Passei os últimos 30 dias trabalhando em um teste de usabilidade e gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi durante esse período. Vou dividir o post em partes para não ficar tão longo.
Encontrar as pessoas certas para participar de uma pesquisa de usabilidade talvez seja a parte mais trabalhosa de um projeto como esse. É importante recrutar as pessoas certas para que o resultado do trabalho não seja prejudicado. Ainda mais porque o Brasil tem muitas diferenças culturais devido à sua extensão.
Há empresas especializadas em recrutar pessoas exatamente com o perfil que o analista de usabilidade precisa. Confesso que não conheço nenhuma. Talvez existam boas empresas em São Paulo ou Rio de Janeiro. Em Brasília a situação é bem pior.
Normalmente eu mesmo tenho que ir atrás dos usuários quando preciso realizar uma análise de usabilidade. Parece fácil convidar alguém para dar um feedback sobre um site ou sistema, mas a tarefa é bem mais difícil que muita gente imagina.
Tenha muitos contatos
É interessante ter uma boa lista de contatos. A cada oito pessoas convidadas, somente uma aceita participar do estudo. Não esqueça também de ter uma segunda opção caso alguém desista de última hora. Isso sempre acontece.
Como entrar em contato
Existem várias formas de entrar em contato com os usuários. Tudo depende do tempo que você tem e como é o comportamento do seu público-alvo. Crie um script com a linguagem simples e objetiva.
Recrute por telefone
As pessoas sempre atendem o telefone achando que se trata de mais alguém cobrando uma dívida ou vendendo um curso de inglês.
É fundamental que a pessoa sinta confiança na sua voz e entenda perfeitamente como irá funcionar o estudo. Explique o que é um teste de usabilidade, mas não fale exatamente o que será testado para que o usuário não entre no site para pegar uma cola.
Recrute por e-mail
O e-mail é uma excelente forma de convidar as pessoas. O problema é que sua mensagem pode ir parar na caixa de spam. Seja claro e fale exatamente o que você deseja da pessoa. O problema é que no geral os usuários demoram um certo tempo para responder o e-mail. Não será muito efetivo se você estiver com pressa.
Recrute pelo site
Convidar os usuários pelo site da empresa na qual você está querendo realizar o teste é uma maneira menos intrusiva. A ferramenta Ethnio permite que você crie rapidamente um formulário personalizado que pode ser colocado nas principais páginas do site do cliente.
É uma abordagem completamente diferente das outras duas que escrevi acima. O usuário só preenche se realmente estiver com vontade de colaborar. Normalmente esse modelo é utilizado para os testes de usabilidade remotos. Falarei sobre esse formato de teste em outro post.
Não se esqueça do brinde
Deixe claro para os usuários que eles serão recompensados por participar do teste. É importante dar um brinde ou uma quantia em dinheiro pela colaboração. Ninguém tem o tempo tão livre para ajudar sem ser recompensado. Nos Estados Unidos as empresas utilizaram muito o vale presente da Amazon. Você pode dar ao usuário algo que esteja relacionado com a marca do site que está sendo testado. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Uma resposta
Muito relevante a matéria. Iniciei um Blog sobre usabilidade e procuro parcerias para difundir esta ciência. Se precisar de alguém para testes remotos, também, conte comigo.