Muitos autores e designers brasileiros defendem a idéia de que o Brasil faz melhor negócio quando encontra sua identidade e personalidade no design, em vez de importar tendências e modelos gringos.
Eu concordo e diria até que este problema não ocorre somente com o design brasileiro, mas com a cultura brasileira em geral.
Não que tudo que é feito no Brasil (em termos de design e cultura em geral) é carente de personalidade própria, pelo contrário, mas a presença da cultura gringa em nossa terra é constante, inevitável e, por que não, massacrante. Ok, vivemos em um mundo globalizado, esta mistura é inevitável.
Mas será mesmo? Não seria uma obrigação nossa, comunicadores (e os designer com certeza se situam nessa categoria), mostrar que o Brasil é Brasil com s e não com z? Sim, é!
“Ah, mas pra que esquentar a cabeça com isso!? O que importa é fazer o serviço e recolher a grana. E além do mais, que raios de identidade é essa que o design brasileiro está carente?Design é design oras!”. Oras digo eu. Design é design, mas quem faz o design é o designer. E quem é o designer que faz design? Você! Onde você mora? Que tipo de música você escuta? Quais são suas preferências e repertório? A resposta é simples, é só olhar em sua volta que vai estar cheio de informações para começar um projeto com personalidade.
Tudo lindo até agora!? Vamos complicar um pouco então. E se o sujeito (designer) vive em um condomínio fechado que imita a vida americana (na região da Chácara Flora aqui em São Paulo por exemplo)? E se esse mesmo sujeito come hambúrgueres, escuta e assiste somente enlatados americanos (alguns deliciosos, é verdade)? Como que esse sujeito pode encontrar uma identidade própria e tupiniquim se não vive nada dessa realidade?
Portanto, diria que o problema está muito mais ligado à cultura brasileira em geral. Idolatrar marcas famosas, tendências e modas não leva nenhum designer a lugar algum, embora seja importante conhecê–las.
Os softwares que nós usamos são os mesmos que os gringos usam, as máquinas também. Mas as idéias podem ser nossas, não? [Webinsider]
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Guilherme Bova
Guilherme Bova (grb@port.folios.nom.br) é designer da agência Tritone e integrante do grupo responsável pelo projeto Portfolio?s
Uma resposta
Achei a matéria A personalidade gringa no design brasileiro, muito especial.
Estou fazendo uma monografia exatamente sobre a esta inquietação citada: a identidade brasileira.
Percebi que sei muito pouco da REAL História do Brasil, tive uma formação manipulada, onde os heróis foram distorcidos a cultura dos negros e índios condenadas ou mostradas como folclore.Tive referênciais de beleza e estética europeus, me foi roubado o direito de escolha.
Mas percebo que a arte,cultura e o conhecimento crítico, podem e fazem muito para uma profunda mudança.
Por isso quero parabenizar o Guilherme e o Webinsider por estar trazendo um matéria que vale muito a pena para o BraSil feito por e para brasileiros.
Abraço, Heloisa Fernandes.