Fábio Fernandes (foto; veja currículo abaixo) vai apresentar os conceitos básicos de redação aplicáveis a qualquer área e os conceitos específicos da técnica de webwriting. Os participantes vão adquirir noções de arquitetura da informação e aprender a criar um weblog.
OBJETIVOS:
- Ensinar ao aluno o processo de elaboração de textos para publicação em websites, adequando–os para cada situação e tipo de trabalho através da apresentação de conceitos básicos de redação aplicáveis a qualquer área, e de conceitos específicos da técnica de webwriting;
- Ensinar noções de arquitetura da informação;
- Ensinar noções de linguagem HTML;
- Ensinar o aluno a criar um weblog, ou “diário digital”: uma página de web onde os conceitos aprendidos ao longo do curso serão aplicados.
PÚBLICO–ALVO
Entendemos que o maior interesse pelo curso deverá vir da parte de estudantes de Comunicação Social e Marketing; contudo, pelo caráter ainda iniciante desta profissão, os conceitos apresentados serão acessíveis a qualquer pessoa com formação mínima de segundo grau e que tenha interesse de escrever para a internet.
CONTEÚDO
- Integração – apresentação do professor e alunos.
- Porque escrever para a web é uma arte.
- Definições: o que é arquitetura da informação (princípios básicos com exemplos de Jakob Nielsen e Scott McCloud).
- O que é webdesign.
- O que é webwriting.
- O que é conteúdo na www.
- O texto como elemento central do conteúdo.
- Os dois Cs do webwriting: Concisão e Clareza.
- O que as linguagens jornalística e publicitária têm a ensinar ao webwriter?
- Concisão significa necessariamente produzir sempre textos pequenos? (Dois exemplos opostos: Nomínimo.com.br e BlueBus).
- Noções de língua portuguesa e vícios de linguagem dos internautas.
- Hipertexto – modo de usar: como aproveitar a característica mais importante da internet (a navegabilidade) e usá–la a seu favor, criando hiperlinks que vinculem textos de modo prático e eficiente (exemplos do JoDI, Journal of Design Information).
- A importância do webdesign na criação do texto.
- O conceito do webdesign e do webwriting como duas faces da mesma moeda.
- O trabalho em equipe: a importância de uma dupla de criação para atender aos objetivos do cliente, sem esquecer a importância fundamental do usuário.
- O que é um weblog? Aprenda a fazer o seu e seja seu próprio editor.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee–breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).
METODOLOGIA
O curso será realizado através de aula expositiva, com a utilização de datashow para ilustração com páginas de websites (acesso à internet).
………………………………………………………………………………………..
Fábio Fernandes é jornalista, escritor e tradutor. Trabalhou nos jornais Pasquim, O Globo, Tribuna da Imprensa e Valor Econômico. É colunista do Webinsider e atualmente colabora com as revistas digitais Trópico e Cibercultura, da Fundação Itaú Cultural (como colunista de Livros). Tem contos publicados em várias revistas literárias e uma coletânea, sob o formato de e–book. Para o teatro, escreveu e produziu duas peças e uma peça inédita foi transformada em roteiro para o cinema e está em fase de pré–produção. Prepara seu primeiro romance, para 2004.
Webinsider
Artigos de autores diversos.
2 respostas
Caro Marcos,
Este curso, apresentado em 2003, não deverá ser apresentado de novo.
Quem dá aulas atualmente sobre este assunto é o Bruno Rodrigues.
http://webinsider.uol.com.br/index.php/author/bruno-rodrigues/
Entre em contato com ele
Atenciosamente,
Vicente Tardin
Olá, gostaria de saber mais informações sobre o workshop: Construindo conteúdo para sites e blogs.
Quando será, local e valor.
obrigado,
aguardo contato
Marcos Paulo Galinari
marcosgalinari@ig.com.br