Adicionou ao carrinho e não converteu por quê?

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Relatórios de visitas do tipo Web Analytics são muitos bons para nos dizer “o quê” está acontecendo durante o processo de navegação dentro da loja virtual. Entretanto se faz necessário fazer “o porquê”, ou seja, descobrir realmente qual informação está chamando atenção do consumidor e principalmente o que pode estar desviando a atenção dele do foco principal.

Existem ferramentas no mercado que fazem rastreamento ocular durante um processo de compra. Esse exercício é realizado perante uma câmera que irá capturar a posição dos olhos de um usuário e as áreas onde os olhos ficam mais tempo focados acabam recebendo uma cor avermelhada. Quanto mais intensa for o vermelho mais tempo o usuário focou sua visão neste local.

Com esses resultados é possível verificar se possivelmente a atenção desses usuários está fora do contexto da compra virtual, que é o foco final de uma loja.

Muitas vezes simples alterações como mudar a cor do botão comprar ou dar opacidade aos demais elementos se a caixa de compra for do tipo flutuante irão aumentar a taxa de conversão de vendas.

Essas ferramentas podem ser incorporadas aos testes A/B. Elas conseguem se mostrar um possível problema de usabilidade sem a utilização de largas métricas quantitativas.

Existem alguns sistemas de rastreamento ocular, entre os mais conhecidos estão o Feng-GUI e o Gazehawk.

Os custos ainda são um pouco altos, porém dependendo da necessidade em dar um foco maior e ter um acerto melhorado durante o processo de compra, trata-se de um investimento que pode ter custo x benefício atrativo porque irá causar um aumento significativo nas vendas. [Webinsider]

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Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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3 respostas

  1. Pingback: » Melhore sua loja sempre e mantenha a freguesia Webinsider
  2. Muito bom esse texto, trabalho na Construtora Mudar e estamos querendo mudar a forma como atualmente vendemos apartamentos pelo site, por isso estamos nos atualizando sobre o que anda sendo feito, e estudando sobre o assunto.
    Abraços.

  3. Pessoalmente as vezes não finalizo a compra por que o valor do produto somado ao frete acaba sendo maior do que em outro site, então desisto da compra, acho que a maioria faz isso.

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