Existem várias razões para que os carrinhos sejam abandonados. A ponto de alguns alunos de um curso sobre gestão de comércio eletrônico proporem uma campanha intitulada “Adote um Carrinho Abandonado”, de tão grave que é o problema para os lojistas.
Brincadeiras à parte, para que essa situação seja cada vez menor, podemos usar elementos que ajudem a reduzir essa taxa de abandono. Veja alguns:
- 1. Ofereça miniaturas das imagens dos produtos
- 2. Os produtos devem conter link para página de detalhe, quantidade selecionada e preço (não custa reforçar)
- 3. Exiba sempre o estoque atual do produto
- 4. Ofereça botão para edição da quantidade e para remoção do item
- 5. Exiba o telefone da empresa de forma clara e de fácil localização
- 6. Procure ter uma interface simples e funcional e evite elementos que possam distrair o consumidor
- 7. Exiba em destaque o sumário da compra (total, desconto, frete)
- 8. Inclua referência das ferramentas de segurança utilizadas pela loja
- 9. Evite grandes destaques para o cupom de desconto
- 10. Forneça cálculo de frete e taxas na própria tela do carrinho
Bom também…
Os itens abaixo são desejáveis, porém não fundamentais:
- 11. Atalho para chat online
- 12. Possibilidade de inserção do produto em lista de desejo
- 13. Exibição das possíveis formas de pagamentos
- 14. Exibição de detalhe resumido e flutuante do produto no próprio carrinho
- 15. Mensagens de vantagens promocionais
- 16. Componentes de cross-sell ou upsell
- 17. Possibilidade de envio para presente
- 18. Impressão do carrinho
Testar e testar de novo
E, claro, a mais importante de todas as dicas é testar o carrinho com o maior número de pessoas e possibilidades para se acercar de todas as situações possíveis.
Ter o consumidor dentro do carrinho de compra é praticamente estar a um passo de converter em venda. Por isso não devemos medir esforços para refinar esse processo para aumentar nossas vendas e trazer conforto e facilidade para os consumidores. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
2 respostas
Marcelo, parabéns pelo artigo, dicas muito valiosas…grato por compartilhar.
e o desespero toma conta das lojas que nao vendem…