Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muita gente que trabalha na área de TI quer colocar as mãos em um beta do Windows Vista. Eu entendo isso – eu mesmo gostaria de dar mais do que uma breve olhada nele. É bom saber o que vai estar sendo usado por um bom número de clientes meus e como eu posso direcionar meus produtos para que eles funcionem melhor com ele do que funcionam hoje com o Windows XP ou o Windows 2000, ou com o 98 (que, por incrível que possa parecer, muitos usam).

Isso sem contar com todo o hype que a imprensa especializada está fazendo, com longas matérias, cheias de imagens e promessas sobre um sistema operacional que um dia ainda ficará pronto.

Mas este mês vai estar disponível uma coisa diferente.

Ubuntu?

Eu acabo de baixar e instalar um preview do Ubuntu Linux 5.10. A palavra “Ubuntu” quer dizer (segundo o site deles) algo como ser legal um com o outro. O Ubuntu Linux de que eu estou falando é, provavelmente, o sistema operacional baseado em Linux mais palatável para usuários “normais” que existe. 5.10 é porque ele deve estar pronto em outubro (10) de 2005 (5). A nomenclatura pode parecer confusa a princípio, mas, para quem já passou por designações como 3.0, 3.1, 3.11, NT, 95, 98, Me, 2000, XP, 2003 e, agora, Vista, essa nomenclatura é um caminhão de bom-senso. A atual versão oficial é o 5.04.

Eu me converti completamente ao Ubuntu fazem mais ou menos uns três meses. Eu já havia abandonado o Windows em muitas funções, mas meu computador de trabalho principal ainda era uma máquina Windows. Hoje meu uso do Windows se limita a testar coisas no Internet Explorer (aquele browser esquisito que não respeita padrões, mas que todos usam porque veio de graça com o Windows, que, por sua vez, todos usam porque veio de graça com o micro) e ao desenvolvimento de um projeto para um cliente que pede especificamente por C# e Visual Studio 2005 (que, não me entendam mal, é um excelente ambiente de desenvolvimento, mas desde que você desenvolva apenas para Windows).

Quanto ao Ubuntu, e porque eu acho que você deveria experimentá-lo, é simples. Ele é novo, é bonito, é maduro, é bem fácil de instalar, é bem fácil de usar e, mais do que isso, não é um beta de um produto que só fica pronto no ano que vem.

Vamos fazer uma digressão rápida sobre a anatomia de um Linux moderno.

Sistemas operacionais 101

Para um usuário de Windows (ou MacOS), sistema operacional é tudo aquilo que vem no CD (ou DVD) de instalação. Seguindo esse raciocínio, joguinhos como “Campo Minado” e “Paciência” são parte do sistema operacional. O jeitão das janelas, idem, os ícones e as fontes, também. Media Player? Também. Internet Explorer? A Microsoft recomenda não tentar desinstalá-lo porque coisas ruins podem acontecer. Tirar o IE do Windows é como tirar um rim de você. Você pode continuar vivo, mas não vai achar divertido.

Usuários Linux (e outros sabores de Unix) costumam saber mais. Sistema operacional é o que você precisa para fazer o computador funcionar. No nível mais básico, você precisa do kernel (o que está rodando no meu computador chama-se Linux e é daí que vem o sobrenome do Ubuntu Linux).

O kernel é mais ou menos tudo o que você precisa para rodar um programinha simples para, por exemplo, mostrar as horas ou um que me deixa escolher um outro programa para ser executado. Se você tem alguma dúvida e acha que o Linux é desenvolvido de um jeito caótico demais, ou por ele ser aberto e normalmente gratuito, fique tranqüilo: vários dos computadores mais sérios do planeta rodam Linux. Se alguém confia muitos milhões de dólares em computador a ele, você pode fazer o mesmo com seu PC.

Por cima do kernel (ou em volta dele) temos outros programas que fazem parte de um pacote chamado de GNU (daí a designação GNU/Linux) e um monte de bibliotecas (que permitem a outros programas fazerem coisas como decodificar áudio e vídeo ou ler e gravar arquivos comprimidos).

Um andar pra cima, temos o X Window System. O X é um dos mais antigos ferramentais para fazer janelas, ícones e afins que existe. Ele foi projetado no MIT (o mesmo pessoal que mostrou hoje um notebook de US$100 que, eu espero, seja incendiariamente revolucionário) e há muitos anos é capaz de coisas que o Windows aprendeu a fazer umas duas versões para trás e outras que ele ainda não aprendeu a fazer – por exemplo, rodar um programa gráfico em um computador e mostrar as janelas dele em outro.

Apesar de antigo, o X está sendo ativamente desenvolvido e melhorado. Acima do X temos coisas como o Gtk/Gnome ou o Qt/KDE. Gnome e KDE são ambientes gráficos. O pessoal do Ubuntu empacota o Gnome, mas eu posso instalar programas (isso merece o próximo parágrafo) que rodam com o KDE e rodá–los tranqüilamente e vice–versa. Gnome e KDE são o que um usuário de Windows chamaria, erradamente, de sistema operacional.

Instalar e desinstalar programas também é simples – muito mais do que no Windows. Para isso, usa-se um único programa que sabe que programas existem para o Ubuntu, o que eles fazem, de que outros “pacotes” eles dependem para rodar e sabe sempre o que está instalado e o que deve ser atualizado. Com o clicar de um botão, ele faz o download e a instalação de todos os pedacinhos necessários para que tudo funcione. Com o clicar de um botão, ele remove um pacote e todos os que dependem dele, evitando que programas fiquem quebrados.

Cada um dos pedacinhos que compõe a “pilha de software” de uma máquina dessas vem de um lugar, consórcio, grupo ou empresa diferente. Eles funcionam muito bem juntos por conta dos padrões abertos que todos respeitam. O que ganha o nome de “Ubuntu Linux” é, na verdade, um produto editorial. É como um livro de contos em que o editor escolhe contos de vários autores diferentes para fazer um livro interessante.

Ubuntu é bonito

Voltando ao que nos interessa de fato, o Ubuntu vem com a versão mais nova do Gnome, a 2.12. Se você nunca usou um Gnome, não faz muito sentido dizer que ele é melhor que a última versão. Basta dizer que ele é muito bonito e cômodo de usar. Além de bonito, ele é “temável”, o que quer dizer que você pode personalizá–lo ao extremo. Se você se acha castrado em sua criatividade com as opções do Windows XP (azul, verde, cromo e “cara–de–2000”), vai adorar o Gnome.

Você pode trocar tudo, de controles, a beiradas de janela a ícones. Pode trocar a tela de splash e a tela de login. Pode deixar seu Gnome com cara de Gnome, com cara de Windows, de Mac, de NeXT, de BeOS, de Silicon Graphics e do que mais sua imaginação permitir. E, se você quiser, pode disponibilizar a sua criação (com ícones seus, fundos seus, cores suas) para que outros possam desfrutar dela. Você pode ainda fazer o download de outros temas, conjuntos de ícones para deixar o seu micro exatamente a sua cara.

Software-livre tem essa ênfase na sua (é – você aí que está lendo) liberdade de fazer com ele o que você quiser. Eu tenho até medo do trampo que dá fazer isso no Windows (ou no MacOS, por exemplo). Meus Windows e meus Macs todos têm a cara padrão do sistema. Parei de brincar com isso no tempo do Windows 3.1, quando isso ainda era mais ou menos difícil – hoje é virtualmente impossível.

Se a sua desculpa para instalar um Windows Vista é porque você está cansado do visual do seu XP (eu estou), bom… Lembre–se que você tem opção.

OpenOffice

No mesmo CD do Ubuntu você vai encontrar o OpenOffice 2. Essa versão é bem usável e consegue abrir arquivos do Office quase sempre (o que é impressionante, já que a Microsoft nunca documentou direito nenhum dos formatos mais usados do Office) e é capaz de ler e gravar os formatos que o estado de Massachussets recentemente (e, espero, isso incentive outros governos lá, aqui e em todos os lugares, a abraçar formatos de dados abertos) adotou como obrigatórios em todas as atividades governamentais (o freqüentemente odiado Nicholas Carr reluta pacas, mas acaba admitindo que é uma boa idéia.

Isso, na verdade, merece um artigo à parte (que não é este aqui), mas é realmente o cúmulo um governo obrigar um cidadão a usar Windows para poder preencher um formulário.

O OpenOffice 2 vem com um banco de dados, colocando-o, mais ou menos, no mesmo pé do Office Professional (que custa bem caro e, normalmente, não vem de graça com seu micro). Adicione-se a isso o fato dele poder gravar apresentações em formato Flash (para serem diretamente disponibilizadas na web) e qualquer documento em PDF (para serem vistas por quem não tiver um Office) e você tem um pacote muito capaz por um preço imbatível – zero. Claro que, em empresas, deve se considerar os custos de migração e suporte, mas isso é apenas mais um número para entrar na conta.

Fora isso, o CD vem com o Evolution, um substituto para o Outlook que, inclusive, fala com servidores Exchange, o Firefox, um browser muito mais “bem educado” do que o Internet Explorer (e que tem versão pra Windows), GIMP (para manipular fotos e imagens), suporte simples e fácil a câmeras digitais e scanners, vários jogos e outras amenidades. O melhor de tudo é que não é software “simplificado” como, por exemplo, um Windows Starter Edition. São todos programas da mais alta qualidade e com recursos que muitos concorrentes proprietários não tem.

Redondo

É impressionante (embora não surpreendente) como tudo funciona redondo no Ubuntu. Onde o Windows XP engasgou (ele precisa de um CD de drivers para entender o som do meu desktop, por exemplo), o Ubuntu funciona perfeitamente. Ele encontrou o som, rede sem fio, HD externo, gravador de DVD e a placa de vídeo. Fracassou em encontrar o modem (coisa em que o Windows também fracassou). Como eu não uso modem pra nada, não me preocupei com isso. Se você não tem acesso de banda-larga, contrate um.

Mas e eu?

Não vou dizer que o Ubuntu seja o sistema operacional certo para você (essa não é uma pergunta que eu possa responder), mas nem você nem sua empresa precisam gastar em licenças de Windows e Office para trabalhar, a menos que sua vida no computador envolva muito mais do que ler e–mails, preparar planilhas, escrever documentos e relatórios com gráficos, planilhas e bancos de dados, navegar pela web, ouvir MP3 e conversar com seus colegas no MSN (ICQ, Gmail, AIM, Yahoo, .Mac, etc).

E, se você programa para qualquer outra plataforma que não seja Windows, não sei porque diabos você estaria usando Windows.

Se você está cansado dos vírus e do spyware que insistem em aparecer no seu computador, se hackers tiram seu sono e tudo o que você quer é trabalhar sossegado no seu micro, faça essa experiência.

Se você tem medo de software beta, espere mais uns dias. Ele fica pronto em outubro. O Vista só fica pronto no ano que vem.

Se você vai instalar um Vista, aproveite e instale um Ubuntu no resto do disco. O beta de hoje vai se atualizar automaticamente para o final quando ele sair, e, depois disso, vai continuar se atualizando, o sistema e todos os programas. Sem dor-de-cabeça. Grátis. Para sempre.

Se você não puder separar um micro para isso – e a própria Microsoft diz que é mais ou menos insano instalar um Windows beta em sua máquina de trabalho – você pode experimentar o Ubuntu Live.

Ubuntu Live é um CD que você pode usar para bootar sua máquina com o Ubuntu sem chegar a instalá-lo. Você precisa colocar o CD dentro do drive e reiniciar o computador. É lento, pois roda do CD, mas dá pra ter uma idéia de como a sua máquina vai se comportar se você decidir instalá-lo.

Em suma, a menos que você se sinta compelido a usar o Windows e a nunca, jamais, examinar suas opções, vá até lá, baixe sua cópia e depois nos diga o que achou. Eu tenho certeza de que você vai ficar positivamente surpreso.

E, se dessa vez você não quiser tentar, espere mais seis meses. A cada seis meses é lançada uma nova versão do Ubuntu. É só esperar pela versão 6.04, que chega pontualmente daqui a seis meses. [Webinsider]

………………………………………………

Mais sobre Ubuntu na visão do usuário, por Simone Villas Boas

.

Avatar de Ricardo Bánffy

Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

38 respostas

  1. Li o artigo, com certo atraso, pois estamos em 2010.
    Li calmamente, “de cabo a rabo”.Achei muito bom.
    Estava pesquisando no Google, sobre uma forma mais fácil de instalar minha banda larga no Ubunto ou qualquer outra distro, porque quero experimentar o SO Linux, pois acho que posso ajustá-lo às minhas necessidades.
    Claro que, inicialmente, não poderia deixar de usar o Windows pela dependência em diversos fatores, solucionáveis só com o tempo.
    Minha persistência sempre me levou a conseguir o que desejo. No momento, desejo usar o sistema Linux
    com a mesma facilidade que uso o Windows.E me acostumei com uma certa velocidade na net.
    Já baixei diversos ISOS de diversas distribuições e instalei todas, numa segundo hd.
    Não quero aceitar que seja tão difícil instalar aquilo que o linux chama de ETHO(acho que pode ser banda larga).
    Troquei e-mail com um famoso autor de livros e que hoje participa do site “Dicas” e ele achou que seria interessante eu adquirir um livro sobre redes! Não desejo me especializar em redes! Sòmente utilizar meu modem(D-LINK- DSL – 500 G) da mesma forma que venho utilizando, como neste momento.
    Parece que terei de fazer contato com o fabricante dele. Quem sabe resolvo o pro?
    Fui.
    09:51-04/02/2010.

  2. Oi Lucy,

    Lamento que você tenha se dado mal em seu update. Você sempre pode reinstalar o Linux que veio instalado no seu computador e contactar o fabricante dele para suporte.

    Isso do Network Manager sumir nunca me aconteceu. Pode ser que alguma coisa tenha mudado de lugar e que você apenas não conseguiu encontrar.

    Qualquer coisa, entre em contato por aqui. Não temos como mandar e-mail ou telefonar.

  3. Comprei minha maquina e ela veio com o linux, no começo estranhei muito mas agora adoro. Neste fim de semana baixei este ubuntu 9.10 e me dei mau. O o network-manager sumiu e nao consigo acessar a internet da minha máquina, e nao tenho nada de conhecimneto tecnico e nem encontrei nenhum que possa me ajudar. Estou sendo prejudicada pois requer o pc para meu trabalho. Me ajude orientando ou mesmo em indicando alguem que possa me visitar como tecnico e colocar pra funcionar. Aguardo contato por email ou fone: 11-32594867
    Obrigada
    Lucy

  4. Oi Donizeti,

    Migrar de um sistema operacional para outro depende, principalmente, do suporte ao software que você roda. Se sua lan-house oferece jogos que só rodam em Windows ou se usa um programa para limitar o tempo de uso que só rode em Windows, não adianta – você está casado à plataforma e dificilmente poderá migrar sem trocar os programas por outros produtos que rodem em Linux (ou desenvolvê-los você mesmo).

    Windows XP em função de servidor é outro ponto interessante. Eu pensaria primeiro em trocar o servidor e depois trocar as pontas, de novo, apenas se o suporte ao software estiver presente.

    E a última versão do Ubuntu é a 7.10 (outubro de 2007) e a próxima versão, 8.04, fica pronta em abril.

  5. quero desinstalar o XP e Instalar Ubuntu 6.06 nas maquina dos clientes e deixar o servidor com XP , ou eu instalando no servidor o ubuntu ele vai reconhecer as maquinas na rede como uma lan-house me explica melhor preciso de ajuda

  6. quero baixar jogos infantis on line gratis para cd para minha filha jogar sem a internet estar ligada. como faço, me explique por favor passo a passo.
    atenciosamente.

    zaida

  7. Mais uma vez não consegui terminar de ler a matéria…(apesar do capricho de sempre), mas vocês acham realmente que uma empresa que faz negócios com 10.000 empresas que por sua vez com mais 10.000 (tudo Windows) está preocupada com os R$ 2.200,00 Para licenciar WINDOWS (Profissional) + WINDOWS SERVER + MSQL + OUTLOOK (Profissional) + MSOFFICE (Profissional) + (ETC.)? E outra, especificamente O QUE É MELHOR no Ubuntu? Kernel? OpenOffice? O Linux para sobreviver (não tirando os amantes, pois tenho um colega que faz questão de andar de Fusca 51 no domingo de manhã , um amante!)Tem que ficar melhorando iterface e facilidades de uso, para que mais usuários usem Linux ou vão me dizer que não??? Quanto ao Open Source, imaginem… – Só um segundo estou melhorando o código do X para usar um aplicativozinho aqui… ahhhh nem dá. O mundo é assim precisamos de coisas que podem gerar outras coisas O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL não há tempo, quem melhora, padroniza, faz funcionar (MESMO QUE NÃO PERFEITAMENTE OU DE GRAÇA)é tendência…
    Até o próximo post.

  8. Ja li muito sobre o ubuntu,estou fazendo um curso e gostaria de saber aonde posso baixar o programa gratuitamente,pois gostaria de colocar em pratica meus conhecimento´abraços ]]]Jolar Melo

  9. Oi Vitor.

    Não aconselhei você a desistir do modem, embora, há algum tempo, eu não uso o meu. Eu não me lembro da última vez em que eu usei um.

    Mas, de qualquer modo, se você puder contratar banda-larga (com ethernet) vai ser mais fácil resolver o problema do modem 😉

    E sim – eu uso muito o suporte da comunidade para um monte de coisas. Somos muito mais produtivos porque, como Newton diria, podemos nos sentar nos ombros de gigantes.

    E isso ajuda muito.

  10. Adorei seu depoimento, claro e objetivo, porém não gostei de apenas de uma frase.
    Se você não tem acesso de banda?larga, contrate um.
    Creio que é nesta parte que entra o verdadeiro lema do ubuntu. (ser legal um com o outro).
    Digo isso devido as pequenas dificuldades encontrados no próprio Ubuntu, passei e passo por isso todos os dias, no início ele não reconheceu meu modem como aconteceu no seu caso. Poderia até desistir, mas não achei algo digno, recorri à lan-houses em busca de informações de módulos que pudessem suprir até de maneira genética a instalação do meu modem.
    Nesta procura foi que eu realmente pude descobrir a verdadeira ideologia por trás do projeto GNU(Licença Geral Pública), que é o compartilhamento das informações com o objetivo de melhora-las. E nessa ideologia muitas comunidades,sites e pessoas me ajudaram. Fico grato por todas, e digo que foi raro as pessoas e comunidades que me negaram soluções. Hoje tenho a idéia de que devo ter a mesma posturam que eles tiveram comigo.
    Não sei a quanto tempo você usa o Ubuntu, mas com certeza em alguma situação crítica, você se perderá. E tenho certeza de que financeiramente poderá até resolver seu problema, mas você nunca iria intender o verdadeiro sentido do Linux.Já pensou se ele não reconhecesse algum periférico de valor em seu micro, acho que, compra outro, não seria a melhor opção.

    Gostei muito do seu relato, mas da parte de contrata um, foi a parte que me desanimou, por que tenho certeza que uma pessoa tenha um internet discada ao ler isso, irá talvez até desistir de instalar um sistema linux. Não quero provocar nenhuma rinhca, ou crítica. Quero que você possa escrever para todos os tipos de usuários.

  11. Ótima matéria!

    Só achei que você poderia ter colocado várias screenshots, para encorajar o não-usuário a ler o seu (ótimo!) texto e potencialmente experimentar essa ótima distro.

    Muito bom!

  12. Oi Flávio,

    Lamento pelo seu scanner. O scanner meu também é Linux-hostile. Por essas e outras que eu mantenho um Compaq aqui no canto. Não é minha máquina de uso de verdade, mas, pra essas coisas mais rudimentares, o Windows funciona bem.

    Quanto à linha discada, faz tempo que eu não uso. Você vai precisar buscar ajuda em algum forum mais especializado do que esse aqui (que é de comentários sobre um artigo).

  13. olá ….
    instalei o ubuntu no meu pc e faltam apenas 2 coisas para eu abandonar o Window$:
    1- como conectar na internet com conexão discada?
    2- meu escâner não é compatível com o xsane, já procurei até no site da Xsane e não encontrei.
    Se vc puder me ajudar nestes 2 pontes eu largo o W$ de vez.
    Obrigado,
    Flávio.

  14. instalei no pc q uso pra trabalhar. mas to com dificuldade p conectar à internet. estou pesquisando atrás de um tutorial.

    tenho 2 pendencias antes de aposentar o windows pra sempre: aprender a configurar a internet no ubuntu e ver como faço com meus arquivos, ja q meu hd usa ntfs e o ubuntu não lê/escreve nesse sistema..

  15. Achei muito bacana esta matéria do ubuntu linux.
    muito bom mesmo, gostaria que explicasse como con-
    figurar o modem, pois não tenho banda larga. Será
    que teria jeito!!!!!!!!!
    abraços…..

  16. Ótimo texto sobre o Ubuntu. Parabéns!
    Eu o conheci apenas na semana passada e ontem mesmo já instalei no meu pc.
    O Ubuntu reconheceu tudo, só está faltando configurar a placa wireless para net, pq nem no meu provedor souberam me dizer como.
    Mas gostei bastante, estou lendo e quero me aprofundar para aprender.
    Chega formatações, vírus, spywares e travamentos.

    Até…

  17. Primeiramente, Parabéns pelo seu artigo.
    O Ubuntu, assim como outras distros são gdes maravilhas, entretanto eu trabalho com Macs e Windows e seus softwares propietários para edição de imagens e vídeos, como o Photoshop , Illustrator, Corel, Premiere , etc…

    Existe algo compatível no mundo linux?

    Obrigado

  18. (Eu outra vez)
    Era só para esclarecer algumas duvidas de algums utilizadores acima:

    Para quem quiser JOGAR, de facto este sistema operativo (UBUNTU) não é o mais indicado(???).

    – PORQUÊ? NÃO PRESTA?
    É bom! (Para muitos o melhor!) mas… Os fabricantes de jogos são indústrias, e como tal visam o lucro, logo não lhes seria viavél usarem uma plataforma com pouco ou nenhum marketing, logo fabricam software (jogos) para o WINDOWS que tem um marketing ENORME! Como? se comprou o windows pagou para isso ;P

    – SOLUÇÃO:
    Existem muitos jogos para o LINUX gratuitos, e que devido a programadores do open-source com drivers actualizadas para NVIDIA e ATI, assim verá jogos 3D do melhor a correr no seu LINUX (UBUNTU), apenas os nomes dos jogos não têm aquele nome sonante, mas sim outro nome ao qual voçê não reconhecerá imediatamente.

    – MAS EU QUERO JOGAR O UNREAL!
    (APENAS um exemplo de um nome (jogo) sonante e muito conhecido)
    OK, pesquise assim no GOOGLE: unreal linux
    E pronto! Obterá links para libraries e outros ficheiros necessários, para correr o UNREAL (do WINDOWS)no linux, bem como outros jogos muito parecidos (mas com outros nomes) gratuitos e prontinhos para download para o seu LINUX.

    PROBLEMA(???) RESOLVIDO!

    1 ABRAÇO A TODOS!

  19. Uso e não quero outra coisa! (Pois é, parece um slogan rasca da TV)
    Mas o facto é que o UBUNTU (Linux) é fantástico, bem como todo o software que o acompanha.
    Vejo muita vez, erradamente, na NET comparações com o WINDOWS, principalmente em relações com preços.
    Atenção quando quiserem comparar façam assim:

    Quanto custa o WINDOWS (Profissional) + WINDOWS SERVER + MSQL + OUTLOOK (Profissional) + MSOFFICE (Profissional) + (ETC.) = ???

    Pois é TUDO aquilo (equivalentes) e muito mais (Da melhor qualidade) está no UBUNTU!
    Aposto que num segundo tomará a sua decisão!
    Trabalho com ele (quase desde o início) e até hoje (Novembro 2006) funciona como uma maravilha, mesmo em computadores com hardware fora do vulgar.
    Até hoje o único problema que tive foi por a funcionar uma webcam específica.

    Para os mais relutantes: Não tem spyware nem trojans nem licenças escondidas, nem trials versions nem nada destas merd**.

    1 ABRAÇO PARA TODOS!

  20. bom eu sou usario do ubuntu e assim vim aqui mais para tirar dúvidas!
    Primeiro: é possivel jogar cs no ubuntu?
    Resposta: sim dá uma olhada no site viva o linux e procura que lá ensina como instalar.
    segundo: easy linux é alguma customização do ubuntu?
    resposta: não easy linux é apenas uma revista que ensina mais sobre linux.
    Terceiro: posso usar o skype no ubuntu?
    Resposta: Tranqüilo eu uso ele, hehe dá uma olhada no guia do ubuntu que lá ensina como instalar.

  21. Ouvi falar , acho que foi folheando um livro numa livraria, um autor que gosta do Debian falar nas diversas distribuições, e falou num Easy Linux.
    Seria outro nome do Ubantu?
    Ótimo ter conhecido o site e o comentário de Ricardo.
    Mas, o que significa sissies?
    Leigos demais ??
    Alguém pode me sugerir um tutorial, um site ou um autor, oumais de um autor, com livro(s) publicado(s) que traga o suficiente sobre hardware (como fala um dos comentaristas aqui)para instalar e mexer com o Ubuntu?
    hpc_x@yahoo.com

  22. JGilberto,

    Você pode ir a um telecentro, infocentro ou cybercafé e baixar o CD do site http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/6.06/ (tem um monte de outros, mas esse é no Brasil), e queimá-lo lá mesmo.

    Você também pode pedir um CD de presente no https://shipit.ubuntu.com/. Demora um tempo, mas chega. Lá pede-se a delicadeza de não pedir mais CDs do que se precisa.

    Um abraço e boa sorte. Ah. E sai uma versão nova agora em outubro. Parece que vai ser bem interessante.

  23. tenho uma dúvida: encontro no Skype uma ferramenta útil de comunicação. Poderei continuar utilizando-o no caso de migrar para o Ubuntu?

  24. Cara, é muito bom o, tenho a mais nova versão em minha maguina.. Adorei
    Sendo que preciso fazer umas alterações para ele ser bem do meu jeito e rodar os programas que eu preciso

  25. Achei interessante você ter tocado nesse assunto de programar em outra plataforma.

    A maioria dos programadores java utilizam plataforma windows como estação de trabalho (não estou falando de servidor).

    O motivo, nem eu sei, já que um dos pilares desta linguagem é a portabilidade.

  26. Fiz a instalação do ubuntu e gostei muito. Claro que o usuário deverá ter um certo conhecimento de hardware, mas não terá muita dificuldade de realizar a instalação. Nota 10.

  27. OLÁ RICARDO, GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA SOBRE O LINUX UBUBTU, EU SOLICITEI UM CD PRA TESTÁ-LO AKI EM CASA, POREM GOSTARIA DE SABER SE OS JOGOS TIPOS COMO COUNTER STRIKE PODE SER INSTALADO NO LINUX.

    OBRIGADO.

  28. O Ubuntu é fascinante por sua beleza e agilidade. Curiosamente, mais difícil do que convencer o usuário comum é convencer o tal entendido. Que relutância infantil eles têm com este sistema. Felizmente convenci uns 3 durante uma instalação. Quando viram que o Ubuntu detectou minha conexão banda larga DURANTE a instalação e baixou algumas atualizações o queixo dos caras caiu! Só de saber que não precisa clicar num icone tipo Windows Update já valeu.

    Artigo mto bacana.

  29. Olá, conheci o ubuntu no curso técnico que estou fazendo no senai Luzerna/SC, e ache muito interessante.
    Gostaria de saber como faço para pedir uma mídia com o conteúdo de UBUNTU para instalar no meu computador.
    Certo de sua atenção, fico no aguardo de sua resposta.
    Sds.

    Marcelo José Chiesa
    Técnico em Informática

  30. Cara, muito bom o ubuntu, a aparência é ótima, é simplesmente fenomenal!!! Adorei mesmo!!
    Usava o winXp, mas o ubuntu me chamou mais a atenção!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *