O software educativo é um ambiente de aprendizagem que une as características de um jogo com as de um software.
O ensino, ao utilizar meios lúdicos, cria um ambiente gratificante para o desenvolvimento integral da criança. De acordo com Piaget, ?o jogo consiste em satisfazer o eu por meio de transformação do real em funções dos desejos? . Ou seja, tem como função assimilar a realidade.
Os jogos devem ser elaborados de acordo com a faixa etária do seu público alvo. Propiciam o desenvolvimento do raciocínio lógico de uma forma descontraída e são um excelente vínculo de difusão e treinamento de habilidades como coordenação motora, motivação, entusiasmo, concentração e destreza.
Os jogos educativos dispõem de grandes informações, representadas de maneiras diversas, através de imagens, texto, sons, filmes etc. Buscam diversão e entretenimento. ?O jogo aparece quando a criança abandona sua fase egocêntrica possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais? (segundo Jean Piaget).
Crianças com um grau maior de dificuldade podem aprender pelo benefício da descontração. Na maioria das vezes essa experiência positiva com softwares educativos faz com que a criança ou adolescente passe a melhorar suas notas e seu comportamento na escola. A interação com os colegas também influencia o processo de aprendizagem do aluno. Segundo Vygotsky: ?A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas?.
Hoje a escola tem um papel fundamental na socialização. Nela se dá o encontro entre a tradição de uma cultura e a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes. Para Vygotsky, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural.
Ferramenta de apoio
A utilização de jogos educativos na escola traz inúmeras vantagens; o aluno aprende brincando. Cabe aos professores saber aproveitar esta característica e fazer boa escolha e utilização de jogos como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Os educadores necessitarão cada vez mais conhecer, dominar ou saber avaliar os produtos que o mercado oferece. Há uma grande demanda no mercado por novos programas, o que determina o crescimento da produção de softwares educativos. O software que se propõe ser educativo deve ser analisado e controlado pelo professor.
Aulas ministradas pelos professores através do uso de softwares educativos fazem com que o aluno por sua vez goste cada vez mais de participar, por iniciativa própria e não como uma obrigação. O design gráfico planejado e executado com clareza em caráter lúdico, de acordo com os princípios básicos teóricos educacionais, permite com que o aluno obtenha resultados imediatos de trabalho.
Isso não quer dizer que os softwares educativos venham substituir totalmente a lousa, giz, livros, aparatos experimentais, mapas, documentos etc., mas acredita-se que hoje os jogos estão mais adaptados ao mundo atual do que o modelo tradicional utilizado pela escola.
Poucas escolas aderem esse método de ensino. As escolas particulares, que possuem maiores recursos, podem utilizar os jogos como ferramentas de ensino, enquanto a maioria das escolas de órgãos públicos ainda não experimentou esse tipo de solução.
Bons jogos trabalham com representações virtuais de forma coerente. Transmitem entusiasmo, sentimento de exaltação e tensão ao usuário e despertam envolvimento emocional. Contribuem para a formação da criança fazendo com que haja respeito mútuo, obediência às regras, responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal. A criança aprende a agir, adquirindo mais iniciativa e autoconfiança.
Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir e sua curiosidade é estimulada. Ela adquire iniciativa e autoconfiança, o que favorece o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Piaget afirma que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Não se trata de uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar a energia das crianças, mas de meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:
?O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil?.
Crianças não-alfabetizadas de três a seis anos anos se orientam através do som obtido nas falas dos personagens e ícones demonstrativos. Portanto, para cada idade um tipo de linguagem deve ser transmitido, seguido da mesma essência. Para maior compreeensão, a construção e a elaboração de cada jogo devem ser planejadas e executadas com clareza.
Os designers de softwares educativos devem se preocupar em transmitir a criança ou adolescente um cenário que desperte curiosidade através de cores diversificadas, personagens animados e sons adequados a cada faixa etária, possibilitando a criança à realização de sonhos e fantasias, aliviando suas tensões, medo e ansiedade.
Apresente o manual
Na construção de um jogo é importante inserir um manual de fácil acesso, que contenha as instruções necessárias para a criança ou adolescente tirar dúvidas na hora do jogo. O manual inserido no jogo aumenta e diversifica a sua capacidade e valor como material pedagógico e faz com que a criança aprenda a jogar sozinha, sem precisar da ajuda de um adulto. O jogo é uma excelente oportunidade da fazer com que a criança ou adolescente desafie o computador e obtenha relações com as novas tecnologias.
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: ?um real, já adquirido ou formado, determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa?.
A estória tem base nas atividades
O design dos softwares educativos é produzido em ambientes amigáveis e lúdicos, possuindo cores diversificadas e com recursos de multimídia, como animação, sons diversos e uma concepção de ser uma estória com base nas atividades em função da faixa etária que se destinam.
Uso de cores e texto
O uso das cores, a harmonia entre elas é muito importante para um bom desenvolvimento de um software educativo. O Designer deve usar nos cenários cores que possuam efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador. É necessário que o texto utilizado seja apresentado de forma legível. A má escolha do tipo de letra pode atrapalhar. Efeitos visuais (letras com texturas, transparências etc.), dificultam a leitura.
Segundo o psicólogo alemão Wundt as cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes parecem que avançam e que aproximam. As cores frias são calmantes, tranqüilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.
Nos dias de hoje, é impossível ficar diferente à importância das novas tecnologias. A educação pré-escolar tem alcançado um espaço importante no nosso sistema educativo. Os educadores não podem se alhear do seu papel na construção da sociedade pós-moderna e necessitarão, cada vez mais de avaliar ou dominar seus produtos que o mercado oferece. O design é um dos aspectos fundamentais para isso. Devemos sempre procurar soluções inovadoras. Valorizar e enriquecer o produto faz com que criemos uma empatia com o nosso público-alvo. [Webinsider]
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Referências bibliográficas:
PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas ? Problema Central do Desenvolvimento. Editora Zahar. Rio de Janeiro, RJ, 1976.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. SP, Martim Fontes, 1987.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martim Fontes, 1987.
PIAGET, J & Inhelder, B. (1974) Da lógica da criança à lógica do adolescente. Rio de Janeiro: Zahar.
FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. Ed. Ática, 3º edição, 1995.
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Luciane Justino de Oliveira
<strong>Luciane Oliveira</strong> (lucioliv@yahoo.com.br) é designer freelancer e especialista em Gestão do Design Gráfico.
13 respostas
como usa-lo?
oi,tudo bem.na verdade peço uma sugestão de programa educativo para quarta série, para ser instalado na sala de informática. desde já agradeço.
Como devo proceder para desenvolver um software a partir de uma seção do meu site: Tchê Mirim
Link: http://www.portalkids.com/tchemirim
Como se calcula o valor do investimento?
Att.
Vicky Machado
http://www.portalkids.com
contato@portalkids.com
quero receber inform
sou professor de matematica e realizo estudos na area da informatica na educação matematica, w gostaria de receber alguns tipo de softwares livres pra eu poder usar em sala de aula.
aguardo urgentemente…
SOU PSICOPEDAGOGA E PRESTO SERVIÇO A VÁRIAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA QUE ATENDE UM GRUPO EXPRESSIVO DE CRIANÇAS.MEU DESEJO É OBTER MATERIAL PARA ANÁLISE PEDAGÓGICO E PARA FUTURA
AQUISIÇÃO.
ATENCIOSAMENTE GEISE
Olá gostaria de saber quais ferramentas livres posso utilizar para desenvolver softwares educativos, utilizo o sistema operacional linux e primo pelo software livre.
Aguardo anciosa…
Na verdade gostaria de saber quais ferramentas eu posso está utilizando para fazer um jogo educativo…
No mais, no caso da interface… qual seria a melhor para desenvolver???/
Preciso saber para solicitar na faculdade pois o meu projeto de final de curso e para desenvolver um jogo em matemática….
Desde j´agradeço..
estou no aguardo
Olá estou precisando de uma ajuda. Quero uma idéia para montar um programa educativo para instalar em sala de informatica para crianças de 4 série. Por favor ficarei grato se puderem m ajudar. Obrigado.
preciso de palavras relacionadas com criança diversao e alegria
Estudei magistério e achei realmente interessante a aplicação que foi dado de grandes esudiosos da educação em relação aos jogos de softwares. Acredito que o desenvolvimento cognitivo infantil se dá através de atividades que proporcionam a diversão e o interesse, estimulando o aprendizado.
Muito bem aplicado o estudo.
O Designer que quiser produzir um software educacional de qualidade precisará trabalhar em parceria com o educador antenado em tecnologia na educação.
mais games educativos daram lucros para as empressas!
game educativo que deu lucro e
Mario é um dos principais mascotes da Nintendo