O blog do LinkedIn anunciou na semana passada que os perfis mais completos são classificados como “mais relevantes” em relação aos perfis incompletos no sistema de pesquisa do site.
Anteriormente, o LinkedIn determinava um perfil a 100% em função de elementos de perfil que não eram totalmente controlados pelo usuário. A maioria das pessoas ficava em 85% porque não tinham qualquer recomendação, o que realisticamente estava fora do seu controle.
Esta alteração a este dado relevante vai reforçar o preenchimento, como a adição de uma foto ou a inclusão de posições passadas.
Sempre que uma pesquisa é executada, o LinkedIn tem a sua própria relevância, tipicamente nesta ordem:
- Contatos de 1º grau, 100% completos, que têm mais contatos em comum e mais grupos partilhados e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 1º grau, 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 2º grau, 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Contatos de 3º grau, 100% completos e classificados por ordem decrescente;
- Agrupar contatos partilhados que são de outra pessoa não relacionada com você, de 100% completa ou a mais próxima a ele e classificados por ordem decrescente;
- Todos os usuários com perfil completo;
- Todos os usuários com perfil baixo.
Sete passos para que o seu perfil esteja a 100% e melhore a sua visibilidade nas pesquisas:
- Adicione uma foto ao seu perfil.
- Liste um mínimo de duas posições passadas, juntamente com as descrições destas funções.
- Liste cinco ou mais habilidades no seu perfil.
- Escreva um resumo sobre você.
- Preencha o seu código postal e indústria.
- Adicione as entidades onde obteve a sua formação acadêmica ou profissional.
- Tenha 50 ou mais contatos de 1º grau.
[Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.