Social media está em alta dentro do mercado digital. A maioria das empresas leva em consideração este novo espaço nas suas campanhas e várias outras começaram a investir, testando para ver o que acontece.
Desta massa de empresas, poucas realmente tiram algum proveito financeiro de seus perfis ou ações sociais, muitas vezes por conta de pequenos erros.
O que mais se fala na internet é que para investir em redes sociais é preciso ser objetivo e saber o que a empresa quer com seus perfis online. É também importante definir o público com o qual a empresa vai se relacionar e escrever uma pauta de conteúdo que atraia estes usuários.
Tudo isto gera um resumo da sua estratégia e tem muita marca fazendo isto tudo, mas mesmo assim não está conseguindo muita coisa com suas redes.
O que acontece é que apenas colocar um perfil no ar, chamar algumas pessoas para seguir e esperar que outras venham pelo efeito do conteúdo é algo muito utópico.
Para que seu perfil “comece” a ter alguma relevância você precisa construir uma audiência de pessoas interessadas no que você fala, e isto deve ser a primeira ação de qualquer estratégia com foco em redes sociais.
Ações de “encher canal”
Cem pessoas não é nada, 500 também não; um perfil só começa a ter uma conversa após seus 5.000.
Não estou falando besteira, este teste é fácil de fazer. Entre no Facebook ou Twitter e vá em um perfil de uma marca grande com seus 10.000+ seguidores; depois vá na em outra com menos de 1.000.
A taxa de engajamento e respostas ao que é falado é infinitamente maior. Leve isto para um e-commerce também – a taxa de vendas vindas dos perfis passa de zero para alguns milhares.
Agora também é preciso cuidado nisto, encher canal apenas por encher não é o caminho. É importante abarrotar os perfis sim, mas de pessoas interessadas no que a empresa quer vender.
Aqui vão algumas táticas:
1. Não crie perfis sociais para campanhas ou produtos de curta duração. Um erro comum que se observa no mercado é o de empresas criando perfis para campanhas de um mês ou para produtos que só terão seis meses de vida.
Isto é um desperdício de audiência desnecessário. Leve seus usuários para perfis onde você vai gerar conteúdo por muito tempo, que seja o institucional da marca, ou outro, mas que não acabe depois de um prazo. Clientes que seguem marcas na internet são ativos desta empresa que são difíceis de conseguir e devem ser cuidados.
2. Promoção bem estruturada e segmentada. Para iniciar a divulgação de qualquer perfil social nada melhor do que uma promoção, mas esta não pode ser apenas dar um prêmio qualquer e esperar os seguidores.
Definir bem seu seguidor desejado, oferecer um prêmio que seja interessante para ele e comunicar isto por outros meios é um bom caminho para trazer pessoas que seguiram o perfil pela promoção naquele momento, mas que num futuro próximo se tornem consumidores da marca.
3. Formadores de opinião. Indicação de pessoas que são relevantes nas redes ajudam a conseguir mais seguidores para o canal, mas também é importante, assim como na promoção, definir quem é o publico e se aquela pessoa pública é seguida por possíveis consumidores da marca.
4. Me siga que te sigo. Esta vale bastante para o Twitter e é utilizada por todo mundo, mas não é muito produtivo sair seguindo todo mundo ou participar daquelas redes de usuários que seguem apenas para ter seguidores, isto não vai adiantar muito.
Siga possíveis clientes e seja suficientemente interessante para que estes te sigam de volta. Por exemplo, se meu público é de jovens do sexo masculino que gostam de esportes, posso usar uma destas ferramentas que filtram termos que usuários estão falando e seguir aqueles que falam de futebol, oferecendo em minhas postagens descontos em bolas ou chuteiras.
5. Divulgação. As pessoas precisam saber que existe este canal de relacionamento para a marca. Vale tudo: divulgar o canal nas peças off-line da empresa, no e-mail marketing, no ponto de venda e onde mais for relevante.
Sendo sincero, gerar tudo isto não é fácil. Fazer redes sociais como usuário, todo mundo faz, agora gerar lucros para empresas envolve um maior profissionalismo. [Webinsider]
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Raphael Lacerda
Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda
4 respostas
Aurea,
Para começar é preciso comunicar que existe um novo canal de relacionamento da empresa com seus clientes.
Usar os outros meios de comunicação que a empresa dispõe é um bom começo, depois pode se planejar uma promoção com uma dinâmica fácil para dar um “up” inicial.
Obrigado Marvio, é verdade que redes sociais não adianta para produto ruim, mas isto vale para qualquer ação de divulgação.
Se o Produto é ruim,a empresa deve voltar para a prancheta, pois consumidor não é bobo.
Realmente, é fácil criar perfil de usuário, mais torna-lo rentável, depende de inúmeras variáveis.
Com relação ao perfil de empresas no Facebook.
O que recomendaria pra começar a atrair clientes para sua página?
– Trazer matérias relacionados com seu ramo de atividade?
– Fazer promoções de desconto no seu produto para quem curtir sua página?
– Sorteio de prêmios?
Será que pode me dar uma luz?
Obrigada
Aurea
Oi, Parabéns pela matéria! Concordo em alguns pontos! Outro dia li aqui no Webinsider,que não adianta ter perfil ou páginas nas redes socias! Se produto não é bom!