Com o imenso crescimento da internet e das redes sociais, o conteúdo se tornou peça vital para a competitividade dos sites. É o cartão de apresentação do seu negócio para o mundo.
Na década de 1990, a quantidade de informação na web era muito menor, portanto, quem iniciava no meio online nesse período tinha mais chances de se dar bem por causa da pouca concorrência. Tudo era novidade.
Mas, esse panorama mudou. Vivemos em outra “Era” em relação àquela época. Praticamente tudo se encontra na rede mundial. Podemos fazer buscas sobre os mais improváveis assuntos que certamente teremos diversas referências. Se for algo comum então, são milhões de resultados.
Exclusividade e qualidade
É bastante rotineiro os clientes me pedirem para “copiar” as informações dos seus concorrentes e mudar apenas alguns detalhes mais específicos. Acreditam que assim irão se manter no páreo e disputar com eles em um mesmo nível.
Doce ilusão! Essa postura causa prejuízos nos dois lados envolvidos com a informação: o tecnológico e o humano.
No primeiro caso, os buscadores utilizam cada vez mais técnicas complexas e inteligentes para definir o posicionamento das páginas e a cópia pode ser entendida como uma simples réplica de informações e isso é muito negativo.
No outro caso – o principal, aliás, temos os usuários cada vez mais seletivos por causa da farta oferta. É preciso cativá-los já no primeiro acesso. E apresentar “mais do mesmo” não é uma boa pedida.
Então, investir no planejamento estratégico de conteúdo deixou de ser um requisito secundário. Agora é a base para o desenvolvimento web. Como já falei em outro artigo (O conteúdo é a estrela, não importa a plataforma), o design e os sistemas são complementos e suportes para as informações divulgadas.
E como faço para ter um conteúdo de sucesso?
O primeiro passo é definir muito bem qual é o seu negócio. E quando falo sobre “negócios” não limito somente às empresas. Para mim o termo aborda o perfil profissional, produtos, serviços, ou seja: todas as divulgações necessárias.
O que você faz? Como você faz? O que diferencia o seu negócio dos demais? Essas são as perguntas básicas a serem respondidas com o melhor nível de detalhamento possível. Com elas, temos ferramentas para criar toda a estrutura “institucional” do conteúdo.
O segundo passo é analisar e conhecer o público-alvo. Quem são meus clientes em potencial? Qual é a faixa etária? Qual é a classe social e nível de instrução? Qual é o relacionamento deles com a minha marca? Qual é o perfil de consumo deles? Aqui as perguntas são mais complexas, porém quanto maior a convergência conseguida, maior o retorno.
Por fim, definido o negócio e com o panorama completo do público-alvo em mãos, é preciso criar conteúdo exclusivo, com muita qualidade e intimamente ligado ao universo analisado acima. E assim, virar referência e não ser apenas mais um site sobre isso ou aquilo.
Lembre-se: a originalidade e a excelência abrem as melhores portas!
Até mais! [Webinsider]
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Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
2 respostas
Excelente conteúdo!
Muito boa matéria, principalmente num momento onde realmente precisamos de mais qualidade na informação. Está muito fácil publicar qualquer coisa na mídia. Sabemos que o tempo acaba fazendo com que os melhores permaneçam, mas o tempo que se perde com coisa ruim é muito grande.
Parabéns pelo artigo!