iPhone faz o básico sofisticadamente simples

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais uma vez a Apple inventou um aparelho que supostamente torna todos os outros aparelhos da categoria obsoletos. É o novo iPhone, sobre o qual você já deve ter ouvido falar. São três aparelhos em um: um iPod widescreen, um revolucionário telefone e um aparelho de comunicação via internet.

O básico, bem feito

O melhor do iPhone é que ele faz o básico, mas faz bem feito. Quando no modo iPod, é ainda mais fácil encontrar e ouvir suas músicas, com o novo sistema de rolagem. Quando no modo telefone torna incrivelmente fácil fazer ligações, inclusive conferência, enviar mensagens SMS e receber recados por voz, podendo escolher qual recado quer ouvir primeiro. Quando no modo internet, é o primeiro telefone que traz um navegador de verdade, o Safari. Quase tudo isso já era possível utilizando smartphones, porém a diferença do iPhone não está no que ele faz, mas como, ou seja, a experiência de uso.

Revolução

A maior revolução que o iPhone traz é a sua interface, com um botão somente: home. Todas as outra operações são feitas com o dedo na tela. A nova tecnologia, chamada multi-touch, permite que você controle o aparelho com gestos. Para aumentar ou diminuir o tamanho de imagens, por exemplo, basta juntar ou separar o indicador do polegar. O aparelho torna absurdamente fácil a tarefa de “rolagem”: basta “empurrar” a interface com o dedo, para cima ou para baixo.

Mas há outras novidades importantes. Muito além dos smartphones, ele roda o poderoso OSX como sistema operacional. Desta forma, o aparelhinho pode executar programas “de verdade”, não versões menores para celular, programas feitos para desktop. O melhor exemplo é o navegador Safari, que mostra websites inteiros no aparelho, exatamente como em um computador normal, não versões wap específicas para celular. Assim como o iPod, o iPhone sincroniza dados com o iTunes, mas vai além das músicas, fotos e vídeos, ele sincroniza contatos, sites favoritos, documentos, etc…

Outro avanço que só o iPhone traz é um sensor que muda a tela conforme a posição do aparelho — se ele estiver na posição vertical, a interface é vertical; se estiver na horizontal, a interface muda e se adequa ao modo widescreen, ótimo para ver fotos, vídeos e ler textos.

O aparelho tem ainda uma câmera de 2 megapixels, que funciona de modo maravilhoso na tela de 3.5 polegadas. Vem em duas versões, uma com 4Gb e outra com 8Gb de espaço.

Parceria com Google e Yahoo

Diversas parcerias foram feitas para tornar o iPhone possível. Uma delas foi com o Google, para uma genial integração do iPhone com o Google Maps, além de trazer o buscador do Google integrado ao navegador Safari. Outra parceria importante foi com o Yahoo, para prover e-mail com a tecnologia “push” IMAP.

Finalmente um ótimo leitor de e-books

Os e-books ainda não são tão populares quando poderiam ser. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de não haver um leitor bom (incluindo aqui o preço) o suficiente. O iPhone tem a capacidade de ler arquivos no formato PDF, no modo widescreen e com sua tecnologia fantástica de rolagem com o dedo, ele parece ser o leitor de e-books ideal, principalmente para quem gosta, como eu, de ler e ouvir música ao mesmo tempo, em qualquer lugar.

Problemas do iPhone

Mas vários analistas têm apontado diversos problemas na novidade. O maior deles seria o fato do telefone funcionar somente com uma operadora, a Cingular, parte da AT&T. Outro problema seria a operação do aparelho no carro ou por usuários com deficiências visuais, já que não é possível sentir as teclas, mas somente a superfície lisa do vidro — cuidadosamente escolhido para esconder marcas de dedo.

Entre a comunidade de desenvolvedores, o maior problema é o fato de que o iPhone é uma plataforma totalmente fechada. Não será possível desenvolver um aplicativo novo para o aparelho, exceto pela própria Apple, é claro. O motivo desta abordagem seria a necessidade de proteger o software do aparelho, para que ele sempre funcione como foi feito para funcionar, e também a rede da Cingular, que, segundo Steve Jobs, poderia “cair” por causa de um único aplicativo do iPhone.

Outro problema, maior para a Apple do que para seus usuários, é o nome. A empresa Cisco, que é dona da marca “iPhone”, está processando a Apple pela utilização do mesmo nome.

No Brasil

O aparelho deve começar a ser vendido somente em junho nos Estados Unidos. Diferentemente de um iPod, o iPhone depende da parceria com uma companhia telefônica para funcionar. Por este motivo, deve demorar bastante até que seja vendido e funcione no Brasil. Representantes da Cingular disseram, no entanto, que o aparelho pode ser destravado, por “caras maus”, para funcionar com outras operadoras.

Eu, que utilizo o celular mais como relógio do que como telefone, não me empolgo muito com as funcionalidades do telefone, mas sim com o iPod vídeo widescreen, internet, e-mail e o leitor de e-books. E você, gastaria tanto dinheiro (US$ 499) com o novo aparelho? [Webinsider]

.

Avatar de Gilberto Alves Jr.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

50 respostas

  1. eu ouço falar deste tal de zune no minimo uns oito anos ,mais nunca achei um lugar para comprar que coisa nao,ja o ipod,ifone,ipad saiu onten nos estados unidos,ja tem neguinho no brasil com um novinho na mao, que merda e esse zune mesmo

  2. achei legal versão super compcta e bkana
    muito legal mesmo mais me diz divia colocar mais
    coisas num aparelho tao desenvolvido nao acha?
    bjos

  3. Não me impressionou nem um pouco, apanha e feio pro Nokia N80, pois além de navegar na net através de rêde Wi-Fi (sem gastar nada)uso Skype, MSN, câmera de 3mega pixel com modo macro(pega detalhes de fotos perto) poso passar e receber fax, assistir filmes com resolução magnífica, psui sistema operacional Symbian, o qual está sendo adotado por todos fabricantes de celular, conseguindo assim achar infinidades de softers pra ele e gátis…

  4. LOL…fica tranquilo Pedrao que o vidro eh especial e naum fica sujo com a oleosidade dos dedos (meu amigo…estamos falando de uma empresa que pensa anos-luz na frente…vc acha q ela naum pensaria nisto??)

    acessem o site : http://www.apple.com/iphone/usingiphone/guidedtour_small.html

    Vejam como eh impressionante e amigável. Pega estes SmartPhones com seus Ruindos Mobile e joguem no lixo. Nem se dêem o trabalho de comparar com o Iphone. Qualquer comparação seria burrice, inveja, falta de informação..ou uma dissonância cognitiva pela mau compra que fizeram recentemente.

    Tirando o fato do produto ser revolucionário em termos de convergência e facilidade de uso, naum se esquecam do status da marca Apple. Ela virou grife ,,,da mesma forma que vc usaria Dolce & Gabana.

  5. Um aparelho que tem uma bateria que dura apenas 5 hs de uso?
    Um aparelho celular com tela gigante? Imagina essa tela depois de uma ligação! Para quem tem pele oleosa não esquecer de comprar Veja Multiuso também! hehe.

    Você usa o Iphone escutando música, aí toca o celular, você atende a ligação e é preciso acessar a net para ler um e-mail urgente que acabou de chegar. Manda a pessoa esperar seu retorno, pois o mail é urgente.

    Assim que você consegue acessar o hotmail pelo Safari, foi demorado e você está pagando pelo uso da conexão, por isso tem que ser rápido. Mas é tanto banner de propaganda até chegar no mail urgente…

    Depois de ler o tal mail, recebe a instrução para verificar ações na bolsa e enviar dados dessa sua pesquisa o quanto antes, para seus clientes via mail.

    Depois de 10 minutos de trabalho – 5 deles só teclando o mail na tela mágina da Apple – se lembra que estava escutando música no iPhone!!

    Mas qual era ela mesmo?????

  6. Sinceramente…o q mais me atrai nos produtos Apple é o design e funcionalidade…e independente de qualquer tecnologia…os produtos da Apple são prazerosos de se usar…Lembro de meu mp3 player q eu achava muito bom..depois q comprei meu Ipod 30gb pude ver q diferença gritante era em termos de tecnologia..funcionalidade..qualidade sonora e por aí vai. O Iphone é o mesmo..tem muita coisa q outros produtos já tem..mas ele tem algo importante q muitos fabricantes esquecem…um interface amigável.Esse é o grande trunfo da Apple…ela sabe fazer interfaces fáceis e intuitivas.Pena q este Iphone provavalmente vai demorar e muito pra chegar aqui..pois se um Ipod ainda não é fácil de comprar..imagine um Iphone.

  7. A Apple é bacana.
    Tem engenharia de qualidade, design incluso.
    Vai além, faz apostas de gente do 3o. milênio, da era da informação, não são industriais do século passado, nem financistas controlando negócios que não entendem.
    Estão sintonizados com o mercado crescente de quem já nasceu em uma nova era, não está oferecendo produtos para profissionais de TI.

    Tenho 48 e meu assunto é TI.

    Para minha filha de 12 fiz questão de dar um iPod Nano. Não dava para ser apenas um tocador MP3; há muito mais em jogo.

    Para mim mesmo preferi ter um computador de mão e escolhi um Palm T5. O celular é um qualquer, Motorola no caso, desde que eu possa gerenciar a agenda de contatos no desktop e mantê-la integra com o Thunderbird e o T5 (não trivial). E também que sirva como acesso à Internet para o Palm (usada raramente).

    No mais uma tela de 3,5 não dá para muita coisa. É até bacana ter alguns vídeos no meu T5 com tela de 3,7, mas não vai substituir tela de TV nem o display do desktop. A convergência Internet c/ celular esbarra em questões de ordem filosófica: difícil conciliar o ambiente libertário da Internet com o território corporativo da telefonia celular.

    É animador ver uma Apple colorindo o espaço de tecnologia e ajudando a calibrar o futuro além das visões conservadoras de futuro engendradas pelo establishment.

    Mais importante é a diversidade, como a mãe natureza tenta nos ensinar e presunçosamente não prestamos atenção.

    Abraços.

  8. No Brasil ter e manter um PC já é oneroso, quem dirá ter e manter um desses, gente vamos por os pés no chão, estamos no Brasil e não em Saturno(Somos Tupiniquins ainda…)

  9. É uma pena que o iPhone vá sair aqui no Brasil por no mínimo uns R$ 6.000,00, e praticamente ninguém vá comprar. É uma pena que, no Brasil, as lojas tenham que vender essas novidades com mais de 100% de lucro (levando em conta o dobro do preço pela importação mais o dobro com impostos e encargos).

  10. Prezados, especialmente Gilberto

    No ultimo paragrafo sobre os problema do iPhone, voce afirma que a Cisco esta processando a Apple por causa do nome adotado iPhone.

    Acredito que esta informacao esteja errada. No keynote, que pode ser visto pelo site da apple, Steve Jobs afirma que o nome do telefone e Apple Phone e nao iphone. Alem disso ele chega a brincar sobre o nome do aparelho dizendo que ao longo da apresentacao ele iria chama-lo varias vezes de iPhone.

    O site pode usar o nome que quiser, dado que o produto ainda nem recebeu autorizacao do governo americano para ser comercializado…

    Apesar dessa correcao, parabens pelo artigo.

    Angelo

  11. A Apple é maravilhosa, e quem torce o nariz é porque está morrendo de inveja. Smartphones são ótimos, mas esta é a evolução deles, alguém ia fazer, e esse alguém foi a Apple. Pena, é que pelo jeito, vai demorar para aparecer por aqui. PARABÉNS APPLE !!!

  12. Olha… não sei de onde o Gilberto tirou que só a apple vai poder desenvolver softwares para o iPhone. A única diferença é que ninguém vai mexer no sistema operacional por razões óbvias: em time que tá ganhando não se mexe (O MAC OS X é o melhor OS para o usuário comum e um dos melhores para o povo profissional)
    Quanto à colocação do Oscar, de que o browser não é uma novidade, sugiro que ele veja no site da apple a apresentação do iphone (vídeo da Macworld) e veja como é diferente de tudo que há no mercado.
    Já quanto às operadoras, tenho certeza que elas vão se adaptar aos recursos, até pq em breve todas as outras empresas de smartphones vão aderir à novidade… o que vai forçar as operadoras a atualizar a tecnologia.
    Olha… vou comprar um com certeza. Mas é saudável ao bolso aguardar que os preços baixem, pois sem dúvida vai custar uma $$ considerável.

  13. Sim, claro que gastaria, U$499,00 é dinheiro de pinga pra mim, além do mais produtos diferenciados é o que faz com que eu me destaque em minha vida social… nada de igualdade!! quer ter tudo igual muda para CUBA!!

  14. Ah, isso sem contar q o Sony PSP também poderá ser utilizado agora como câmera digital e aparelho de GPS…
    Ok, faltou a função como telefone celular… rs

  15. Não sei pq o pessoal está falando tanto desse iPhone… não vi nada de mais no aparelho.
    Sua tela sensível ao toque é uma caracterítica já existente em outros aparelhos como o Nintendo DS, por exemplo.
    O PSP (Playstation Portable), existente há alguns anos no mercado, também reproduz vídeos e mp3, tem acesso a internet, visualiza fotos, e pode ser utilizado como e-booker, além de rodar jogos. Sem contar que seu preço é bem atraente, se levado em conta tudo o que o aparelho é capaz de fazer.
    Acho que as pessoas estão acostumadas a andar somente com um celular pra lá e pra cá, e não com um PSP ou DS… rs

  16. Lendo os comentarios, vi que muitas pessoas esquecem que steve jobs e sua turma foram quem deram inicio a tudo isso que conhecemos hoje como tecnologia, lembro que muitos duvidaram do sucesso de um aparelhinho chamado i-pode,tem o preço de um computador, e so servia pra ouvir musica. A verdeade é que qualquer coisa que a apple fizer, vai ser sucesso, porque eles só se metem a fazer alguma coisa, quando tem certeza do que estão fazendo.

  17. Se tivesse dinheiro, pagaria com certeza! Há muitos aparelhos piores por esse preço ou até mais caros! oO
    E esse eh m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! 😀

  18. uso pouco telefone, pra mim o iphone não interessa pela pouca capacidade! 8 g pra quem curte musica e video é muito pouco. as partes de internet e widgets é muito boa, mas eu quero um igual mas ipod video com 120gb!!!

  19. Gostei muito do iPhone. Eu até pensaria em comprar um no futuro. Mas não considero que o produto seja tão revolucionário assim. Smartphones com toque na tela e com poucos botôes de acesso rápido já existem há um bom tempo. Um exemplo, o Gradiente Partner GP200 (eu tenho um) possui uma tela sensível ao toque e apenas os botões de atender chamada, agenda e lista de contatos. O aparelho possui uma caneta acoplada, mas é possível utilizar o dedo sim. O teclado virtual é um pouco pequeno mas é possível tocar com a ponta dos dedos. Além disso há um programa para reconhecimento de escrita (ausente no iPhone). O sistema é o Windows Mobile e as páginas da web podem ser visualizadas por inteiro. Além disso, a adição de um cartão de armazenamento permite guardar muitas músicas e vídeos (visualizados no Windows Media Player).
    Eu acho q o iPhone é apenas uma evolução, e não uma revolução.
    Talvez ele venha a conquistar aqueles usuários que nunca usaram um smartphone, pois achavam que eram grandes ou feitos só para executivos, etc.

  20. Com certeza, para cegos ou deficientes deve possuir comando de voz. A Apple não iria dar ponto sem nó. Pois enquanto os outros sistemas estavam resolvendo seu problemas e bugs em 1993 a Apple já tinha o seu comando de voz preparado para sua linha de PCs.

  21. O iPhone é um aparelho com interface revolucionária, quanto a questão da adaptação a deficientes visuais, como roda o OSX poderia ter um comando para habilitar o Speech, aplicativo para comandos de voz do OSX (pratico e funcional).

    Quanto ao browser, é o Safari, o mesmo que roda no OSX completo, com o efeito de zoom sobre áreas você pode ler qualquer coisas em qualquer tamanho e alternar entre a visualização do site completo ou dessas pequenas áreas de interesse e alternar entre elas.

    A Apple tem por política distribuir o XCODE, aplicativo para desenvolvedores poderem criar aplicativos para o OSX (gratuitamente para quem possui um Mac), com ele vai ser possível desenvolver pequenos WIDGETS (alias ja tem uma versão beta disso no ultimo kit para desenvolvedores) para o iPhone, não se iludam pelo discurso dos especialistas estes não possuem um Mac em casa e ficam apavorados quando vêem que estão ficando para traz (veja o ipod ate hoje).

    Acredito que o maior desafio fique mesmo por conta da bateria para suportar todos esses recursos, mas, como nada foi bem divulgado a respeito prefiro esperar pela versão final do aparelho (que deve contar com bateria removível).

    Acredito que o grande atrativo seja mesmo a usabilidade do aparelho, porém pelo alto custo prefiro ter um ipod video com 80gb ($349) do que um iphone que não faz ligações (aqui no Brasil) com 4gb ($499), ja se conseguirem destravar o aparelho apra funcionar com os chips brazucas a história se inverte, pois ai começa a diversão do aparelho.

    Uma ultima coisa, esqueçam os smartphones, são complicados, feios, e grandes.

    Ate mais amigos.

  22. Segundo a revista Veja desta semana, este IPhone é a sétima maravilha do mundo tecnológico. São 200 novas patentes somente para este aparelho. Pelo que li e vi, ele é bonito, charmoso e executa bem as funções para as quais foi criado, sem frescuras e necessidade de se ler um calhau de um manual. Veremos, quando chegar ao Brasil. E, outra coisa. Por que será que vai demorar tanto a aparecer por aqui? Qual seria a filial da Cingular no País? Seja bem-vindo IPhone!

  23. Na minha opinião, a idéia de juntar celular com um iPod já era esperado. É só olhar para os iPods e para os smartphones. Ainda acho cedo querer comprar um aparelho destes que mal saiu do forno e ainda tem muito a ser desenvolvido evoluído. Como um sistema operacional novinho em folha, vai ainda precisar de muitos consertinhos. Eu esperaria um tempo a mais para me contentar com um. Comprar só por comprar e gastar dinheiro, por fetiche, não é comigo!

  24. como entusiasta de Gadgets e macmaníaco assumido, essa seria a combinação perfeita para os meus mais singelos desejos começando pelo sincronismo entre macs e o iphone que deve ser qq coisa perto do sensacional …
    … mas pensando bem … eu tenho um n93 que grava videos a 640×480 a quase 30 fps e traz uma camera fotografica muito boa para o dia com 3,2 mp … alem de poder ler os formatos de video do ipod (320×240) …
    e varios tipos de audio tb …
    o iphone teria menos utilidade do que o meu n93 penso eu …
    agora …. poder usar o photoshop no celular seria interessante …. rs

  25. Se não me engano, a Apple soltou um comunicado que não vão lançar esse iPhone na América Latina, consequentemente, no Brasil.
    Logo, se for pra comprar, vai ser o mesmo esquema do Playstation 3 atualmente, só importado e nem vai funcionar o celular aqui mesmo :.
    Outra coisa que achei meio esquisita…
    Se ele tem funções tão legais pra vídeo…deveria ter slot pra cartão, pra poder colocar além dos 4 ou 8 GB internos.

  26. vem cá, vc já testou o hyparelho (pegou na mão, viu se o sistema de busca de musicas é bom mesmo, por exemplo)ou escreveu o texto só com o que leu por aí?

  27. Este aparelho vai ser muio eficiente para melhorar a comunicação e o entreterimento, é uma pena que no Brasil as novidades demorem tanto para chegar e ser desenvolvida, infelizmente este aparelho vai chegar a nós por preços absurdos e ainda não coseguiremos utilizart todas as funções

  28. putz…to passando mal por causa desse celular, ainda mais que eu tava pensando em trocar o meu…quero um desse de qq jeito!!!

  29. Impossível não ficar tentado a ter um desses, principalmente quem assiste à apresentação, feita pelo próprio Steve Jobs, do aparelho.
    Uma pena essa pequena maravilha não chegar tão cedo ao Brasil, se chegar… pq até hj nem mesmo o iTunes Store está no nosso país.

  30. Eu compraria. Odeio telefones, principalmente os celulares. Mas e todas as outras funções?

    Se o meu Shuffle que é o iPod mais pobrinho que existe é um espetáculo, esse iPhone é o rei da cocada preta! Quem desdenha quer comprar.

    In Jobs we trust!

  31. Steve Jobs e a Apple são sinônimos de criar, reinventar. O iPhone faz basicamente tudo o que outros smartphones fazem, só que com uma diferença básica e essencial, a experiência de fazê-lo de forma totalmente inovadora. Só isso, já faz com que instintivamente, como disse o Marcelo Sales designer acima, nem precisemos usar o telefone, lógico no nosso caso como brasileiros, que teremos que esperar um pouco mais para usá-lo como telefone também. Até agora não vi nenhuma foto da parte de trás do aparelho. Gostaria de saber se ele é tipo o Ipod vídeo ou tem alguma parte removível atrás. Pelo jeito não terá chip intercambiado, como cita na reportagem, alguns caras maus poderão destravá-lo, isso significa que teremos que aguardar uma operadora para utilizá-lo por aqui?

  32. Sempre inovando….Acho que esse é o maior trunfo da Apple, quanto aos xiitas discípulos de Bill Gates e Linus Benedict Torvalds cocem os cotovelaos e preparem suas metralhadoras cheias de mágoas para criticarem a vontade e nem isso irá tirar o brilho da genialidade das criações de Steve Jobs, que aliás vale lembrar que em breve alguém das figuras acima ou seus discípulos, certamente irão copiar essas criações, como sempre o fazem…Se fôssemos criar um rol de problemas para os sistemas citados, certamente não haveria terabytes suficientes…

  33. Caro Sergio, o iPhone é GSM Quadriband + EDGE, o que significa velocidades até 384 Kbps. A 3G já vai bem além disso chegando a 2,4Mbps, possibilitando assim as chamadas por video. Como o próprio Steve Jobs falou, escolheram essa tecnologia (GSM+EDGE) pelo fato de ser a mais difundida no mundo, sendo assim o celular funcionaria sim aqui no Brasil, mas acho que somente a parte de mensagem de voz que naõ funcionaria pois o sistema depende da operadora abrir para poder ser lida qualquer mensagem de voz, não sequêncialmente como é atualmente.

    só esperar para ver o que a TIM+CLARO+BRASIL TELECOM +OI vão fazer…

  34. Eu até que compraria o iPhone, se fosse para comprar nos E.U.A. pois assim pagaria um preço mais acessivel, porem não é algo que tanto me surpreende, pois é algo que tem no maximo 8GB , eu tenho um ipod 30GB e ja tenho mais de 10GB cheio , ou seja 8GB seria pouco pra mim, e a falta de bateria é algo que me preucupa, pois tem curta duração, e você prescisa estar sempre com o carregador, caso o contrario você, vai ficar na mão.

  35. A Tecnologia adotada não é um problema para a navegação, mesmo porque esse é o unico aparelho celular que tem conectividade wireless sendo assim é possivel usar os 8Mg de uma banda larga qualquer.
    Eu também vou gastar essa grana com o aparelho, mas acho que vou esperar funcionar com uma operadora aqui no Brasil. (só espero que a operaora que eu utilizo faça parceria com a apple).

  36. Embora seja uma smartphone fantástico pelo nível de convergência que oferece, a pergunta que fica é se futuros usuários deixarão de comprá-lo o iPod considerando que a sua função já vem integrada ao celular. Isso gera em minha opinião um conflito de plataformas…De qualquer forma, vai pra minha wish list de 2007!

  37. Eu acho o aparelho maravilhoso, vejo tbm que tudo que a apple toca vira ouro (modo de dizer…), A caracterisca pelo qual o nome (iPhone ou ApplePhone) traz o telefone como caracteristica principal mesmo assim ele poderia ser vendido em qualquer lugar do planeta simplesmente por fazer tudo que outros smarts fazem, so que com o pequeno detalhe de ser mais intuitivo, por ser um computador de mão de verdade, o fato de o aparelho não ter isso ou aquilo é questão de tempo para que a apple melhore e sempre melhora mesmo, quem usa o OS X sabe muito bem disso. Doa a quem doer… Podem chorar mas a beleza e funcionalidade dos equipamentos da apple nesses 30 anos so está no começo…

  38. Falar que o IPhone é o primeiro celular a ter um browser de verdade foi no mínimo uma demonstração de falta de conhecimento.

    Faça uma pequena pesquisa por browsers para smartphones symbian.

  39. Na minha opinião, o maior problema do iPhone reside na tecnolgia de rede adotada, a 2,5G. Explico: As redes 3G possuem capacidade para trafegar dados em velocidades de 64 Kbps a 384 Kbps, enquanto as redes 2,5G trafegam dados em velocidades inferiores aos antigos modens : 14.4 Kbps. Velocidade que impossibilta o streaming e download de áudio e vídeo, envio e recepção de imagens e conferência pelo celular. Portanto,limitando os serviços de multimídia ao assinante.

  40. Não só gastaria, como vou gastar… Mesmo não dando pra fazer ligações no Brasil… aliás, pra quê diabos colocaram a função de telefonar nesse aparelho? hehe

  41. Eu amo smartphones, pra mim não existe forma melhor de integrar funcionalidade como esses aparelhos, mas sinceramente não vejo a menor graça no iPhone. Já foi citado aí na matéria que é um software proprietário, que está diretamente vinculado a uma operadora e faltou citar que ele não tem bateria removivel, ou seja, se sua bateria acabar no meio do nada, não é possível substitui-la até conseguir recarregar o aparelho novamente.
    A esse preço (lembrando que o valor citado já está subsidiado pela cingular) da pra se conseguir outros smartphones maravilhosos, e muito mais dinâmicos. Não deixem a maçã lhe corromper assim como vez com a Eva, nós podemos continuar puros e ainda assim ter muita coisa bacana no ramo da tecnologia 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *