Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A praticidade e a popularidade dos comunicadores instantâneos ou instant messengers é inquestionável. Seja ICQ, MSN, Yahoo, AOL ou iChat, praticamente todo usuário ativo de internet utiliza pelo menos um desses serviços. Se você ainda não sabe, instant messenger é um programa que permite, a partir de uma lista de amigos, saber quem está online e enviar e receber mensagens de texto, voz e até vídeo.

Para uso pessoal, com os messengers podemos conversar instantaneamente e a qualquer distância com a família, com amigos, com marido, esposa ou namorada.

Na área profissional, é possível tirar rapidamente dúvidas com outras pessoas da área, falar com pessoas da empresa sem ter que sair da mesa, conversar com clientes e filiais sem gastos com ligações telefônicas. Os messengers chegam em alguns casos a substituir o e–mail.

Se os messengers apresentam tantas vantagens para as empresas, por que algumas delas estão bloqueando o seu uso? A grande polêmica existe porque, assim como acontece com a navegação na internet, as pessoas misturam o uso profissional e pessoal dos comunicadores, perdem a concentração e assim acabam prejudicando a produtividade.

Mas bloquear esses programas é a solução para esse problema? Essa atitude é boa ou prejudicial à produtividade? A seguir serão descritos alguns fatores para ajudá–lo a decidir.

Existem dois grandes pontos contrários ao uso dos comunicadores. O primeiro é que eles realmente atrapalham o desenvolvimento do trabalho e a concentração. Mesmo tentando usar os messengers apenas profissionalmente, sempre haverá alguém da lista de amigos que não fala com você há tempos, a esposa ou marido que quer saber se você vai chegar tarde em casa ou alguém da família que quer saber se você vai visitá–la no próximo feriado. Mas é preciso lembrar que, se não fosse pelo messenger, provavelmente a pessoa seria interrompida por e–mail ou telefone.

O segundo ponto negativo é o sigilo. Ao contrário do e–mail, os comunicadores oferecem uma dificuldade maior de monitoramento para saber que tipo de mensagem ou arquivo está saindo do ambiente interno da empresa.

Fora esses dois pontos, os comunicadores apresentam pontos bastante positivos. Assim como o e–mail e a navegação, os comunicadores são grandes fontes de informação.

Programadores, por exemplo, são grandes usuários dos comunicadores, trocando dicas e resolvendo problemas com amigos da mesma área com muita rapidez.

Outro fator a levar em consideração é que, cada vez mais, trabalho e vida pessoal se misturam. Com jornadas de trabalho que chegam a madrugadas e fins de semana, as pessoas precisam se comunicar de alguma maneira. Ao mesmo tempo em que pode atrapalhar, a comunicação pessoal pode fazer uma pessoa se sentir melhor por desabafar em um momento de tensão ou por conversar com familiares quando precisa ficar até mais tarde na empresa.

Com o bloqueio do messenger, os funcionários podem ficar insatisfeitos por achar que é uma atitude autoritária da empresa. Sempre haverá a comparação com a empresa do amigo em que o uso é liberado, e a proibição ou liberação pode até mesmo afetar a imagem da empresa.

A polêmica vem muito antes dos comunicadores: o uso do e–mail e da navegação na internet para uso pessoal já foi praticamente permitido pela maioria das empresas, já que é muito difícil fazer a seleção do que é pessoal e do que é profissional. Sempre existe uma maneira de evitar os bloqueios. Se a pessoa realmente quiser usar o comunicador, existem versões especiais pela web que permitem usar os programas diretamente no navegador. Caso isso seja descoberto, os gestores punirão essa pessoa?

A questão é realmente difícil, não há como dizer quem está certo ou não. A medida ideal seria realmente a liberação dos comunicadores no ambiente de trabalho contando com o bom senso dos funcionários. Será que isso é possível? [Webinsider]

Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

13 respostas

  1. Ao meu ver os comunicadores online são uma ótima ferramenta, mas infelizmente existem pessoas que são sem noção e passam o dia inteiro de bate papo, infelizmente algumas pessoas são tão viciadas que perdem a noção e não produzem, eu na minha empresa não fiz o bloqueio por completo mas criei uma estratégia para que o uso durante o expediente de trabalho seja mais focado no trabalho e não em bate papos informais.

  2. Meu patrão proibiu TUDO aqui… é tanta burrice que bloqueou até o próprio site da empresa.

    Além disso, proibiu os funcionários de receber ligações, meu marido sofreu um acidente de moto e ele veio dizer para a outra funcionária como uma indireta que não podemos receber ligações….

    Obs.: Estou procurando outro emprego.

  3. eu apesar de usar a internet o msn , acho que ate seja um beneficio pra empresa no qual o empregado trabalho descontraido e poupa na conversação no telefone tem os dois lados mas eu digo não atrapalha nada mesmo ….

  4. Essa de proibir, bloquiar talves só leve ao pior do funcionario, pq cada pessoa sabe a sua funçao e ela tem que cumprir e trabalhando com prazer a pessoa gera mais muito mais, isso esta cada vez mais claro, para mim não influência em nada pois quem vai estar trabalhando com mais prazer vai ser o contratado o que vai gerar mais a empresa, agora caso esteje atrapalhando ai sim empresa tem tomar decisões ao funcionario individualmente, pq a alguns melhora sua produçao a outros realmente…hehe é complicado…

  5. ah! tudo sem noção…
    esse negocio de bloquear, pq o emprego nao vai dar conta do serviço , papo furado, pois ate com o proprio patrao é um vinculo mais rapido de saber as coisas… e tambem, com os proprios clientes da empresa.
    pronto. abolição a proibição.

  6. A proibição dos messengers é utopia. Já que qualquer funcionário mesmo não dotado de muito conhecimento na área de informática é capaz de entrar no MSN pela WEB, e por mais que o administrador do sistema bloqueie sempre tem um sites novos, e se o ADM do sistema do seu serviço for muito aplicado em ficar bloqueando sites de messengers, sugiro que vc leve um PEN DRIVE ou até mesmo a memória da sua camera digital com MSN instalado para seu PC WORK. E fim de PAPO ! rs ..

  7. Acredito que o problema não ocorre apenas com os Instant Messenger, mas com muitas das tecnologias que surgem a cada dia.

    Acredito que isto ocorra pela falta de informação dos administradores da maioria das empresas que desconhecem a tecnologia e tomam decisões a partir de opiniões de outras pessoas próximas.

    A alegação de falta de segurança também é infundada, pois acredito que se você não pode fornecer informações sigilosas pelo Instant Messenger, você pode utilizar emails, pendrives, etc.

    Mas acredito que com o tempo, este preconceito irá acabar, como acabou com o email e a internet em si.

  8. Concordo totalmente com o que o Diego falou.

    Simplificando o meu pensamento:

    Se não confia que seu funcionário é qualificado para gerenciar o próprio tempo, não contrate.

    Ou estou enganado?!

    😉

  9. Certamente que os Mensageiros Instantâneos não são maléficos ao ambiente corportativo. As empresas que reprimem o seu uso estão simplesmente mostrando que ainda fazem uso da velha gestão exploratória e abusiva da Revolução Industrial. Uma empresa moderna e dinâmica, tem funcionários com bom senso, e não restringem o uso.

    Afinal de contas, se o trabalho está invadindo a vida pessoal das pessoas, porque elas deveriam aceitar esse tipo de restrição sem fundamentos coerentes? Se o trabalho invade a vida pessoal, por que o contrário não pode ocorrer?

    Esse tipo de regra soa cada vez mais sem eco, afinal de contas, se a empresa possui funcionários responsáveis e informados, certamente que o uso será feito de forma adequada.

    É uma excelente forma de agilizar o trabalho e deixar o ambiente de trabalho menos hostil.

  10. tem q saber dividir as horas….e o uso ja faz parte da vida das pessoas…ñ sei pq perguntam isso…ñ tem como tira isso da vida mais
    o jeito mais fácil e prático d se comunicar
    hhehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *