdo digital.
Um bom conteúdo é fruto de muita pesquisa, estudo e diálogo. Se você mostrar que a marca realmente entende do assunto que se propõe, certamente irá ganhar mais relevância nas buscas orgânicas e será indicado como fonte de informação. Afinal, o conteúdo também gera fidelização. [Webinsider]
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Daniela Machado
Daniela Machado (danielamachado.jor@gmail.com) é jornalista e trabalha como atendimento e redatora da 3YZ.
6 respostas
Danilo, quando você produz conteúdo interessante para o seu público automaticamente ele vai interagir com você. Mas não deixe de fazer enquetes, perguntar sobre qual assunto os amigos da sua marca nas mídias sociais gostariam de saber mais informações e de avaliar a repercussão dos assuntos já abordados. Além disto, existem outras dicas. Ta aí mais uma ideia de artigo para o Webinsider.
Fernando, obrigada pela dica!
Larissa, esse assunto é bem delicado. Se a concorrência deixa recados no seu blog, provavelmente eles acham o seu conteúdo interessante e estão usando este espaço para ganhar visibilidade para a sua marca e o seu site. A melhor coisa a se fazer, sem dúvida, é apagar o comentário. O seu foco são clientes e interessados pelo assunto e não concorrentes que se utilizam do seu canal de comunicação para aparecer.
Prezado Alfredo:
Eis uma dicas interessantes do que deve ser feito para uma boa participação nas redes sociais.
Atenciosamente,
M.Rocha
Oi Daniela,
E qual a sua opinião quando concorrentes deixam comentários no seu blog por exemplo?
No blog da NeoGrid normalmente concorrentes deixam recados com telefone e site…
Adorei o artigo.
Sugiro que faça uma série de artigos sobre os usos adequados às hashtags.
Grande abraço para a Daniela
Fernando Rebouas
twitter: @oiarte
Ótimo post!
Excelente post Daniela!! No caso de marketing pessoal também se aplica estas dicas. Agora como fazer que o público interaja com seu conteúdo?